Disciplina: INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Nome/título
    INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE REVISÃO SISTEMÁTICA
  • Responsável
    Mariana Cabral Schveitzer - Pós doutorado
  • Corpo Docente
    Prof. Msc. Andreia C. F. do Carmo (Bibliotecária – Campus São Paulo)
    Prof. Dra. Camila Bertini Martins (DMP)
  • E-mail para contato
    mariana.cabral@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2018-06-30
  • Término - inscrição
    2018-09-11
  • Início - curso
    2018-09-14
  • Término - curso
    2018-12-07
  • Local
    Anfiteatros da EPM/UNIFESP
  • Dias e Horários
    Sexta-feira 9-12h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    30
  • Carga horária - Prática
    15
  • Carga Horária Total
    45
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação em nível de mestrado/doutorado
  • Ementa
    Revisão Sistemática é um método de pesquisa que permite agrupar es-tudos primários, extraindo deles a melhor evidência científica (COCHRANE, 2011). Nessa disciplina iremos apresentar e instrumentalizar os estudantes sobre as etapas para o desenvolvimento de uma revisão sistemática: Introdução à pergunta de pesquisa: o que é uma revisão sistemática, pergunta norteadora (PICO, PICo e PCC); Busca em Bases de Dados: Operadores booleanos e símbolos, Bases de dados bibliográficas: PubMed, BVS, Scopus e Web of Science, buscadores: Google Acadêmico e critérios de inclusão e exclusão; Sistematização e organização dos resultados da busca utilizando gerenciadores de referência: Mendeley e EndNote e identificação dos estudos; Análise de Dados: PRISMA, Casp, RevMan e Sumari –JBI e Extração e categorização dos resultados.
  • Conteúdo Programático
    14/09 - Tipos de revisão e Pergunta de revisão (Todas)
    21/9 - Base de dados (Prof. Andreia)
    28/9 - Base de dados (Prof. Andreia)
    05/10 - Base de dados (Prof. Andreia)
    19/10 - Apresentação das Perguntas de revisão (Todas)
    26/10 - Apresentação das Perguntas de revisão (Todas)
    09/11 - Análise de artigos quantitativos (instrumentos) e metanálise (Prof. Camila)
    23/11 – Análise de artigos qualitativos (instrumentos) e metasíntese (Prof. Mariana)
    30/11 – Apresentação dos artigos (Todas)
    07/12 – Apresentação, Avaliação e discussão final (Todas)
  • Referências
    Sandelowski M, Barroso J. Toward a metasynthesis of qualitative find-ings on motherhood in HIV-positive women. Res Nurs Health. 2003 Apr;26(2):153-70. Review.

    Sandelowski M, Barroso J, Voils CI. Using qualitative metasummary to synthesize qualitative and quantitative descriptive findings. Res Nurs Health. 2007 Feb;30(1):99-111. Review.

    Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, Mulrow C, Gøtzsche PC, Ioannidis JP, Clarke M, Devereaux PJ, Kleijnen J, Moher D. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that eval-uate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS Med. 2009 Jul 21;6(7):e1000100. doi: 10.1371/journal.pmed.1000100.

    Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, Shekelle P, Stewart LA; PRISMA-P Group.. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elabo-ration and explanation. BMJ. 2015 Jan 2;349:g7647. doi: 10.1136/bmj.g7647.

    Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis proto-cols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ. 2016 Jul 21;354:i4086. doi: 10.1136/bmj.i4086.
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.