Disciplina: NEUROCIÊNCIA CONTEMPLATIVA - 2019

  • Nome/título
    NEUROCIÊNCIA CONTEMPLATIVA - 2019
  • Responsável
    Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo – e-mail: marcelodemarzo@gmail.com
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo – e-mail: marcelodemarzo@gmail.com
    Profa. Dra. Vania D`Almeida – e-mail: vaniadalmeida@icloud.com
    Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira – e-mail: danielaoliveira.phd@gmail.com
  • E-mail para contato
    danielaoliveira.phd@gmail.com
  • Início - inscrição
    2019-02-04
  • Término - inscrição
    2019-02-15
  • Início - curso
    2019-02-25
  • Término - curso
    2019-06-26
  • Local
    Anfiteatro - Centro Mente Aberta – campus Santo Amaro, UNIFESP
  • Dias e Horários
    Segundas-feiras, das 14h às 17h (25/02; 11 e 25/03; 8 e 22/04; 13 e 27/05; 10 e 24/06)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    25
  • Carga horária - Teórica
    27
  • Carga horária - Prática
    0
  • Carga Horária Total
    27
  • Creditos
    2
  • Critérios de ingresso
    Sem pré-requisito
  • Ementa
    II- OBJETIVOS DA DISCIPLINA
    Esta disciplina visa colocar os alunos em contato com os últimos avanços no conhecimento da neurociência das práticas contemplativas, bem como os mecanismos epigenéticos envolvidos. Ainda, pretende-se desenvolver o pensamento científico crítico dos alunos para que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos seus projetos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

    III- JUSTIFICATIVA
    A neurociência tem sido cada vez mais integrada nas práticas comtemplativas contemporâneas. O foco dessa disciplina é fornecer uma visão geral dos mecanismos de neuroplasticidade envolvidos nas práticas contemplativas. No intuito de compreender as alterações da mente às moléculas, por meio da comprrensão dos mecanismos epigenéticos. Sendo assim, os conceitos em pauta nesta disciplina fornecem as bases mínimas do conhecimento em neuroplasticidade, mecanismos epigenéticos e práticas contemplativas.

    IV- ESTRATÉGIAS DE ENSINO
    • Aulas expositivas;
    • Discussão dos conceitos, estratégias experimentais e abordagens científicas em grupo.

    V- FORMA DE AVALIAÇÃO
    • Discussão de artigos com avaliação da leitura 40%
    • Apresentação do Mapa conceitual 40%
    • Avaliação desempenho e participação em sala de aula 20% da nota

    Nota mínima para aprovação: 7,0 (em 10,0).

    A avaliação do desempenho e a participação em sala de aula serão definidas como atividades desenvolvidas após ou durante a exposição das aulas, na forma de participação oral.
  • Conteúdo Programático
    • Aula 1 – Apresentação do curso e introdução a neurociência contemplativa.
    Data: 25/02/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professores: Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira
    Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo

    • Aula 2 – Aspectos históricos das práticas contemplativas.
    – Discussão do artigo selecionado.
    – Avaliação da leitura.
    Data: 11/03/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professores: Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira
    Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo

    • Aula 3 – Introdução a neuroanatomia e neurofisiologia.
    Data: 25/03/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professora: Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira

    • Aula 4 – Neuroplasticidade e seus mecanismos.
    – Discussão do artigo selecionado.
    – Avaliação da leitura.
    Data: 08/04/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professora: Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira

    • Aula 5 – Mecanismos epigenéticos e seu papel em processos fisiológicos.
    – Discussão do artigo selecionado.
    – Avaliação da leitura.
    Data: 22/04/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professora: Profa. Dra. Vania D`Almeida

    • Aula 6 – Correlatos neurais da meditação e do mindfulness.
    – Discussão do artigo selecionado.
    – Avaliação da leitura.
    Data: 13/05/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professora: Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira

    • Aula 7 – Correlatos neurais da compaixão e da bondade amorosa.
    – Discussão do artigo selecionado.
    – Avaliação da leitura.
    Data: 27/05/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professora: Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira

    • Aula 8 – Práticas contemplativas e epigenética: da mente às moléculas.
    – Discussão do artigo selecionado.
    – Avaliação da leitura.
    Data: 10/06/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professora: Profa. Dra. Vania D`Almeida e
    Profa. Dra Daniela Rodrigues de Oliveira

    • Aula 9 – Encerramento e apresentação do Mapa conceitual relacionados aos temas abordados na disciplina.
    Data: 24/06/2019, segunda-feira das 14h00 às 17h00
    Professores: Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Oliveira
    Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo
  • Referências
    1. Livros-Texto
    - Kandel, E.R.; Schwartz, J.H.; Jessell, T.M.; Siegelbaum, S.A; Hudspeth, A.J. Princípios de Neurociências. 5ª edição. Artmed, 2014.
    - Daniel Goleman & Richard J. Davidson. Altered Traits: Science Reveals How Meditation Changes Your Mind, Brain and Body. 1ª edição. Avery, 2017.
    - Perla Kaliman. La Ciencia de La meditación: de la mente a los genes. 1ª edição. Kairos, 2017.
    - Dorjee. Dusana. Neuroscience and Psychology of Meditation in Everyday Life: Searching for the Essence of Mind. 1ª edição. Routledge, 2018.

    2. Artigos científicos – Leitura Básica
    - Bliss,T.V.P.;Collingridge,G.L.; Morris, R.G.M. (2014). Synaptic plasticity in health and disease: introduction and overview. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. Jan 5; 369(1633): 20130129. doi: 10.1098/rstb.2013.0129
    - Begega,A.; Santin,L.J.; Galeano,P.; Cutuli,D.; Sampedro-Piquero, P. (2017). Neuroplasticity and Healthy Lifestyle: How Can We Understand This Relationship? Neural Plasticity. 2017. doi:10.1155/2017/9506181.
    - Lutz A, Dunne JP, Davidson RJ. (2006). Meditation and the neuroscience of consciousness: An Introduction. In: Zelazo PD, Thompson E, editors. The Cambridge Handbook of Consciousness. Cambridge University Press;
    - Yi-Yuan Tang, Britta K. Holzel, Michael I. Posner. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews – Neuroscience. doi:10.1038/nrn3916.
    - Davidson, R. J., & Lutz, A. (2008). Buddha’s brain: Neuroplasticity and meditation. IEEE Signal Processing Magazine, 25(1), 171-174. doi:10.1109/MSP.2008.4431873 PMCID: PMC2944261.
    - Dahl, C. J., Lutz, A., & Davidson, R. J. (2016). Cognitive processes are central in compassion meditation. Trends in Cognitive Sciences, 20(3), 161-2. doi:10.1016/j.tics.2015.12.005
    - Mascaro, J. S., Darcher, A., Negi, L. T., & Raison, C. L. (2015). The neural mediators of kindness-based meditation: A theoretical model. Frontiers in Psychology, 6, 109. doi:10.3389/fpsyg.2015.00109
    - Mascaro, J. S., Rilling, J. K., Tenzin Negi, L., & Raison, C. L. (2012). Compassion meditation enhances empathic accuracy and related neural activity. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 8(1), 48-55. doi:10.1093/scan/nss095.
    - Chaix, R., Alvarez-López, M. J., Fagny, M., Lemee, L., Regnault, B., Davidson, R. J., Lutz, A., & Kaliman, P. (2017). Epigenetic clock analysis in long-term meditators. Psychoneuroendocrinology, 85, 210-214. doi:10.1016/j.psyneuen.2017.08.016
    - Perla Kaliman, María Jesús Álvarez-López, Marta Cosí
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