Linguagem, Cognição e Aprendizagem.

Título da Disciplina: Linguagem, Cognição e Aprendizagem.

(   ) Obrigatória:

( X  ) Optativa

(   ) Seminário

Dirigida a alunos de:

(     ) Mestrado

(    ) Doutorado

( X  ) Ambos                                      número máximo de alunos: 20 alunos

Professore(s) Responsável(is): Thaís Barbosa e Claudia Berlim de Mello

Celular: 99424-6056 - Thaís Barbosa

1a Opção (Preferencial)

Dia da Semana: sexta-feira

Horário: 14:00h às 17:00h

Data de início:  04/09/2020                                   Data de término: 25/09/2020

Local (    ) Campus Guarulhos        ( X  ) Campus São Paulo

(  X  ) Aulas semanais

(   ) Aulas quinzenais

2a Opção (possível)

Dia da Semana:

Horário:

Data de início:                                      Data de término:

Local ( ) Campus Guarulhos      (   ) Campus São Paulo

(    ) Aulas semanais

(   ) Aulas quinzenais

Objetivo(s) da Disciplina:

A linguagem, tanto oral como escrita, é uma habilidade cognitiva complexa e que permeia outras funções cognitivas e a aprendizagem. Além disso, é predominantemente através da linguagem que os conteudos são transmitidos. Problemas de linguagem podem ter diversas consequências para a aprendizagem escolar. Assim, é importante que os profissionais envolvidos nas áreas de Educação e Saúde ampliem o conhecimento sobre essa função e os fatores a ela relacionados para que possam identificar dificuldades e intervir, proporcionando melhor aproveitamento aos alunos. Assim, o objetivo desta disciplina é possibilitar ao discente compreender e analisar os aspectos envolvidos na linguagem e suas interfaces com outras habilidades cognitivas e com processos de aprendizagem, enfatizando procedimentos de investigação, abordagem multidisciplinar e práticas pedagógicas.

Ementa:

Conteúdo Programático

Linguagem

- Habilidades envolvidas, aquisição e desenvolvimento, interface com a aprendizagem

Atenção,  Memória e Funções Executivas

- Habilidades envolvidas e relação com a a linguagem e aprendizagem

- Aprendizagem

- Relações da linguagem e das habilidades cognitivas com a aprendizagem e como podem ser incorporadas nas práticas pedagógicas e nas adaptações escolares

Metodologia de Ensino

Aula expositiva dialogada utilizando recursos audiovisuais, discussão de artigos e casos clínicos.

Participação das discussão drante a aula e prova escrita individual.

Bibliografia Básica

SALLES, J.F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. Neuropsicologia do desenvolvimento: Infância e Adolescência. São Paulo: ARTMED, 2016.

MUSZKAT, M.; MELLO, C.B. Neuropsicologia do Desenvolvimento e suas Interfaces - Vol 1- Conceitos. São Paulo: All Print Editora, 2013.

MUSZKAT, M.; MELLO, C.B.; MIRANDA, M.C. Neuropsicologia do Desenvolvimento - Conceitos e Abordagens. São Paulo: Memnon, 2006.

SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2016.

MIRANDA, MC; MUSZKAT, M.; MELLO, C.B. Neuropsicologia Do Desenvolvimento: Transtornos Do Neurodesenvolvimento. São Paulo: Rúbio, 2013.