Psicologia aplicada à saúde e educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Título da Disciplina: Psicologia aplicada à saúde e educação ( ) Obrigatória: ( X ) Optativa ( ) Seminário |
Dirigida a alunos de: ( ) Mestrado ( ) Doutorado ( X) Ambos |
Professore(s) Responsável(is): Thiago da Silva Gusmão Cardoso Celular: (11)98606-7127 |
1a Opção (Preferencial) Dia da Semana: 5ª feira Horário: 8:30 às 11:30 Data de início: 13/08 Data de término: 15/10 13/08 Cronograma: 13/08, 27/08; 10/09; 24/09; 08/10; 15/10 Local ( ) Campus Guarulhos ( X ) Campus São Paulo ( ) Aulas semanais ( X ) Aulas quinzenais |
2a Opção (possível) Dia da Semana: 6 ª feira Horário: 8:30 às 11:30 Data de início: 08/08 Data de término: 17/10 Local ( ) Campus Guarulhos ( X ) Campus São Paulo ( ) Aulas semanais ( X ) Aulas quinzenais |
Objetivo(s) da Disciplina: O objetivo dessa disciplina é fornecer a alunos, cujas formações iniciais são muito distintas, uma visão das contribuições da Psicologia para o campo de interface entre a Educação e Saúde, abrangendo conhecimentos sobre temas atuais que desestabilizam o cotidiano escolar e são imprescindíveis para a formação do pesquisador nesse campo. |
Ementa: A partir da análise das relações entre educação e saúde, e também, da caracterização dos principais desafios que desestabilizam o cotidiano escolar requerendo a ação colaborativa de profissionais da saúde e educação, pretende-se estudar as contribuições da Psicologia para a compreensão e práticas interdisciplinares nesse campo de intersecção. Especial ênfase será dada ao estudo dos seguintes temas-problemas: saúde mental na escola, escolas promotoras de saúde, bullying, school shooting, automutilação (cutting), estresse e coping em alunos/professores. |
Bibliografia Básica Aratangy, E. W. (org). (2017). Como lidar com a automutilação: guia prático para familiares, professores e jovens que lidam com o problema da automutilação. São Paulo: Hogrefe. Brasil. (2007). Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 6 dez. Brasil. (2019). Lei N° 13.819, de 26 de abril de 2019. Institui a Politica Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios: e altera a Lei n° 9.656, de 3 de junho de 1998. Diário Oficial da União 2019; 29 abril. Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de. (2015). A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis [online]. 25(4): 1207-1227. Daemon, F. (2015). Entre os muros e as mídias: o bullying e o school shooting numa perspectiva comunicacional. Revista EPOS, 6(2), 06-26. Dornelles, V. G., & Sayago, C. W. (orgs). (2012). Bullying: avaliação e intervenção em terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Synopsys. Estanislau, G. M., & Bressan, R. A. (2014). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. São Paulo: Artmed. Fazenda, I. C. A., & Souza, F. C. (2012). Dialógos interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar. Educ. Real., Porto Alegre. 37(1): 107-124. Gomes, J. P. (2009). As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação, Porto Alegre, 32(1): 84-91. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). (2006). Escolas Promotoras de Saúde - Fortalecimento da Iniciativa Regional. Estratégias e linhas de ação 2003-2012. Pan Am Health Organ; 4:72. Pigozi, P. L., & Machado, A. L. (2015). Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 20(11): 3509-3522. Ronchi, Juliana Peterle, Iglesias, Alexandra, & Avellar, Luziane Zacché. (2018). Interface entre educação e saúde: revisão sobre o psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 613-620 Silveira, Kelly Ambrosio, Enumo, Sônia Regina Fiorim, Paula, Kely Maria Pereira de, & Batista, Elisa Pozzatto. (2014). Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literatura. Educação em Revista, 30(4), 15-36. Araújo, Luciene da Costa, Vieira, Kay Francis Leal, & Coutinho, Maria da Penha de Lima. (2010). Ideação suicida na adolescência: um enfoque psicossociológico no contexto do ensino médio. Psico-USF, 15(1), 47-57. Vieira, T. M., Mendes, F. D. C., & Guimarães, L. C. (2009). De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(3), 493-501. Young, M. (2007). Para que Servem as Escolas? Campinas. Educação e Sociedade. 28(101): 1287-1302. |