Disciplina: SEMINÁRIOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS EM INVESTIGAÇÕES EM POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE I - 2019

  • Nome/título
    SEMINÁRIOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS EM INVESTIGAÇÕES EM POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE I - 2019
  • Responsável
    Luiz Carlos de Oliveira Cecílio
  • Corpo Docente
    Luiz Carlos de Oliveira Cecílio - Livre Docente
    Rosemarie Andreazza - pós-doutora
    Ademar Arthur Chioro dos Reis - doutor
    Mariana Arantes Nasser (convidada) - doutora
    Lumena Almeida Castro Furtado (convidada) - doutora
  • E-mail para contato
    andreazza@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2019-02-04
  • Término - inscrição
    2019-03-11
  • Início - curso
    2019-03-28
  • Término - curso
    2019-06-27
  • Local
    em anfiteatros da EPM/Unifesp
  • Dias e Horários
    Um vez ao mês, a cada 4a. quintas-feiras, das 8 as 12 horas e das 14 as 18 horas + 10h de preparação teórica ( leitura da bibliografia) + 18h de prática (preparação da apresentação)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    25
  • Carga horária - Teórica
    42
  • Carga horária - Prática
    18
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Alunos regulamrente matriculados no PPGSC e outros programas, além de ouvintes.
  • Ementa
    A disciplina tem como objetivos :
    I - Proporcionar um espaço para discussão coletiva dos projetos de pesquisa dos alunos da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifesp, com a participação dos alunos, seus orientadores e demais professores da Área.
    II – Permitir maior aprofundamento teórico-metodológico de temas de interesse à área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, demandados por alunos e/ou docentes orientadores do Programa.
    Desta forma serão desenvolvidos os seguintes temas: produção de conhecimento na área de política, planejamento e gestão em saúde; desenhos e arranjos metodológicos nas investigações micropolíticas em gestão do cuidado em saúde; pesquisa qualitativa em saúde; cartografia; produção de dados nas investigações no e para o SUS; análise de implicação; desenvolvimento e achados nas pesquisas da área de PPGS.
  • Conteúdo Programático
    No período da manhã, mensalmente, de um a dois alunos apresentarão os projetos de pesquisa (projeto inicial ou qualificação), ou trabalhos em fase de conclusão, que estão sendo desenvolvidos na área para discussão coletiva. A preparação das apresentações serão feitas com orientação dos professores, e serão consideradas atividades práticas presenciais. Contaremos com a presença dos orientadores dos alunos e dos demais orientadores do PPGSC (Área de PPG). O objetivo é a realização de debate-formativo para o aluno e seu orientador. O aluno deverá apresentar o projeto, ou resultados parciais, em 30 minutos, seguido da discussão em 60 minutos.
    Na parte da tarde serão desenvolvidas rodas de conversa (discussões metodológicas e epistemológicas) com professores convidados, sob coordenação dos professores responsáveis pela disciplina, a partir da leitura prévia obrigatória dos artigos, livros recomendados.
    Será aplicado um instrumento de autoavaliação
  • Referências
    Carapinheiro G, Correia T Novos temas de saúde. Novas questões sociais. Lisboa: Mundos Sociais; 2015.

    Cecilio LCO, Carapinheiro G, Andreazza R. Os mapas do cuidado: o agir leigo na saúde. São Paulo: Hucitec- Fapesp, 2014. p. 21-51. de saúde. Rio de Janeiro; ENSP, IMS, FAPERJ; 2011. p. 200-218

    Cecilio LCO A questão do duplo/tríplice estatuto nos estudos sobre gestão e organizações de saúde no Sistema Único de Saúde no Brasil. Lisboa, Forum Sociológico. 2014. 24, p. 113.

    Carapinheiro G. Inventar percursos, reinventar realidades: doentes, trajectórias sociais e realidades formais. Etnográfica. 2001; V(2):335-358.

    Mattos RA, Baptista TWF. Caminhos para a análise de politicas de saúde. Porto Alegre: Rede Unida, 2015. p. 29-81.
    MERHY E E; GOMES MPCG (org.) Pesquisadores IN-MUNDO: Um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2014. p. 25-42.
    MERHY E E. Conhecer militante do sujeito implicado: o desafio de reconhece-lo como saber válido. In: FRANCO TF, ANSELMO P. (orgs). Acolher Chapecó. Uma experiência de mudança de modelo assistencial com base no processo de trabalho. São Paulo: Hucitec, 2004. P. 21-45
    Santos SB. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Porto PT; Edições Afrontamento; 2006

    Passos E, Kastrup V, Tedesco S. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum – volume 2. Porto Alegre: Sulinas, 2014. P. 92-127.

    Pelbart PP. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições; 2013.

    Poupart J, Deslauries JP, Groulx AL, Mayer R, Pires A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis; Editora Vozes; 2008. P. 43- 94.
    René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004. P. 67-86.
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