Disciplina: LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 23 SEXTA

  • Nome/título
    LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 23 SEXTA
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz. Professores Convidados: Nádia Vieira, Licurgo Lima de Carvalho, Ana Letícia Adami e Yuri Bittar.
  • E-mail para contato
    bittar@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2023-07-03
  • Término - inscrição
    2023-07-28
  • Início - curso
    2023-09-29
  • Término - curso
    2023-11-17
  • Local
    on-line
  • Dias e Horários
    Turma 2: Sexta-Feira, 22/9 a 17/11 – ONLINE Horários: das 12h00 às 13h30
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    11
  • Carga horária - Prática
    36
  • Carga Horária Total
    47
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Serão aceitos prioritariamente alunos regularmente matriculados ou no probatório oficial do programa, e ainda, aceita ouvintes - alunos especiais
  • Ementa
    Ementa e Objetivo Geral:
    A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

    Objetivos Específicos:
    - Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
    - Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
    - Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
    - Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
    - Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
    - Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
  • Avaliação de aprendizagem
    Metodologia:
    Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
    - Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
    - Encontro de Histórias de Leitura
    - Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
    - Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

    O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (40 horas).

    Avaliação:
    Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum, chamado de “relato de experiência”, e comentários a respeito dos livros lidos.
  • Conteúdo Programático
    Programação:
    O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.

    Conteúdo Programático:
    Aula Datas SEXTA
    Aula 01 - Apresentação 22/9
    Aula 02 - Histórias de Leitura 29/9
    Aula 03 - Itinerário de discussão 01 6/10
    Aula 04 - Itinerário de discussão 02 20/10
    Aula 08 - Itinerário de discussão 03 27/10
    Aula 09 - Itinerário de discussão 04 10/11
  • Referências
    Bibliografia Complementar:
    GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
    GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
    RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
    BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
    GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
    GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
    GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
    GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
    ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
    ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
    PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
    RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
    RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
    TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
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