Doutorado

O Curso de Doutorado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em Infectologia e outras áreas afins.


1. Pré-Requisitos

1.1. Diploma universitário na área de Saúde.

1.2. Excepcionalmente poderão ser admitidos no curso profissionais de nível superior de outras áreas, desde que haja interesse do orientador credenciado e que o critério de aprovação esteja de acordo com as Normas do Programa aprovados pela CEPG.


2. Obtenção de Título

2.1. Obter no mínimo 40 (quarenta) unidades de créditos, resultantes de sua participação em cursos, reuniões científicas e atividade didática, aprovados pela CEPG do Programa. A unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades programadas ou supervisionadas;

2.2. Cumprir as disciplinas obrigatórias do Programa e as aulas obrigatórias a todos os pós graduandos;

2.3. Ser aprovado no exame de qualificação de acordo com as Normas do Programa;

2.5. Os alunos de Doutorado deverão qualificar 1 ano após a matrícula. 

Na qualificação, o aluno terá seu Projeto avaliado e junto com seu orientador definirão qual a forma de defesa de tese que será adotada, Defesa Oral Pública Tradicional  ou Defesa com artigos (2 artigos publicados em revista internacional após a matrícula durante o Doutorado na mesma linha de pesquisa).

2.6. Apresentar a tese dentro dos padrões estabelecidos pelo Programa e que demonstre sua capacidade de sistematização dos conhecimentos e de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica.

2.7. Aprovação da defesa da tese por Banca Examinadora.

2.8. Poderá haver a extensão de no máximo até três meses no prazo estipulado de 48 meses mediante solicitação do Orientador e avaliação da CEPG.

2.9. O período de trancamento de matrícula, caso ocorra, será computado nos prazos estabelecidos de acordo com o regimento geral do Conselho de Pós-graduação e Pesquisa (CPGPq) da UNIFESP.


3. Para agendamento da Defesa de Tese de Doutorado.

3.1. créditos completos - (40 créditos para o doutorado)

3.2. comprovar proficiência em 2 idiomas inglês e outro, exceto português (apenas para estrangeiros).

3.3. publicação de artigo (1 artigo defesa - pública tradicional) e (2 artigos - defesa por artigos), em periódico internacional no momento da defesa

 


4. Bolsas

4.1. O programa possui uma cota de bolsas CAPES. É feito uma análise curricular (CV LATTES e projeto do candidato)  pela Comissão de Ensino da Pós Graduação que é composta pelos Professores/Orientadores do programa.

4.2. Quanto a disponibilidade: As bolsas CAPES são disponibilizadas ao termino do projeto do aluno que ocorre assim que o mesmo concluí seu projeto ou termina o prazo estipulado para o recebimento. O prazo da bolsa para doutorado é de até 48 meses.

Observação: É desejável que o bolsista termine seu projeto antes do prazo máximo, assim ele contribui com o financiamento de outro projeto ('sua bolsa (a cota)' é disponibilizada para outro aluno). As bolsas serão concedidas , caso  sejam atendidas as regras do Programa e das agências de fomento. 

Nota:Os interessados em bolsas deverão/poderão submeter projetos para outras agências financiadoras. É habitual que os bolsistas CAPES e CNPq do programa em infectologia, submetam seus projetos para concorrerem a bolsas ofertadas pela FAPESP.

4.3. É exigido Dedicação exclusiva.


INGRESSO NO DOUTORADO

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

 •  Rua Botucatu, 740 - 5° andar - sala 507 - Vila Clementino • CEP 04023-900 São Paulo - SP 

telefone: 11 5576-4848 - voip 2557  - infectologia.pg.dipa@unifesp.br
+55 11 5576 4848 Ramal 2557   •  infectologia.pg.dipa@unifesp.br