Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC, e docentes da Unifesp farão parte da nova gestão

Professor visitante da Unifesp entre 2018 e 2020, Janine Ribeiro terá ao seu lado as docentes Giselle Zenker Justo, Marimélia Porcionatto e Soraya Smaili, que farão parte da direção da entidade científica

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou, no último dia 20 de junho, o resultado das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais. Renato Janine Ribeiro, professor visitante da Unifesp entre 2018 e 2020, foi reeleito presidente da entidade científica. Além dele, três professoras da universidade farão parte da nova gestão: Giselle Zenker Justo ocupará o cargo de secretária regional São Paulo (SP I), Marimélia Porcionatto foi novamente escolhida como Tesoureira e Soraya Smaili será conselheira da Secretaria Regional de São Paulo.

O novo mandato terá início em julho de 2023, estendendo-se até julho de 2025.

Sobre os(as) eleitos(as)

Renato Janine Ribeiro foi ministro de Estado da Educação de 6 de abril a 5 de outubro de 2015 e atualmente é professor titular da USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma instituição. Na Unifesp, enquanto foi professor visitante, criou em 2019 o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC/Unifesp), do qual foi o primeiro presidente, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Giselle Zenker Justo é professora adjunta do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema na área de farmacologia bioquímica e molecular.

Marimélia Porcionatto é vice-diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo e professora titular da Disciplina de Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica.

Soraya Smaili foi reitora da Unifesp entre 2013 e 2021. Atualmente é professora titular do Departamento de Farmacologia da EPM/Unifesp, ocupante da cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia, coordenadora adjunta do Centro de Saúde Global e do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência) da Unifesp.