O Curso de Mestrado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em Infectologia e outras áreas afins
1. Pré-Requisitos
1.1. Diploma universitário na área de Saúde.
1.2. Excepcionalmente poderão ser admitidos no curso profissionais de nível superior de outras áreas, desde que haja interesse do orientador credenciado e que o critério de aprovação esteja de acordo com as Normas do Programa aprovados pela CEPG.
2. Obtenção de Título
2.1. Obter no mínimo 25 (vinte e cinco) unidades de créditos, resultantes de sua participação em cursos, reuniões científicas e atividade didática, aprovados pela CEPG do Programa. A unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades programadas ou supervisionadas;
2.2. Cumprir as disciplinas obrigatórias do Programa (análise estatística, didática e bioética (esta para alunos médicos), segurança em laboratórios e as aulas obrigatórias a todos os pós graduandos;
2.3. Apresentar a dissertação dentro dos padrões estabelecidos pelo Programa e que demonstre sua capacidade de sistematização dos conhecimentos e de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica.
2.4. Aprovação da dissertação de Mestrado por Banca Examinadora.
2.5. Poderá haver a extensão de no máximo até três meses no prazo estipulado de 24 meses em caso específicos(comprovados com atestado médico solicitando o afastamento) e após avaliação do orientador, coordenador e autorização da CEPG.
2.6. O período de trancamento de matrícula, caso ocorra, será computado nos prazos estabelecidos de acordo com o regimento geral do Conselho de Pós-graduação e Pesquisa (CPGPq) da UNIFESP.
3. Para agendamento da defesa:
3.1. créditos completos - (25 créditos para o mestrado), incluindo as disciplinas obrigatórias (análise estatística, didática bioética para alunos médicos, segurança em laboratórios.
3.2. comprovar proficiência em inglês.
3.3. cópia do parecer de aprovação do respectivo comitê de ética da UNIFESP.
3.4. submissão da tese ou dissertação na Plataforma Turnitin
3.5. não ter nenhuma disciplina "em curso" todas deverão estar finalizadas
3. Bolsas
O PPG em Infectologia recebe uma cota de bolsas de MS e DR da CAPES e do CNPq, que pode variar de acordo com a nota (de 3 a 7) vigente do PPG obtida na última Avaliação Quadrienal da CAPES, por questões orçamentárias do Ministério da Educação (MEC) e pela vacância das bolsas no momento da seleção. Portanto, o número de bolsas disponíveis nem sempre é suficiente para atender a todo(a)s o(a)s aluno(a)s aprovado(a)s no processo seletivo do PPG. Desta forma, as solicitações de bolsas de MS, DR e DD à FAPESP são altamente recomendadas.
Quanto a disponibilidade: As bolsas CAPES são disponibilizadas ao termino do projeto do aluno que ocorre assim que o mesmo concluí seu projeto ou termina o prazo estipulado para o recebimento. O prazo da bolsa para mestrado é de até 24 meses.
Observação: É desejável que o bolsista termine seu projeto antes do prazo máximo, assim ele contribui com o financiamento de outro projeto ('sua bolsa (a cota)' é disponibilizada para outro aluno). As bolsas serão concedidas , caso sejam atendidas as regras do Programa e das agências de fomento.
- É POSSÍVEL A CONCESSÃO DA BOLSA POR UM PERÍODO MENOR DO QUE O INFORMADO ACIMA.
- A BOLSA PODE SER CANCELADA A QUALQUER MOMENTO DE ACORDO COM O DESEMPENHO DO ESTUDANTE
Nota:Os interessados em bolsas deverão/poderão submeter projetos para outras agências financiadoras.
É habitual que os bolsistas CAPES e CNPq do programa em infectologia, submetam seus projetos para concorrerem a bolsas ofertadas pela FAPESP.
INGRESSO NO MESTRADO ACADÊMICO |