Docência e Gestão Pedagógica no Ensino Superior - 2/2020

uapinto@gmail.com

Ano Letivo: 2020

Semestre: Segundo

Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência; Programa de Pós-Graduação em Educação

Carga horária total: 60 h

ementa

A disciplina analisa a construção da identidade do professor no pesquisador universitário e examina um repertório pedagógico básico sobre a organização e a prática docente em diferentes contextos institucionais. Examina a trajetória histórica do ensino superior no país e problematiza suas demandas e desafios no cenário educacional contemporâneo. Analisa os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito das diferentes concepções pedagógicas presentes no ensino brasileiro. Considera o ensino como prática social reflexiva e a formação do professor sob a perspectiva da docência em contexto.

objetivos

1. Analisar a problemática em torno da construção da identidade docente no ensino superior;

2. Refletir sobre os desafios da prática docente na universidade frente às exigências da sociedade contemporânea;

3. Perceber a complexidade das diferentes dimensões do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação;

4. Identificar os elementos constituintes dos processos de ensinagem em sala de aula;

5. Reconhecer a importância do planejamento de ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos programáticos, os procedimentos didáticos e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;

6.   Elaborar planos de ensino relacionados aos cursos de graduação dos alunos;

Conteúdo Programático

1 - Exigências atuais para o professor do ensino superior:

• o cenário da sociedade brasileira na atualidade e as implicações educacionais;

• a construção da identidade docente;

• os desafios da profissão docente.

2 - As diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem e seus componentes: aluno/conhecimento/professor.

3 - Planejamento de ensino e a intencionalidade do processo educativo em aula:

• os objetivos de ensino;

• os conteúdos programáticos;

• os procedimentos didáticos;

• a avaliação da aprendizagem.

4 - Elaboração de plano de ensino e de unidade didática.

metodologia de ensino

Princípios que nortearão o desenvolvimento das aulas:

• Reflexão sobre a prática docente no ensino superior a partir da experiência discente dos próprios alunos;

• Revisão de diferentes técnicas de ensino;

• Incentivo à pesquisa e busca de informações;

• Debate coletivo sobre os temas abordados e respectivas referências bibliográficas.

Desenvolvimento do curso:

A disciplina está planejada para oito encontros presenciais e/ou com atividades remotas.

recursos instrucionais

>         Bibliografia básica e complementar;

>         Artigos de jornais e revistas;

>         Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;

>         Projetos Pedagógicos de diferentes cursos;

>         Planos de ensino de diferentes disciplinas;

>         Roteiro de Estudo Dirigido.

1. avaliação

O processo avaliativo ocorrerá por meio de comentários das atividades desenvolvidas pelos alunos, individualmente ou em grupo.

Critérios de avaliação:

• Participação nas atividades em aula,

• Realização das atividades programadas entre uma e outra aula;

• Elaboração de um plano de ensino;

• Autoavaliação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANASTASIOU, Lea e ALVES, Leonir (orgs). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora UNIVILLE, 2003.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Lea das Graças.C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

Complementar

BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena; ABDALLA, Ively Guimarães (orgs) Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.

CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria E. (orgs). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas /SP: Papirus, 2001.

_________________. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas /SP: Papirus, 2000.

CHAUÍ, Marilena. A Universidade Pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação. Campinas: Autores Associados. Set/out/nov/dez 2003 nº 24.

FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Editora Papirus, 1998.

MASETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora EPU , 1986.

NOVOA, A.(org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992

PIMENTA, Selma Garrido. De Professores, Pesquisa e Didática. Campinas /SP: Papirus, 2003.

PINTO, U.A. A didática e a docência em contexto. In Martin, A.J. & Pimenta, S.G. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara (SP): Junqueira & Marin, 2015.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas /SP: Papirus, 2000.