Disciplina: Formas de violência escolar: bullying e preconceito

 


 

Docente: José Leon Crochick

Dia da semana: terça-feira

Horário: 9:00 h - 12 h.

Local: Campus de Guarulhos

Data de Início: a definir


Objetivos:

  1. Refletir sobre a relação entre a violência social e a violência escolar;

  2. Conceituar e diferençar duas formas de violência: bullying e preconceito;

  3. Conhecer as determinações sociais e psicológicas do bullying e do preconceito;

  4. Discutir os efeitos do bullying na infância e na adolescência;

  5. Discutir os efeitos do bullying

  6. Propor formas de combate, na escola, a esses tipos de violência;

  7. Refletir sobre a educação voltada à sensibilidade e contrária à violência: educação inclusiva


Justificativa:

Considerando a atual discussão social sobre a violência e o papel da educação, sobretudo a escolar, que pode fomentá-la, mas também se contrapor a ela, esta disciplina propõe o estudo do preconceito e do bullying na escola - destacando suas determinações sociais e psicológicas, e procura pensar formas de enfrentá-las, assim como as consequências que essas formas de violência têm sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente.. Uma dessas formas são as propostas atuais de educação inclusiva. As referências teóricas adotadas são a Psicanálise e a Teoria Crítica da Sociedade.


Conteúdo

  1. Violência social e violência escolar;

  2. Conceito de Preconceito;

  3. Teorias e estudos sobre o preconceito: determinações sociais e psicológicas;

  4. Conceito de Bullying;

  5. Teorias e estudos sobre o bullying escolar: determinações sociais e psicológicas;

  6. Formas de enfrentamento ao preconceito e ao bullying;

  7. Educação escolar contra a barbárie: educação inclusiva.


Método de Trabalho:

Aulas expositivas; discussões em grupos.


Avaliação: Trabalho individual sobre o tema da disciplina

Bibliografia Básica:

Adorno, T.W. Educação após Auschwitz . In: ______________ Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. 119-138.

Adorno, T.W. A educação contra a barbárie. In: : ______________ Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P.155-168.

Crochik, J. L.; Kohatsu, L.N.; Dias, M.A.de L. ; Freller, C.C.; & Casco, R. Preconceito e educação inclusiva. In: ____________ Inclusão e discriminação na educação escolar. Campinas: Editora Alínea, 2013. P.9-40.

Crochíck, J.L. e Crochick, N. Duas formas de violência escolar: bullying e preconceito. In: __________ Bullying, preconceito: uma nova perspectiva, 2017. P.13-50.

Horkheimer, M. e Adorno, T. W. Indivíduo. In: ____________ & ______________ Temas Básicos de Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1973. P.45-60,

Horkheimer, M. e Adorno, T. W. Família. In: ____________ & ______________ Temas Básicos de Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1973. P.132-150