Psicologia aplicada à saúde e educação

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA


Título da Disciplina: Psicologia aplicada à saúde e educação

(   ) Obrigatória:

( X ) Optativa

(   ) Seminário

Dirigida a alunos de:

(     ) Mestrado

(    ) Doutorado

(  X) Ambos

Professore(s) Responsável(is): Thiago da Silva Gusmão Cardoso

Celular: (11)98606-7127

1a Opção (Preferencial)

Dia da Semana: 5ª feira

Horário: 8:30 às 11:30

Data de início: 13/08                       Data de término: 15/10 13/08

Cronograma: 13/08, 27/08; 10/09; 24/09; 08/10; 15/10

Local (    ) Campus Guarulhos        ( X ) Campus São Paulo

(    ) Aulas semanais

( X  ) Aulas quinzenais


2a Opção (possível)

Dia da Semana: 6 ª feira

Horário: 8:30 às 11:30

Data de início: 08/08                  Data de término: 17/10

Local ( ) Campus Guarulhos      ( X  ) Campus São Paulo

(    ) Aulas semanais

( X  ) Aulas quinzenais


Objetivo(s) da Disciplina:

O objetivo dessa disciplina é fornecer a alunos, cujas formações iniciais são muito distintas, uma visão das contribuições da Psicologia para o campo de interface entre a Educação e Saúde, abrangendo conhecimentos sobre temas atuais que desestabilizam o cotidiano escolar e são imprescindíveis para a formação do pesquisador nesse campo.

Ementa:

A partir da análise das relações entre educação e saúde, e também, da caracterização dos principais desafios que desestabilizam o cotidiano escolar requerendo a ação colaborativa de profissionais da saúde e educação, pretende-se estudar as contribuições da Psicologia para a compreensão e práticas interdisciplinares nesse campo de intersecção. Especial ênfase será dada ao estudo dos seguintes temas-problemas: saúde mental na escola, escolas promotoras de saúde, bullying, school shooting, automutilação (cutting), estresse e coping em alunos/professores.

Bibliografia Básica

Aratangy, E. W. (org). (2017). Como lidar com a automutilação: guia prático para familiares, professores e jovens que lidam com o problema da automutilação. São Paulo: Hogrefe.

Brasil. (2007). Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 6 dez.

Brasil. (2019). Lei N° 13.819, de 26 de abril de 2019.  Institui a Politica Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios: e altera a Lei n° 9.656, de 3 de junho de 1998. Diário Oficial da União 2019; 29 abril.

Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de. (2015). A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis [online]. 25(4): 1207-1227.

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Young, M. (2007). Para que Servem as Escolas? Campinas. Educação e Sociedade. 28(101): 1287-1302.