- Nome/título
REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA
- Responsável
Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner
- Corpo Docente
Profa. Dra. Denise Martin Coviello
Prof. Dr. Leandro Fórnias Machado de Rezende
Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
- E-mail para contato
gabriela.wagner@unifesp.br
- Início - inscrição
2025-01-03
- Término - inscrição
2025-02-14
- Início - curso
2025-03-10
- Término - curso
2024-03-14
- Local
Hibrido
- Dias e Horários
Segunda - Sexta-feira 8:00 às 15h30
- Vagas/ Número máximo de alunos
20
- Carga horária - Teórica
20
- Carga horária - Prática
15
- Carga Horária Total
35
- Creditos
2
- Critérios de ingresso
Matricula regular no PPGSC
- Ementa
O artigo científico é a principal forma de divulgação de dados de pesquisa. Três requisitos são fundamentais para tornar o artigo cientí-fico interessante aos cientistas: inovação, metodologia de pesquisa ro-busta e a descrição clara dos achados qualitativos e/ou quantitativos.
A publicação do artigo científico faz parte do processo da pro-dução do conhecimento científico e é habilidade necessária aos alunos de mestrado e doutorado. A produção, não apenas permite a divulga-ção dos achados de uma tese ou dissertação, como ajuda na obten-ção de bolsas de estudos e nas futuras perspectivas de emprego no Bra-sil e no exterior.
A disciplina, Redação e Leitura Crítica de Artigos Científicos em Saúde Coletiva visa introduzir aos alunos as ferramentas necessárias pa-ra a construção artigos científicos de seus projetos de pesquisa, assim como para a escolha crítica das bibliografias para fomentar as discussões e prática de escrita.
- Avaliação de aprendizagem
O aproveitamento do curso será considerado satisfatório quando o ins-crito:
a. Mantiver a assiduidade prevista para os encontros presenciais (75% de presença);
b. Desenvolver e escrever as estruturas do artigo científico;
c. Apresentar o material na data agendada;
d. Participar das discussões em aula.
- Conteúdo Programático
• Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Referências Bibliográ-ficas e Agradecimentos);
• Leitura crítica de artigos científicos;
• A escolha da revista e Qualis Capes;
• Bases de artigos científicos e indexação;
• Viés de publicação, fraudes e plágio;
• O processo de submissão (autoria e ordem de autoria, o papel do editor, carta de apresentação, sistemas de submissão e acompa-nhamento do processo de submissão);
• Resposta aos Revisores.
- Referências
1) AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010.
2) AQUINO, I. S. Como Escrever Artigos Científicos. São Paulo: Editora Sarai-va. 8ª edição, 2010.
3) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Mais do mesmo? Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2141, 2013.
4) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Um bom texto. Cad. Sa-úde Pública, v. 29, n. 9, p. 1701, 2013.
5) GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed-Porto Alegre: Artmed, 2008.
6) MARCOPITO L. F., GONÇALVES-SANTOS F.R. Um guia para o leitor de ar-tigos científicos na área da saúde. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu Edito-ra, 2014.
7) MINAYO, M. C. S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ci-ênc. saúde coletiva, v. 21, n. 8, p. 2326, 2016.
8) VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Ti-pomic: 2013.
9) VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultu-ra Acadêmica; 2007.
10) 10) VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, 2015.
11) VOLPATO, G. L. Pérolas da redação Científica – São Paulo: Editora Cultu-ra Acadêmica, 2010