- Nome/título
INOVAÇÕES EM LONGEVIDADE: GERONTECNOLOGIA
- Responsável
Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos, Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva, EPM/UNIFESP
- Corpo Docente
Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos (Professor Titular da Disciplina do Departamento de Medicina Preventiva)
Profa. Dra. maria Aparecida Ferreira de Mello (Professora Afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia)
- E-mail para contato
dramariademello@gmail.com
- Início - inscrição
2024-02-01
- Término - inscrição
2024-03-07
- Início - curso
2024-03-11
- Término - curso
2024-01-07
- Local
on-line
- Dias e Horários
Aulas às segundas feiras das 8 às 11 h
- Vagas/ Número máximo de alunos
40
- Carga horária - Teórica
48
- Carga horária - Prática
48
- Carga Horária Total
96
- Creditos
6
- Critérios de ingresso
Qualquer aluno regularmente matriculado em um PPG interessado nessa área de conhecimento.
- Ementa
Este curso terá uma abordagem interdisciplinar para a compreensão das esferas biológica, ambiental e social onde a tecnologia e a gerontologia se encontram. Os tópicos incluem a inter-relação entre a dinâmica populacional e a mudança tecnológica, a pesquisa tecnológica e os dispositivos que podem melhorar a vida dos idosos, questões específicas para as comunidades remotas e os significados, desafios e benefícios sociais e culturais das gerontecnologias no contexto brasileiro, mas numa perspectiva global.
Esse curso irá desenvolver as competências no uso da gerontecnologia e planejar programas de uso de gerontecnologias para idosos e seus cuidadores. Discutirá a oportunidade para empregos em organizações de saúde que adotam a gerontecnologia, possibilitando o desenvolvimento de carreira para profissionais interessados em buscar oportunidades na economia prateada. Nosso curso inclui amplo networking com parceiros da indústria e de ONGs para ampliar o horizonte e os planos de carreira dos estudantes.
Objetivo:
Contribuir na formação de profissionais e líderes para atuarem em centros de pesquisa, empresas ou serviços destinados ao atendimento à população idosa, com capacidade para compreender, analisar, desenvolver, gerir, avaliar e indicar produtos e serviços gerontecnológicos, em diversos seguimentos mercadológicos – academia e mercado. Inserir de forma prática os participantes no cenário da inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços gerontecnológicos, preparando-os para conhecer e interagir com o mercado, e para estruturação de um novo negócio.
Área e sub-área do conhecimento:
Tecnologia,Engenharia, Inovação, Geriatria/Gerontologia, Saúde, Educação, Economia, Administração.
Ao término do curso, os alunos serão capazes de:
1. Entender o impacto do fenômeno do envelhecimento populacional e o aumento da longevidade
2. Identificar as ferramentas atuais e futuras de gerontecnologia para entender como elas podem ajudar ou dificultar a experiência de envelhecer
3. Identificar preocupações éticas associadas à gerontecnologia para analisar como essas preocupações éticas afetam os idosos e se são diferentes dependendo da geografia, cultura ou determinantes sociais da saúde (DSS)
4. Analisar o impacto da gerontecnologia sob a perspectiva de idosos, cuidadores e/ou profissionais da sáude
5. Examinar os fatores que contribuem para o sucesso das soluções gerontecnológicas
6. Projetar e/ou melhorar (gerar inovações) aplicações de gerontecnologia que abordam questões de saúde, reabilitação, deficiência e cuidados
7. Planejar e desenvolver um projeto que lide com o processo de aplicação da tecnologia a questões e/ou problemas relacionados à longevidade (Projetar um produto ou
serviço que possa atender às necessidades dos idosos no contexto brasileiro):
8. Desenvolver um mindset de crescimento e inovação;
a - Aprender as melhores práticas para a promoção de um ambiente inovador;
b - Conhecer os fatores que impactam a inovação, como desafios econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos;
c - Experimentar a abordagem do design thinking para inovar e prototipar idéias.
Metodologia:
O Curso será oferecido online, em encontros síncronos que serão compostos por aulas dialogadas e seminários. Serão oferecidos artigos de referência para cada aula que deverão ser lidos pelos alunos e entregues com uma resenha crítica. Além disso, os alunos deverão, em grupo, desenvolver uma proposta de um novo produto gerontecnológico. Este “desenvolvimento” culminará na apresentação de um pitch no último dia de aula. Em todos os encontros, uma hora aula será dedicada para instruir os alunos no desenvolvimento de novos produtos e serviços gerontecnológicos em ecossistemas de inovação.
- Avaliação de aprendizagem
Haverá seminários onde o aluno terá que apresentar as tarefas da semana (25 pontos);
resenhas críticas dos artigos indicados para cada tópico (25 pontos).
O trabalho de conclusão do curso (50 pontos), será desenvolvido ao longo do curso, em grupos de no mínimo 3 e máximo 5 alunos: Planejar e desenvolver um projeto que lide com o processo de aplicação da tecnologia a questões e/ou problemas relacionados à longevidade (Projetar um produto ou serviço que possa atender às necessidades dos idosos no contexto brasileiro). No último dia do curso, será um “pitch day”, em qual cada grupo apresentará seu pitch para uma banca de experts.
- Conteúdo Programático
Tópicos que serão abordados:
1. Cenário da Longevidade no Brasil e no mundo.
2. Construtos da Capacidade Intrínseca dos idosos.
3. Fundamentos de Tecnologia Assistiva: conceitos e classificações.
4. Avanços da tecnologia assistiva no campo da mobilidade e da comunicação
5. Gerontecnologia: Aprimoramento, Prevenção, Compensação, Cuidado e Pesquisa.
6. Inovação e Empreendedorismo em Longevidade.
7. O uso de ferramentas e técnicas para solução de problemas (Design Thinking).
8. O uso de ferramentas e técnicas para plano de negócios (Business Model Canvas).
9. Inteligência artificial na personalização das necessidades de envelhecimento
10. Estratégias para engajar idosos na prevenção do declino cognitivo - Gamificação
11. Indicação de produtos gerontecnológicos nos quadros demenciais
12. Tecnologias no campo da saúde I: wearables devices.
13. Tecnologias no campo da saúde II: órteses e próteses.
14. Casas inteligentes.
15. A utilização de Telecare/tele reabilitação em quadros de dependência funcional
16. Questões Éticas e futuras áreas de pesquisa
- Referências
Dado que esta é uma área de estudo emergente, não há livros didáticos disponíveis que cubram totalmente os aspectos integrados do material do curso. Em vez disso, os alunos lerão artigos de pesquisa originais, principalmente em inglês. Uma lista de materiais de leitura que podem ser atualizados para incluir leituras adicionais pode ser encontrada no final do programa do curso. Existem alguns livros de Gerontecnologia que estão disponíveis como recursos opcionais, estes estão listados no final do programa também.