Linguagem, Cognição e Aprendizagem.
Título da Disciplina: Linguagem, Cognição e Aprendizagem. ( ) Obrigatória: ( X ) Optativa ( ) Seminário |
Dirigida a alunos de: ( ) Mestrado ( ) Doutorado ( X ) Ambos número máximo de alunos: 20 alunos |
Professore(s) Responsável(is): Thaís Barbosa e Claudia Berlim de Mello Celular: 99424-6056 - Thaís Barbosa |
1a Opção (Preferencial) Dia da Semana: sexta-feira Horário: 14:00h às 17:00h Data de início: 04/09/2020 Data de término: 25/09/2020 Local ( ) Campus Guarulhos ( X ) Campus São Paulo ( X ) Aulas semanais ( ) Aulas quinzenais |
2a Opção (possível) Dia da Semana: Horário: Data de início: Data de término: Local ( ) Campus Guarulhos ( ) Campus São Paulo ( ) Aulas semanais ( ) Aulas quinzenais |
Objetivo(s) da Disciplina: A linguagem, tanto oral como escrita, é uma habilidade cognitiva complexa e que permeia outras funções cognitivas e a aprendizagem. Além disso, é predominantemente através da linguagem que os conteudos são transmitidos. Problemas de linguagem podem ter diversas consequências para a aprendizagem escolar. Assim, é importante que os profissionais envolvidos nas áreas de Educação e Saúde ampliem o conhecimento sobre essa função e os fatores a ela relacionados para que possam identificar dificuldades e intervir, proporcionando melhor aproveitamento aos alunos. Assim, o objetivo desta disciplina é possibilitar ao discente compreender e analisar os aspectos envolvidos na linguagem e suas interfaces com outras habilidades cognitivas e com processos de aprendizagem, enfatizando procedimentos de investigação, abordagem multidisciplinar e práticas pedagógicas. |
Ementa: Conteúdo Programático Linguagem - Habilidades envolvidas, aquisição e desenvolvimento, interface com a aprendizagem Atenção, Memória e Funções Executivas - Habilidades envolvidas e relação com a a linguagem e aprendizagem - Aprendizagem - Relações da linguagem e das habilidades cognitivas com a aprendizagem e como podem ser incorporadas nas práticas pedagógicas e nas adaptações escolares Metodologia de Ensino Aula expositiva dialogada utilizando recursos audiovisuais, discussão de artigos e casos clínicos. Avaliação Participação das discussão drante a aula e prova escrita individual. |
Bibliografia Básica SALLES, J.F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. Neuropsicologia do desenvolvimento: Infância e Adolescência. São Paulo: ARTMED, 2016. MUSZKAT, M.; MELLO, C.B. Neuropsicologia do Desenvolvimento e suas Interfaces - Vol 1- Conceitos. São Paulo: All Print Editora, 2013. MUSZKAT, M.; MELLO, C.B.; MIRANDA, M.C. Neuropsicologia do Desenvolvimento - Conceitos e Abordagens. São Paulo: Memnon, 2006. SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2016. MIRANDA, MC; MUSZKAT, M.; MELLO, C.B. Neuropsicologia Do Desenvolvimento: Transtornos Do Neurodesenvolvimento. São Paulo: Rúbio, 2013. |