Admissão
A admissão do pesquisador na condição de pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) deverá observar o seguinte trâmite:
1. O pesquisador deverá entrar em contato com o docente do programa, com o qual deseja fazer o estágio de pós-doutorado, solicitando o aceite formal para a supervisão.
2. Após a definição do supervisor, o candidato ao estágio de pós-doutoramento deverá submeter, via formulário abaixo, os seguintes documentos, em formato PDF e tamanho máximo para cada arquivo de 3MB:
a) Cópia do diploma de doutorado;
b) Carta dirigida à coordenação do PPGE solicitando ingresso no programa de pós-doutorado;
c) Manifestação de aceite do supervisor pretendido;
d) Projeto de pesquisa. Como elaborar um projeto de pós-doutorado para avaliação do PPG Educação? - Com, no máximo, vinte e cinco páginas, fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo.:
- Título;
- Introdução e justificativa, com discussão sobre a origem do problema;
- Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
- Metodologia a ser empregada, com explicitação das categorias de análise;
- Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o término do Projeto;
- Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
- Bibliografia de referência.
e) Plano de trabalho, prevendo atividades acadêmico-científicas no programa;
f) Declaração de existência (ou não) de vínculo empregatício. Em caso de existência de vínculo empregatício informar o nome da instituição, cargo e regime de trabalho. Em caso de afastamento, informar o período de vigência;
g) Currículo na Plataforma Lattes;
h) Protocolo de entrada do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa (para pesquisas envolvendo seres humanos) ou Declaração de Responsabilidade (para projetos que NÃO envolvem seres humanos e animais vertebrados). Em caso de dúvidas, acesse a página do CEP-Unifesp clicando aqui.
3. Após o recebimento de toda a documentação, o processo segue para apreciação do colegiado do Programa e, posteriormente, para aprovação da Câmara de Pós-Graduação do campus.
4. Aprovado nessas instâncias, o candidato será acionado por e-mail para registro no sistema de pré-matrícula. O documento gerado nesse processo, devidamente assinado e com fotos, deverá ser digitalizado e enviado ao e-mail ppg.educacao@unifesp.br.
5. Após o recebimento desse documento e assinatura da coordenação do PPGE, a secretaria remeterá à Pró-Reitoria de Pós-Graduação para efetivação do vínculo.
6. O prazo de tramitação, da submissão do formulário abaixo até a efetivação da matrícula, é de no mínimo 90 dias.
Formulário de inscrição
|
Finalização
Procedimentos para finalização de vínculo de Pós-Doutorado no PPGE/Unifesp
O pesquisador em estágio de pós-doutorado deverá submeter, via formulário eletrônico abaixo, a seguinte documentação em formato PDF e tamanho máximo para cada arquivo de 3MB:
1. Relatório final do Projeto desenvolvido pelo pesquisador na Instituição. Caso tenha sido bolsista de alguma agência de fomento e apresentado relatório final ao término do benefício, poderá aproveitar o mesmo documento neste processo de finalização do estágio junto à Unifesp;
2. Parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp (para pesquisas envolvendo seres humanos) ou Declaração de Responsabilidade (para pesquisas que NÃO envolveram seres humanos e animais vertebrados).
Formulário de finalização de estágio pós-doutoral |
Certificação
1. Após o envio da documentação de finalização de estágio pós-doutoral, a secretaria do PPGE emitirá o Protocolo de Envio de Projeto e o Parecer de Finalização de Pós-Doutorado, a serem assinados pelo pesquisador, seu supervisor e pela Coordenação do Programa.
2. Assinados os documentos, a secretaria solicitará à Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH a homologação do encerramento do estágio e enviará à ProPGPq a documentação pertinente.
3. De acordo com a ProPGPq, a previsão da emissão do Certificado de Pós-Doutorado é de 30 dias após aprovação na Reunião do Conselho de Pós- Graduação e Pesquisa (CPGPq) de acordo com o calendário disponível em https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/propgpq/conselho-de-pgpq/reunioes-do-conselho.
4. Os Certificados de Pós-Doutorado deverão ser retirados na Câmara de Pós-Graduação da EFLCH. Clique aqui para entrar em contato e obter maiores informações.
Informações complementares: clique aqui e acesse o site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.