Disciplina: SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM MINDFULNESS II

  • Nome/título
    SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM MINDFULNESS II
  • Responsável
    Marcelo Demarzo, Livre-Docente
  • Corpo Docente
    Vânia D´Almeida, Livre-Docente
    Marcelo Trombka, Doutor
    Rogerio Calia, Doutor
    Marlucia Santos, Mestre
    Gabriel Ferraz, Mestre
    Marcelo Mapurunga, Mestre
  • E-mail para contato
    demarzo@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2022-07-27
  • Término - inscrição
    2022-08-12
  • Início - curso
    2022-08-15
  • Término - curso
    2022-11-21
  • Local
    plataforma online (Zoom)
  • Dias e Horários
    Segundas-feiras das 10:30 às 12:30
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    15
  • Carga horária - Prática
    0
  • Carga Horária Total
    15
  • Creditos
    1
  • Critérios de ingresso
    alunos regularmente matriculados no PPGSC e outros programas da UNIFESP; aceita ouvintes/alunos especiais (até 10 vagas)
  • Ementa
    Objetivo: Atualização científica nas Intervenções baseadas em Mindfulness. Serão apresentadas meta-análises, revisões sistemáticas e estudos de intervenção controlados e randomizados, além das inovações tecnológicas no tema. Serão abordadas 3 grandes áreas: Promoção da Saúde. Educação. Organizações.
  • Avaliação de aprendizagem
    Apresentação dialógica de seminários; leituras dirigidas. AVALIAÇÃO: prova final sobre temas apresentados. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: Frequência nos seminários (mínimo de 75%); Nota igual ou
    maior que 7,0 (sete) na prova final.
  • Conteúdo Programático
    Mindfulness para Policiais e Militares
    Mindfulness para Atletas
    Mindfulness para Corporações
    Mindfulness para Lideranças
    Mindfulness e Inovação Tecnológica
    Mindfulness e Longevidade
    Mindfulness e Compaixão
  • Referências
    Bibliografia Básica (leitura prévia recomendada):
    Marcelo Demarzo & Javier García-Campayo. Manual Prático de Mindfulness: curiosidade e aceitação. Editora Palas Athena (2015).
    Ausiàs Cebolla, Marcelo Demarzo & Javier García-Campayo. Mindfulness e Ciência. Editora Palas Athena (2016).
    Referências Bibliográficas:
    Sanada K, Montero-Marin J, Barceló-Soler A, et al. Effects of Mindfulness-Based Interventions on Biomarkers and Low-Grade Inflammation in Patients with Psychiatric Disorders: A Meta-Analytic Review. Int J Mol Sci. 2020;21(7):2484. Published
    2020 Apr 3. doi:10.3390/ijms21072484
    Pizutti LT, Carissimi A, Valdivia LJ, et al. Evaluation of Breathworks' Mindfulness for Stress 8-week course: Effects on depressive symptoms, psychiatric symptoms, affects, self-compassion, and mindfulness facets in Brazilian health
    professionals. J Clin Psychol. 2019;75(6):970-984. doi:10.1002/jclp.22749
    Lopes SA, Vannucchi BP, Demarzo M, Cunha ÂGJ, Nunes MDPT. Effectiveness of a Mindfulness-Based Intervention in the Management of Musculoskeletal Pain in Nursing Workers. Pain Manag Nurs. 2019;20(1):32-38.
    doi:10.1016/j.pmn.2018.02.065
    Barros VV, Opaleye ES, Demarzo M, et al. Dispositional mindfulness, anticipation and abstinence symptoms related to hypnotic dependence among insomniac women who seek treatment: A cross-sectional study. PLoS One.
    2018;13(3):e0194035. Published 2018 Mar 16. doi:10.1371/journal.pone.0194035
    Cebolla A, Demarzo M, Martins P, Soler J, Garcia-Campayo J. Unwanted effects: Is there a negative side of meditation? A multicentre survey. PLoS One. 2017;12(9):e0183137. Published 2017 Sep 5. doi:10.1371/journal.pone.0183137
    Demarzo M, Montero-Marin J, Puebla-Guedea M, et al. Efficacy of 8- and 4-Session Mindfulness-Based Interventions in a Non-clinical Population: A Controlled Study. Front Psychol. 2017;8:1343. Published 2017 Aug 8.
    doi:10.3389/fpsyg.2017.01343
    García-Campayo J, Demarzo M, Shonin E, Van Gordon W. How Do Cultural Factors Influence the Teaching and Practice of Mindfulness and Compassion in Latin Countries?. Front Psychol. 2017;8:1161. Published 2017 Jul 11.
    doi:10.3389/fpsyg.2017.01161
    Demarzo MM, Montero-Marin J, Cuijpers P, et al. The Efficacy of Mindfulness-Based Interventions in Primary Care: A Meta-Analytic Review. Ann Fam Med. 2015;13(6):573-582. doi:10.1370/afm.1863
    Demarzo MM, Cebolla A, Garcia-Campayo J. The implementation of mindfulness in healthcare systems: a theoretical analysis. Gen Hosp Psychiatry. 2015;37(2):166-171.
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