Pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática em perspectiva histórica I

Título da Disciplina: Pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática em perspectiva histórica I

(   ) Obrigatória:

(  X ) Optativa

(   ) Seminário

Dirigida a alunos de:

(    ) Mestrado

(    ) Doutorado

( X  ) Ambos

Professore(s) Responsável(is): Luciane de Fatima Bertini, Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente

Celular: (19) 99127 8330 (Luciane)

Dia da Semana: Quinta-feira

Horário: 14h-18h

Local: Centro de Documentação do GHEMAT - Rua Euclides da Cunha, 377 - Osasco

Objetivo(s) da Disciplina:

Discutir aspectos da história do saber profissional do professor que ensina matemática.

Ementa:

Matemática a ensinar. Matemática para ensinar. Matemática escolar. Ensino Intuitivo. Escola Nova. Movimento da Matemática Moderna. Problemáticas e fontes de pesquisa. História do saber profissional do professor que ensina matemática.

Bibliografia Básica

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? SP: Editora da UNESP, 2016

MONARCHA, Carlos. Brasil Arcaico Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora/MG: Editora da UFJF, 2011.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, v. 20, n. 3, 2018. p. 377-385. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178>. Acesso em: 1 jun. 2019.