Docência e Gestão Pedagógica no Ensino Superior - 2/2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE CURRICULAR: Docência e Gestão Pedagógica no Ensino Superior |
|
Professor Responsável: Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto Profa Dra Magali Ap. Silvestre |
Contato: uapinto@unifesp.br |
Ano Letivo: 2020 |
Semestre: Segundo |
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência; Programa de Pós-Graduação em Educação |
|
Carga horária total: 60 h |
|
ementa A disciplina analisa a construção da identidade do professor no pesquisador universitário e examina um repertório pedagógico básico sobre a organização e a prática docente em diferentes contextos institucionais. Examina a trajetória histórica do ensino superior no país e problematiza suas demandas e desafios no cenário educacional contemporâneo. Analisa os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito das diferentes concepções pedagógicas presentes no ensino brasileiro. Considera o ensino como prática social reflexiva e a formação do professor sob a perspectiva da docência em contexto. |
|
objetivos
6. Elaborar planos de ensino relacionados aos cursos de graduação dos alunos; |
|
Conteúdo Programático 1 - Exigências atuais para o professor do ensino superior:
2 - As diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem e seus componentes: aluno/conhecimento/professor. 3 - Planejamento de ensino e a intencionalidade do processo educativo em aula:
4 - Elaboração de plano de ensino e de unidade didática.
|
|
metodologia de ensino Princípios que nortearão o desenvolvimento das aulas:
Desenvolvimento do curso: A disciplina está planejada para oito encontros presenciais e/ou com atividades remotas. |
|
recursos instrucionais > Bibliografia básica e complementar; > Artigos de jornais e revistas; > Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; > Projetos Pedagógicos de diferentes cursos; > Planos de ensino de diferentes disciplinas; > Roteiro de Estudo Dirigido.
O processo avaliativo ocorrerá por meio de comentários das atividades desenvolvidas pelos alunos, individualmente ou em grupo. Critérios de avaliação:
|
|
BIBLIOGRAFIA Básica ANASTASIOU, Lea e ALVES, Leonir (orgs). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora UNIVILLE, 2003. PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Lea das Graças.C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. Complementar BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena; ABDALLA, Ively Guimarães (orgs) Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência, 2005. CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria E. (orgs). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas /SP: Papirus, 2001. _________________. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas /SP: Papirus, 2000. CHAUÍ, Marilena. A Universidade Pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação. Campinas: Autores Associados. Set/out/nov/dez 2003 nº 24. FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Editora Papirus, 1998. MASETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003. MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora EPU , 1986. NOVOA, A.(org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992 PIMENTA, Selma Garrido. De Professores, Pesquisa e Didática. Campinas /SP: Papirus, 2003. PINTO, U.A. A didática e a docência em contexto. In Martin, A.J. & Pimenta, S.G. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara (SP): Junqueira & Marin, 2015. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas /SP: Papirus, 2000. |