Formas de violência escolar: bullying e preconceito

Disciplina: Formas de violência escolar: bullying e preconceito

DocenteS: José Leon Crochick (UNIFESP) E Maria Terezinha Bellanda Galuch(UEM)

Dia da semana: terça-feiraHorário: 9:00 h - 12 h.
Local: Campus de GuarulhosData de Início: a definir

Objetivos:
1- Refletir sobre a relação entre a violência social e a violência escolar,considerando o progresso de nossa civilização, com base nas análisesde autores da Teoria Crítica da Sociedade;
2- Conceituar e diferençar duas formas de violência: bullying e preconceito;e relacioná-las com movimentos progressivos e regressivos de nossasociedade;
3- Conhecer as determinações sociais e psicológicas do bullying e dopreconceito;
4- Propor formas de combate, na escola, a esses tipos de violência, comênfase na formação para a autorreflexão, quer no que se refere àautonomia, calcada em conhecimentos apreendidos, quer na percepçãodo que move ou não os alunos para a violência e para a reação a esta;
5- Refletir sobre a educação voltada à sensibilidade e contrária à violência:educação inclusiva

Justificativa:Considerando a atual discussão social sobre a violência e o papel daeducação, sobretudo a escolar, que pode fomentá-la, mas também secontrapor a ela, esta disciplina propõe o estudo do preconceito e do bullying naescola - destacando suas determinações sociais e psicológicas, e procurapensar formas de enfrentá-las, assim como as consequências que essas
formas de violência têm sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente.
Uma dessas formas é a proposta atual de educação inclusiva, do que decorre aimportância de se estudar também a formação de professores. As referênciasteóricas adotadas são a Psicanálise e a Teoria Crítica da Sociedade.

Conteúdo
1- Violência social e violência escolar: a questão da formação deprofessores e de alunos;
2- Conceito de Preconceito, a partir da Teoria Crítica da Sociedade;
3- Teorias e estudos sobre o preconceito: determinações sociais epsicológicas;
4- Conceito de Bullying;
5- Teorias e estudos sobre o bullying escolar: determinações sociais epsicológicas;
6- Formas de enfrentamento ao preconceito e ao bullying;
7- Educação escolar contra a barbárie: educação inclusiva e para aautorreflexão.

Método de Trabalho:
Aulas expositivas; discussões em grupos.

Avaliação:
Trabalho individual sobre o tema da disciplina

Bibliografia Básica:
ADORNO, T.W. Educação após Auschwitz . In: ______________ Educação eEmancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. 119-138.
ADORNO, T.W. A educação contra a barbárie. In: : ______________Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P.155-168.CROCHICK, J.L. e CROCHICK, N. Duas formas de violência escolar: bullyinge preconceito. In: __________ Bullying, preconceito: uma nova perspectiva,2017. P.13-50.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, T. W. Prefácio. In: HORKHEIMER, Max;ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio deJaneiro: Zahar, 1985. p. 11-18.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, T. W. O conceito de esclarecimento. In:HORKHEIMER, Max; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento:fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. p. 19-52.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, T. W. Elementos do anti-semitismo: limitesdo esclarecimento. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, T. W. Dialética doesclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. p. 157-194.
ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. Educação & Sociedade. RevistaQuadrimestral de Ciência da Educação, v. XVII, n. 56, p. 388-411, 1996.