Ata da reunião da CEPG do dia 06 de julho de 2020

Local: Google Meet

Horário: das 9h30 às 12h30

Presente:Sueli Fidalgo (coordenadora) Leon Crochik, Luciane Bertini, Amália Covic, Márcia Romero, Thiago Gusmão, Fernanda Cruz, Gabriel Nascimento (representante discente) e Rute Dourado (assistente em administração)

Justificaram ausência: Claudia Regina, Cláudia Vóvio, Maria Aparecida de Menezes, Maria Sylvia Vitalle


Informes

1- Troca de vice-coordenação

Foi informado que a Profa Cláudia Vóvio ficará na vice-coordenação em julho e a  Profa Claudia Berlim assume partir de agosto. A Profa Sueli está de férias no mês de julho e Claudia Vóvio assinará os documentos nesse período.


2- Sucupira

Foi informado que a coleta de 2019 foi finalizada. O PPGES  tem até o dia 31 de julho para fazer o upload das produções bibliográficas (alunos e docentes) dos anos de 2017, 2018 e 2019. A coordenação vai cobrar  os que não enviaram os arquivos.

A coleta Sucupira de 2020 terá que ser enviada até 20/12/2020. O PPGES  começará a preencher os dados no meio do ano e solicitará atualização do currículo lattes para auxiliar no preenchimento. Assim que uma produção for publicada, os alunos e docentes devem encaminhar os dados para o Programa.


3- Resultado de eleição para representação discente

O aluno Gabriel Nascimento, eleito representante discente,  foi apresentado aos membros da CEPG. O aluno Diego Vieira será suplente.


4 - Informes do Representante discente

Não há informes, mas há demandas dos alunos que serão discutidas na pauta



5- Egressos

Foi informado que os dados dos egressos devem constar na Sucupira. A coordenação elaborou um formulário para que  os egressos informem sobre as atividades que estão desenvolvendo. O formulário foi encaminhado aos Orientadores que devem repassar aos egressos. Os alunos do DO que fizeram ME no PPGES também devem responder sobre as atividades.


6-  CAPES: bolsa e prorrogação de prazo

A CAPES permitiu prorrogação de bolsa, até 3 meses, para alunos que vão finalizar em 2021. O procedimento será o mesmo feito anteriormente, através de ofício solicitando prorrogação com assinatura do aluno e orientador. Os pedidos deverão ser encaminhados pelo Orientador.


7 - Credenciamentos: Informes da Câmara

Foi informado que os professores que  não estão com a situação regularizada só podem dar aulas com os professores regularmente  credenciados.

Professores que estão com orientações vigentes não podem pedir descredenciamento. A coordenação informou aos professores que é necessário fazer o recredenciamento até finalização das orientações. Após finalização, os professores que desejam podem solicitar descredenciamento.


8- Comissão de (re)credenciamento

Foi informado que é necessário rever a tabela de pontuação para recredenciamento para adequar com as mudanças nos qualis. Todos os valores serão alterados, levando em consideração a Área de Ensino na CAPES - como prioritária - , mas também as áreas de Educação e Saúde visto que orientadores do PPG estão nessas áreas como pesquisadores

Foi proposto que, apesar de o Regimento ainda estar em revisão - e precisar aguardar até o final do ano para que incorporemos as mudanças feitas no Regimento da Pró-Reitoria (ainda em tramitação)- a coordenação perguntará à Câmara se a tabela de (re)credenciamento poderá ser modificada agora e, se preciso, no final do ano novamente. Os novos critérios de pontuação devem ser descritos no regimento do PPGES.

9 - Comissão de regimento

A revisão do regimento está temporariamente paralisada, aguardando a finalização da revisão do Regimento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Foi informado que é necessário rever a obrigatoriedade do PAD ser apenas para bolsistas do doutorado. A comissão deve verificar o que diz a portaria vigente e fazer os ajustes.


10 - Prazo e entrega final de trabalhos defendidos

Foi informado que os alunos poderão enviar a documentação em pdf por e-mail. Após o retorno das atividades presenciais, será necessário entregar a documentação impressa e o CD contendo a versão final na secretaria de Pós-Graduação.


11- Entrega e aprovação de atas de notas

Os docentes devem encaminhar as atas de notas - 1º semestre 2020 - até 13 de agosto.


12- Início do segundo semestre

Foi informado que o segundo semestre será iniciado no dia 03 de agosto de 2020.


13 - Verba Proap

O PPGES recebeu parte da verba Proap - R$ 24.559,30. O valor foi distribuído nas rubricas "PJ"; "Auxílio Financeiro Docentes e Convidados"; "Auxílio Financeiro Discentes". A coordenação perguntou para a Direção Administrativa se é possível utilizar  Auxílio Financeiro em eventos que serão realizados a distância.Também perguntou sobre a documentação que deve ser apresentada. Estão aguardando resposta .


14- Melhor tese/dissertação da EFLCH

Na reunião da Câmara, o Professor Marcos Cezar propôs a publicação de  todos os trabalhos que foram indicados ao prêmio por  cada PPGE . A proposta foi aprovada . A Câmara vai verificar com a editora da UNIFESP se é possível.

As melhores teses/dissertações de cada PPG serão também premiadas no Congresso Acadêmico.


15- Matrículas

Para fazer rematrícula os alunos devem encaminhar uma declaração informando se estão de acordo em ter aula de forma remota. Além disso, devem atualizar currículo lattes e encaminhar formulários para coleta CAPES preenchidos com informações sobre as produções de 2020.


16 - SEI para as bancas

Foi informado que em breve é possível que seja obrigatório que  toda a documentação e assinatura das bancas seja feita via SEI. O PPGES ainda não adotou essa medida.

Foi questionada a situação dos docentes que não possuem vínculo com a UNIFESP e não tem acesso ao SEI. A Câmara e a Pró-Reitoria informaram que já é possível incluir provisoriamente o professor convidado no SEI. No entanto, essa inclusão é realizada pela Secretaria. O PPG entende que estamos em um momento em que há muito trabalho para a secretaria. Por isso, ainda não adotou a medida.


17 - Revista

Foi aprovada na última CEPG a vinda da revista do IF para o PPGES. A coordenação conseguiu contato da pessoa responsável pela importação, mas ainda não conseguiu agendar uma reunião com ela. Talvez tenha alguma resposta até a próxima CEPG.


18- Vinda da Professora da Universidade Autônoma de Barcelona

Em decorrência à pandemia, o Professor José Leon está aguardando para entrar com pedido de verba na FAPESP para vinda da Professora.


Ordem do dia


1- Aprovação da ata: Aprovada por unanimidade

2- Mudança de Vice-Coordenadora do Programa:  Nome da Profa Claudia Berlim para vice-coordenação foi aprovado por unanimidade.

3- Homologação para os nomes eleitos para representantes discentes (ad referendum) : Foram aprovados, ad referendum e confirmados na CEPG para que conste em ata, os nomes de Gabriel Nascimento (eleito) e Diego Vieira (suplente) para representante discente.

4- Aprovação do quadro de disciplinas para o 2 semestre de 2020 - revisto: O quadro foi homologado e será publicado no site do PPGES.

5- Solicitação de qualificação:

5.1- Foi aprovada a solicitação de qualificação de doutorado do aluno Victor dos Santos Moraes, orientando da Profa Amália Neide Covic. Banca agendada para 18/08/20


6 - Solicitação de defesa:

6.1 Foi aprovada a solicitação de defesa de doutorado do aluno Hugo Ramon Barbosa Oddone, orientando da Profa Amália Covic. Banca agendada para 03/08/2020.

6.2- Foi aprovada a solicitação de defesa de doutorado do aluno Ivo Dias Alves, orientando da Profa Amália Covic. Banca agendada para 28/09/2020.

6.3 - Foi aprovada a solicitação de defesa de doutorado do aluno Reinaldo Antonio de Carvalho, orientando da Profa Denise de Micheli. Banca agendada para 11/08/2020.


7- Homologação de Qualificação

Foi homologada a qualificação da aluna Lilian Guedes - qualificação de mestrado - orientada da Profa Sueli Rizzutti, realizada em 29 de maio de 2020, por parecer. Aprovada.


8- Homologação de defesas

Foram homologadas as seguintes defesas realizadas no PPGES:

8.1  Bruno de Oliveira Pinheiro - defesa de doutorado - orientando da Profa Denise de Micheli, realizada em 09 de junho de 2020. Aprovado

8.2 Danilo Rodrigues de Oliveira - defesa de doutorado - orientando da Profa Maria Sylvia Vitalle, realizada em 15 de junho de 2020.Aprovado

8.3 Débora Cavalcante da Silva - defesa de mestrado - orientanda da Profa Denise de Micheli, realizada em 20 de junho de 2020.Aprovada.

8.4 Márcia Aparecida de Lima Simanovicius - defesa de mestrado - orientanda da Profa Denise de Micheli, realizada em 15 de junho de 2020. Aprovada


9 - Aluno especial

A coordenação vai rever o edital para inscrição de aluno especial. O professores vão indicar a quantidade de vaga que será oferecida em suas respectivas disciplinas. A coordenação gostaria de simplificar o processo, visto que o fluxo é muito demorado e trabalhoso. As mudanças estarão refletidas no novo edital.


10 - PAD

Foi informado que o PPGES precisa verificar qual a portaria está vigente sobre o PAD e fazer os ajustes necessários no regimento visto que a área de Ensino na CAPES, na qual o PPG está registrado, solicita que tanto alunos de Mestrado, quanto de Doutorado façam o estágio do PAD e o nosso regimento traz apenas a obrigatoriedade para o Doutorado.


11- Convalidação de disciplinas cursadas:

Foi homologada a solicitação de convalidação de disciplina da aluna Lucília Laura Pinheiro Lopes. Disciplina: Revisão Sistemática: Teoria e prática: violência sexual na adolescência - realizada no 2 semestre de 2019, com a Profa Sylvia Vitalle. Será convalidada com 5 créditos, como SEP.


12 Solicitação de coorientação:

12.1 Foi homologada a solicitação da Profa Claudia Berlim para que a Profa Sonia Maria Motta atue como co-orientadora do estudo de mestrado do aluno Diego Vieira Pereira

12.2 Foi homologada a solicitação da Profa Sueli Fidalgo para que a Profa Eliane Pereira Domingues da Silva atue como co-orientadora do estudo de doutorado da aluna Elaine Pompeu da Silva.

12.3 Foi homologada a solicitação da Profa Denise de Micheli para que a Profa Fernanda Lopes  atue como co-orientadora do estudo de doutorado do aluno Reinaldo Antonio de Carvalho.


13- Prorrogação de bolsas

Foram homologadas as prorrogações de defesa, e de bolsas,  dos seguintes alunos:

Bruna Lima Ramos Giusti - por 3 meses; Márcia Honora, por 2 meses; Renata Kassis, por 3 meses.


14- Reprogramação de defesa

Foram homologadas as reprogramações de defesa dos seguintes alunos:

14.1 - Márcia Honora - defesa será realizada no dia 23/11/2020;

14.2 - Leandro Ferreira de Melo - defesa será realizada no dia 22 de julho.



15  - Processo Seletivo

Foi decidido que o PPGES manterá o processo seletivo iniciado no primeiro semestre para ingresso em final de agosto ou início de setembro e fará nova seleção no segundo semestre para ingresso no ano que vem.

Foi proposto que as entrevistas sejam realizadas em conjunto - aprovado por unanimidade.

Foram feitas duas propostas para a nova seleção:

1 - A seleção será feita por meio de análise de documentos e projetos, seguida de entrevistas com os candidatos;

2 - Além da análise do projeto e entrevista, solicitar ao candidato o envio de uma prova ( trabalho, ou redação).

A primeira proposta recebeu sete votos e foi  aprovada.

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta de os ingressantes realizarem a prova de proficiência até um ano após o ingresso no PPGES e também  apresentarem o parecer de aprovação do CEP

Foi proposto manter a seleção iniciada no primeiro semestre. As análises dos projetos e entrevistas devem ser realizadas em agosto - ingresso em agosto. Aprovada por unanimidade.  A Profa Sueli Fidalgo vai retificar o edital



16 - Solicitação / Demanda dos alunos

O representante discente apresentou as seguintes demandas dos alunos:

1- Atualização no site do PPGES. Os alunos informaram que o site é confuso e que é necessário atualizar links e informações.

Foi informado que o PPGES está buscando soluções para o site há alguns anos, mas esbarra em questões burocráticas e outros problemas internos da Universidade.  A coordenação entrará em contato com Direção Acadêmica e Coordenação da Câmara para verificar possíveis soluções para o site, inclusive possibilidade de contratar serviço de terceiros com verba Proap.


2 -  Os alunos sugeriram a realização de disciplinas e oficinas voltadas para escrita de artigos científicos, tanto para ME quanto para DO

O PPGES realizará o Seminário para discussão e reorganização das disciplinas e solicitaram que essa demanda seja levada para o Seminário.


3 - Questionamento quanto ao título que aparece no diploma

A questão do título foi discutida anteriormente na CEPG, na época concordaram que o título permaneceria Mestre / Doutor em Ciências, mas a Câmara seria consultada sobre a possibilidade em adicionar "Educação e Saúde" na titulação. A coordenação vai verificar com a Câmara se a titulação pode ser alterada e a questão poderá ser retomada na CEPG.


4-  Os alunos perguntaram como podem acessar os periódicos.

Informaram que os links e informações estão disponíveis no site da biblioteca.


5 - Questionaram se haverá bolsa sanduíche.

Foi informado que o PPGES não pode participar da seleção de bolsa sanduíche pelos editais que eram utilizados anteriormente, pois faz parte do CAPES print. Mas os alunos podem se informar no site do CAPES print sobre a disponibilidade de bolsas para o exterior.


6 - Alunos perguntaram sobre a reestruturação das linhas de pesquisa.

As linhas já foram reestruturadas, as informações constam em ata e foram passadas na aula inaugural. Além disso, foram passadas para os orientadores com a solicitação de que informassem aos seus alunos sobre essa mudança.


Sem mais,a reunião foi finalizada às 12h30

Rute Dourado Lopes

Assistente em Administração

PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

EFLCH - UNIFESP