titulo-portugues-final.png

 

A prova deverá ser realizada por todos os alunos já aceitos por um orientador do programa e previamente à matrícula. 

A prova avaliará conhecimentos básicos de Neurofisiologia Básica, além de conhecimentos da língua inglesa a nível de compreensão de texto escrito (texto científico).  Haverá uma nota para a parte de neurofisiologia (0-10) e outra nota para o inglês (0-10). Para o aluno ser aprovado, deverá obter o mínimo de 7.0 nas duas partes da prova. A nota final será a soma das duas notas. Os alunos aprovados serão classificados de acordo com a nota final, da maior para a menor nota, sendo que esta ordem será um dos critérios para a distribuição de  bolsas. A seleção de bolsistas ocorre em edital específico para bolsas.

O resultado da prova terá validade de 6 meses.

As provas ocorrem geralmente duas vezes por ano, uma em cada semestre (março e agosto).

Tópicos para prova de Neurofisiologia Básica

  1. Anatomia macroscópica e microscópica do sistema nervoso central e periférico;

  2. Transporte de íons através da membrana celular. Potenciais de membrana e de ação;

  3. Neurônios e glia;

  4. Transmissão sináptica;

  5. Sistema de neurotransmissores;

  6. Fisiologia sensorial. Sensações tácteis, térmicas e dolorosas;

  7. Sentidos especiais: visão, audição, paladar e olfato;

  8. Controle neural do movimento;

  9. Bases neurais da memória e emoções;

  10. Sistema nervoso autônomo.

Fontes Bibliográficas Recomendadas

  1. Neurociências. Desvendando o sistema nervoso. Editora Artmed. Bear  MF, Connors BW, Paradiso MA.;

  2. Neurociência básica, Anatomia e Fisiologia. Editora Guanabara  Koogan. Arthur C. Guyton;

  3. Princípios da Neurociência. Editora Manole. Kandel ER, Schwartz JH,  Jessell TM.;

  4. Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais de neurocência.  Editora Atheneu. Lent R..

Professores responsáveis:

  • Luciene Covolan
  • José Eduardo Peixoto
  • Ricardo M. Arida
  • Frederick Wasinski

Ementa

Neste curso, alunos do nosso Programa de Pós-Graduação, orientados por docentes, ministrarão aulas de Neurofisiologia Básica, abordando tópicos desde a organização e funcionamento celular do sistema nervoso até o funcionamento de sistemas e processos cognitivos complexos como memória. 

Tópicos abordados:

    • Organização geral do Sistema Nervoso
    • Potenciais bioelétricos 
    • Transmissão sináptica 
    • Neurotransmissores 
    • Sistema sensorial geral
    • Sistema motor
    • Sistema Nervoso Autônomo
    • Memória e aprendizagem

Requisito: Estar inscrito na Prova de Ingresso ao PPG Neurologia/Neurociências, 1o. semestre/2024.

Período: 26/02/2024 a 01/03/2024

Horário: 8-12h.

Local:  Rua Botucatu, 720, 1o andar, Sala 153

Interessados neste curso deverão manifestar o seu interesse ao enviar a ficha de inscrição para a prova de ingresso, já devidamente assinada, até o dia 19/02/2024.

IMPORTANTE: As questões da Prova de Ingresso não se restringem ao conteúdo deste curso. 

 

  *    Tem o objetivo de fazer a integração entre a os conhecimentos obtidos na bancada do laboratório, os dados clínicos apresentados pelos pacientes e o tratamento da doença.

    *    Representa a integração da pesquisa básica experimental com a pesquisa clínica.

    *    Contribui para a criação de novas formas de diagnostico e novas formas de abordagens das doenças neurológicas.

    *    Amostras de tecidos e fluidos humanos são estudados em analises laboratoriais na tentativa de se obter novos alvos terapêuticos e novas formas de diagnóstico precoce.

    *    Dados clínicos de pacientes são integrados aos resultados obtidos por estudos que envolvem a experimentação em cultura de células, estudos em genômica, proteômica e lipidômica de tecidos patológicos humanos, na tentativa de interferir e identificar novos biomarcadores e alvos terapêuticos, que possam vir a melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

 Conheça os orientadores.

neurotranslacional

Resolução no. 1 do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências que regulamenta as atividades remuneradas desenvolvidas por Bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)

com base na Normativa No. 133 de 10 de Julho de 2023 e Instrução Normativa ProPgPq no. 10/2023.

 

Bolsistas na modalidade Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, vinculados ao Programa de Neurologia/Neurociências, que desejarem manter outras atividades remuneradas durante o período de vigência da bolsa CAPES, deverão atender aos seguintes critérios:  

  1. Ter sido aprovado em Edital específico para bolsas.
  2. Ter sido aprovado na Prova de Ingresso do PPG, realizada em até 6 meses antes da data de atribuição da bolsa.
  3. Cumprir carga horária mínima de 20 horas semanais, presenciais e dedicadas às atividades diretamente relacionadas à pós-graduação. O Orientador/a deve informar a Coordenação do PPG quando a carga horária não estiver sendo cumprida. O não cumprimento da carga horária mínima, implica em cancelamento da bolsa.
  4. As bolsas serão atribuídas prioritariamente na seguinte ordem:
    1. para estudantes que não tenham vínculo formal empregatício, portanto, que apresentem maior vulnerabilidade socioeconômica
    2. para estudantes da pós-graduação que sejam cotistas, selecionado(as) conforme a Portaria ProPGPq 3197/2021; observando estudantes que sejam responsáveis por cuidados parentais (mulheres mães e outros formatos de responsabilidade);
    3. para professores e demais profissionais da educação básica que atuem na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino;

    4. profissionais que atuem em serviços públicos municipais, estaduais ou federais desde que exerçam carga horária máxima de 20 horas semanais
    5. discentes que desenvolvam atividades remuneradas que tenham correlação com sua temática de trabalho no âmbito da pós-graduação.
  5. O/a bolsista deve apresentar relatórios anuais demonstrando o bom desempenho e cumprimento das atividades da pós-graduação. A bolsa será cancelada caso o bolsista não apresente o relatório anual ou apresente um relatório insatisfatório após a avaliação da Comissão de Bolsas do PPG.
  6. Procedimentos para concessão de bolsa de pós-graduação

    1. O(A) discente deve preencher e assinar autodeclaração sobre atividades remuneradas durante vigência da Bolsa, disponibilizada pela ProPGPq em formulário padrão no SEI a todos os PPG, no início da vigência da bolsa de pós-graduação. Caso haja mudança de situação, nova declaração deverá ser encaminhada para avaliação do PPG via SEI;

    2. O(A) discente e seu(sua) orientador(a) deverão preencher e assinar declaração de concordância com o cumprimento da carga horária estabelecida pelo PPG via SEI;

    3. O(A) discente deve apresentar termo de anuência de seu empregador (público ou privado) quanto a disponibilidade de carga-horária para dedicar-se às atividades da pós-graduação. Em caso do(a) discente desenvolver atividades remuneradas de forma autônoma, o pós-graduando deverá apresentar autodeclaração das atividades desenvolvidas, e disponibilidade de carga horária. Caso haja mudança de situação, nova declaração deverá ser encaminhada para avaliação do PPG via SEI;

    4. Quando as atividades remuneradas a serem desempenhadas fora do âmbito a Unifesp forem relacionadas ao Projeto de Pesquisa do Bolsista, o empregador deverá assinar termo de cooperação outorgando à UNIFESP os direitos de produtos desenvolvidos no âmbito do projeto de pós-graduação do discente bolsista via SEI.

Os Programas de Bolsas que dispõem a Unifesp e que são atingidos pela Portaria CAPES 133 são: Demanda Social (DS), Excelência Acadêmica (Proex) e Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

Os casos omissos serão dirimidos pela CEPG ou ProPgPq em consulta à CAPES.

Esta instrução normativa entra em vigor na data de sua publicação.

São Paulo, 30 de novembro de 2023.

   *    O objetivo principal de investigar os processos fisiopatológicos envolvidos nas doenças neurológicas e possíveis estratégias terapêuticas, utilizando modelos experimentais animais, celulares e outros modelos experimentais que possam estar disponíveis, incluindo modelos matemáticos.

    *    Estas investigações são realizadas com diferentes métodos baseados em histologia, biologia molecular, biologia celular, eletrofisiologia e outros.

    *    Os estudos ocorrem em laboratórios de pesquisa localizados nos diferentes edifícios de pesquisa da Escola Paulista de Medicina e conta com amplos recursos de equipamentos para a realização das mais modernas técnicas de investigação.

   Conheça os orientadores.

neuroexperimental

Página 1 de 4

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Napoleão de Barros, 626

E-mail: ppgneurologia@unifesp.br / ppgneuro.unifesp@gmail.com