titulo-portugues-final.png

 

Processo Seletivo para bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências - 03/2022 (2)

edital 2022 3

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), informa a abertura de inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas de bolsistas para alunos de Mestrado e Doutorado, em projetos de pesquisa em andamento. 

 

Este processo seletivo é destinado a vagas de Mestrado e Doutorado sob orientação dos seguintes docentes:

  • Profa. Dra. Beatriz Oliveira Monteiro
  • Profa. Dra. Carla Alessandra Scorza
  • Prof. Dr. Feres Eduardo Aparecido Chaddad Neto
  • Profa. Dra. Fernanda Gaspar do Amaral
  • Profa. Dra. Helga Cristina Almeida da Silva
  • Prof. Dr. José Eduardo Peixoto Santos
  • Profa. Dra. Luciene Covolan 

O número de vagas para cada docente, assim como os detalhes do projeto de pesquisa no qual o aluno será inserido e requisitos específicos para cada projeto, estão descritos no Anexo I.

O candidato poderá se inscrever para apenas uma vaga oferecida por um dos orientadores listados no Edital. 

Os interessados devem entrar em contato, por email, com o orientador com o tema de pesquisa de seu interesse e agendar uma conversa inicial.

Requisitos para a inscrição:

  • já ter sido aceito por um dos orientadores listados acima, credenciados pelo programa 
  • ter disponibilidade para dedicação integral ao projeto de pesquisa e outras atividades da pós-graduação a partir do momento da matrícula
  • envio da ficha de inscrição assinada pelo candidato e orientador
  • envio dos seguintes documentos
    • cópia da cédula de identidade com foto e CPF
    • Diploma de graduação (frente e verso com carimbo de reconhecimento do MEC ou equivalente para candidato estrangeiro)
    • Diploma do Mestrado (para candidato com Mestrado; frente e verso com carimbo de reconhecimento do MEC ou equivalente para candidato estrangeiro)
    • Histórico da graduação
    • Histórico da pós-graduação (para candidato com Mestrado)
    • Currículo lattes
    • Carta de intenção expondo a escolha do tema de pesquisa/orientador, motivos para o ingresso na pós-graduação e perspectivas futuras após a conclusão do Mestrado ou Doutorado.
    • Duas cartas de recomendação, de preferência professores ou ex-professores do candidato
    • Declaração de que NÃO possui atividade profissional remunerada com ou sem vínculo empregatício (ANEXO II).

Requisitos para a concessão de bolsa:

- dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação

- não acumular os benefícios da bolsa com outras bolsas financiadas com recursos públicos

- não acumular os benefícios de bolsa com o exercício profissional remunerado, com ou sem vínculo empregatício

- ter todos os requisitos para matrícula no Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências

- estar com a matrícula efetivada no Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências dentro do período de 01/12/2022 a 06/01/2023.

Processo de seleção:

O processo seletivo constará de três etapas:

- Prova de interpretação de texto em inglês (peso 3) : consistirá de questões de interpretação de um texto científico em inglês. As respostas deverão ser escritas em língua portuguesa. 

- Análise de Currículo Lattes e histórico (peso 3)

- Entrevista: avaliará perfil acadêmico, motivação para a pesquisa, experiência prévia (peso 4)

Nota mínima para aprovação: média ponderada maior ou igual a 5.0

Classificação: os aprovados serão classificados de acordo com a média ponderada da maior nota para a menor nota. A atribuição da bolsa ocorrerá seguindo-se a ordem de classificação dos candidatos aprovados e de acordo com a disponibilidade de bolsas.

Cronograma:

- Inscrições: 15/10/22 a 18/11/22

- Confirmação da inscrição: 19/11/22, por email

- Prova de interpretação de texto em Inglês: 22/11/22 (14h)

- Entrevista: após o dia 22/11/22, com data e local que serão definidos posteriormente.

A FICHA DE INSCRIÇÃO DEVERÁ SER PREENCHIDA SOMENTE DEPOIS DO ACEITE DO ORIENTADOR

Acesse aqui a Ficha de Inscrição 

Logo após o preenchimento, o candidato receberá a ficha preenchida por Email para que seja assinada por ambos, candidato e orientador. 

Os seguintes documentos devem ser enviados em um único arquivo pdf para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Ficha de inscrição assinada pelo candidato e orientador
  • Currículo lattes atualizado, acessar : https://lattes.cnpq.br
  • Diploma da graduação
  • Diploma do mestrado (se houver)
  • Histórico da graduação
  • Histórico do mestrado (se houver)
  • Carta de intenção 
  • Duas cartas de recomendação
  • Documento de identificação RG/CPF
  • Declaração do não exercício de atividade remunerada

A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail cadastrado no dia 18/11/2022.

Caso não receba a confirmação, o candidato deve entrar em contato através do e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

ANEXO I

 

Orientador (a): Beatriz Oliveira Monteiro

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0245964878412260

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Vagas: 2 para Mestrado

Tema de pesquisa:

A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por uma perda progressiva de memória e aprendizagem, disfunção comportamental e alterações nas interações sociais. A extensa deposição do peptídeo β-amilóide (Aβ) na forma de placas senis presentes no córtex e hipocampo e a presença de emaranhados neurofibrilares são as principais características fisiopatológicas da DA. Além disso, a DA está fortemente associada a processos inflamatórios envolvendo ativação microglial e resultando em neurotoxicidade. Pesquisas recentes têm sugerido o exercício físico como estratégia efetiva na melhora da função cognitiva, memória e aprendizado em idosos, assim como na diminuição do risco de desenvolvimento da DA, tanto contra os sintomas clínicos como também na fisiopatologia da DA, produzindo ações antiinflamatórias e efeitos neuroprotetores, como o aumento de fatores neurotróficos e melhora da vascularização. 

Propomos investigar se a intervenção por diferentes protocolos de exercício físico poderia desencadear processos neuroprotetores, imunomodulatórios e anti-inflamatórios sustentados ao longo do desenvolvimento da DA entre machos e fêmeas, e dessa forma minimizar o comprometimento cognitivo e as alterações neuropatológicas relativas à neurodegeneração e amiloidogênese. 

As respostas fisiopatológicas e comportamentais ao longo da progressão da doença serão investigadas em camundongos duplo-transgênicos APP/PS1 para a DA, submetidos ao exercício físico resistido, levando-se em conta também a comparação entre machos e fêmeas.

requisitos/qualificações desejáveis: Graduação na área da saúde (ou de formação equivalente), proficiência em inglês, currículo Lattes e histórico escolar sem reprovações com nota média de pelo menos 7, sem vínculo empregatício para dedicação exclusiva ao projeto de Mestrado, experiência desejável: iniciação científica e atividade laboratorial.



Orientador (a): Carla Alessandra Scorza

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1780763516426752

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas: 2 para Mestrado 

Tema de pesquisa:

A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo incurável e comum nos idosos, caracterizada pela depleção de dopamina na via nigroestriatal. Tradicionalmente, a DP tem sido diagnosticada como um distúrbio puramente motor. Porém, os pacientes apresentam uma vasta gama de sinais e sintomas não motores que surgem, geralmente, no estágio pré-motor da doença. A disfunção cardiovascular autonômica é uma manifestação não motora comum na DP associada ao aumento da morbimortalidade. O tratamento clínico convencional alivia os sinais motores, por meio de terapias medicamentosas de reposição de dopamina, mas não altera a progressão da doença e falha no manuseio dos sinais não motores, complicando o manejo farmacológico dos pacientes. A crescente demanda por terapias mais eficazes para tratar as manifestações motoras, e não motoras da DP, apoia a importância das abordagens translacionais baseadas no uso de modelos animais adequados. Os fatores relacionados ao estilo de vida, como a nutrição, são fatores modificáveis determinantes nas doenças crônicas. A própolis verde brasileira, um produto natural, é fonte de uma variedade de componentes bioativos com importantes ações biológicas e farmacológicas descritas na literatura científica, mas seus efeitos na DP ainda são pouco explorados. Neste trabalho, será utilizado o modelo de doença de Parkinson induzido pela 6-hidroxidopamina (6-OHDA), caracterizado pela degeneração parcial da via dopaminérgica nigroestriatal após a injeção de 6-OHDA no estriado. Além dos prejuízos motores, os ratos com DP induzida pela 6-OHDA exibem uma variedade de disfunções não motoras, como as cardiovasculares. A partir disto, o presente projeto propõe investigar os efeitos da própolis verde brasileira nos parâmetros cardiovasculares, na neuroproteção, na ativação das glias, nos metabólitos cerebrais e cardíacos, nos mecanismos não sinápticos e, por fim, nos desfechos motores e emocionalidade dos ratos com DP induzida pela 6-OHDA.

requisitos/qualificações desejáveis: Candidatos(as) altamente motivados(as) para trabalhar em uma equipe multidisciplinar em Neurociência. É importante que os(as) candidatos(as) tenham excelentes habilidades de comunicação escrita e oral e sejam curiosos(as) para explorar diferentes aspectos do setup experimental. Público-alvo: alunos graduados e, preferencialmente, que já tenham feito iniciação científica.



Orientador: Feres Eduardo Aparecido Chaddad Neto

Currículo: http://lattes.cnpq.br/9356651929657562

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas: 2 vagas para Doutorado

Tema de pesquisa:

 Projeto 1: A angiopatia proliferativa cerebral (APC) é uma patologia cerebrovascular rara que apresenta características clínicas únicas devido a sua histologia, angiografia e fisiopatologia distintas que a separam da malformação arteriovenosa. A angiopatia é caracterizada por angiogênese descontrolada na qual o parênquima cerebral funcional é intercalado por canais vasculares anormais sem um nicho distinto. Os sintomas comuns incluem dor de cabeça, convulsões, déficits neurológicos e sintomas semelhantes ao acidente vascular cerebral. As apresentações hemorrágicas são raras em contraste com as malformações arteriovenosas cerebrais. O tratamento das angiopatias cerebrais se resume a conservador, endovascular, radiocirurgia e revascularização. Até o presente momento, não há nenhum tratamento farmacológico. A bevacizumabe é um anticorpo monoclonal aprovado para o tratamento de glioblastomas e alguns outros tipo de câncer, sendo um inibidor do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), um importante promotor da angiogênese (formação de novos capilares sanguíneos). Assim, o objetivo do presente projeto é utilizar a bevacizumabe para interromper a angiogênese que forma a angiopatia proliferativa cerebral. Para tanto, realizaremos um estudo prospectivo, utilizando pacientes de ambos os sexos, provenientes do Hospital São Paulo/UNIFESP, diagnosticados com angiopatia proliferativa cerebral. Parte desses pacientes serão tratados com cirurgias tradicionais e outra parte serão tratados com baixas doses de bevacizumabe. Assim, pretendemos comparar as duas formas de tratamento e definir se a bevacizumabe poderá ser utilizada como um tratamento em pacientes com angiopatia proliferativa cerebral.

Projeto 2: É indiscutível a importância do treinamento prático de neurocirurgiões para que seja possível aperfeiçoar as técnicas cirúrgicas e, dessa forma, otimizar os resultados obtidos nas operações realizadas por esses profissionais. Pensando nisso, os pesquisadores pretendem desenvolver um estudo observacional que visa descobrir o relacionamento entre a microvasculatura intramedular do cérebro e as fibras brancas, para desse modo, planejar as cirurgias que exijam ressecção do cérebro, como no caso dos gliomas. Para tanto utilizaremos cérebros humanos com vasos preservados. Para dissecção das fibras brancas utilizaremos a técnica de Klinger da seguinte forma: os cérebros serão colocados em uma solução de formalina 10%, onde permanecerão por um período de dois meses. Após esse período, os cérebros serão lavados por um período de 24 horas em água fria. Então os cérebros colocados em uma caixa plástica e armazenados em freezer em uma temperatura de -15 °C, onde permanecerão por um período de 1 mês. Antes de ser realizada a dissecção, os cérebros serão descongelados em água corrente por um período de 24 horas. Desse modo, pretendemos ajudar a entender a arquitetura tridimensional das fibras brancas e sua relação com a microvasculatura intramedular utilizando a técnica de Klinger e assim, ajudando os neurocirurgiões a melhor entender a sua relação durante as cirurgias.

requisitos/qualificações desejáveis: formação em Medicina com residência/especialização em Neurocirurgia

 

Orientador: Fernanda Gaspar do Amaral

Currículo: http://lattes.cnpq.br/6398402888086154

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas: 1 vaga para Doutorado

Tema de pesquisa:

O Laboratório de Neurobiologia da Pineal desenvolve projetos com pacientes, animais de experimentação e culturas primárias de células epiteliais do plexo coróide, avaliando tanto a síntese pineal de melatonina quando a ação desse hormônio em aspectos da fisiologia. O laboratório abre vagas para candidatas(os) que se interessem em estudar aspectos histológicos e a síntese pineal de melatonina, bem como o papel da melatonina no metabolismo energético e na regulação de miRNAs em animais de experimentação. Os projetos clínicos envolvem o estudo da ritmicidade biológica pós-pandemia em voluntários , além de projeto temático FAPESP em colaboração com a USP, estudando pacientes que passaram pelo tratamento para tumor de pineal. Todos os projetos são desenvolvidos em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais. O laboratório também desenvolve iniciativas de comunicação científica para leigos e gere páginas nas redes sociais para essa atividade extensionista.

requisitos/qualificações desejáveis: É fundamental que os(as) candidatos(as) tenham capacidade de trabalhar em grupo e vontade de aprender técnicas relativas aos projetos. É desejável que  tenham habilidades de comunicação escrita e oral em Português e Inglês e/ou disposição para aprenderem essa atividade. Público-alvo: alunos graduados e se possível que já tenham feito iniciação científica.



Orientador: Helga Cristina Almeida da Silva

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0844918862241102

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas: 1 vaga para Mestrado e 1 vaga para Doutorado

Tema de pesquisa:

MESTRADO

Projeto multidisciplinar sobre consequências funcionais das mutações do gene RIANODINA (RYR1) na coagulação/sistema imune humano, contendo pesquisadores no Brasil e no exterior. Este projeto propõe determinar como as mutações no gene RYR1 afetam a coagulação e o sistema imune humano; em particular, nós investigaremos se portadores de mutações de ganho de função relacionadas à HM tem mais queixas de sangramentos e hipo-hiperativação imune, um sistema imune mais eficiente, níveis alterados de citocinas e anticorpos circulantes/imunoglobulinas (Ig) em repouso ou após a vacinação, e se as células apresentadoras de antígenos (APCs: antigen presenting cells) expressam níveis maiores de MHCII, CD83 e CD86, resultando assim em uma maior capacidade de ativar células T.

DOUTORADO

Estudo Multidisciplinar Brasileiro de Hipertermia Maligna, contendo pesquisadores de vários centros no Brasil. Este projeto propõe caracterizar a expressão clínica-radiológica-anatomopatológica-metabólica-genética da HM em amostra de pacientes brasileiros, por meio da investigação multidisciplinar que inclui pesquisa da suscetibilidade com o Teste de Contratura in vitro, exames de imagem osteoarticulares/musculares, teste de exercício cardiopulmonar e medida da composição corporal, anatomopatológico muscular, estudo bioquímico muscular, dinâmica intracelular do cálcio e pesquisa e correlações com variantes genéticas.

requisitos/qualificações desejáveis: alunos recém-formados ou graduados em biologia ou biomedicina (ou de formação equivalente), proficientes em inglês, com currículo Lattes e histórico escolar com nota média de pelo menos 7, sem vínculo empregatício, aptos para dedicação exclusiva. Experiência desejável: iniciação científica e atividade laboratorial.



Orientador: José Eduardo Peixoto Santos

Currículo: http://lattes.cnpq.br/2193388577862805

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas: 1 vaga para Mestrado

Tema de pesquisa:

A esclerose hipocampal é a etiologia mais frequente em pacientes com epilepsias focais farmacorresistentes de todas as idades. Além das alterações na população neuronal, esta patologia apresenta gliose, que afeta a homeostase do glutamato e é crucial na identificação do hipocampo epileptogênico através do aumento no sinal e relaxamento T2 por ressonância magnética. Apesar da associação qualitativa entre densidade glial e sinal T2, estudos quantitativos não demonstraram correlações fortes. A hipótese é que o conjunto das alterações em proteínas gliais relacionadas com o controle da excitabilidade tecidual, do estresse oxidativo, e poda sináptica correlacionem-se mais fortemente com as alterações em T2 do que simplesmente a intensidade da reação glial, medida pela intensidade da imunomarcação por GFAP e HLA-DR. Este projeto propõe identificar alterações epigenéticas associadas ao aumento do sinal T2 no hipocampo de pacientes com epilepsia do lobo temporal farmacorresistente. 

requisitos/qualificações desejáveis: Para esta vaga, o(a) candidato(a) deve possuir boas habilidades de trabalho em equipe, bom conhecimento de inglês e ótimo histórico escolar. É desejável conhecimento básico de bioinformática ou estar disposto a aprender análises por bioinformática, para realizar as análises de dados de metilação de DNA obtidos na plataforma EPIC (Illumina). 



Orientador: Luciene Covolan

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4322693242221219

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas: 1 vaga para Doutorado

Tema de pesquisa:

Este projeto propõe avaliar o papel da estimulação cerebral profunda na doença de Alzheimer e seus mecanismos de ação. É importante que o(a) candidato(a) seja curioso(a) para explorar diferentes aspectos do setup experimental, e tenha excelentes habilidades interpessoais para colaborar com os membros nacionais e internacionais do projeto. Isso proporcionará entender os objetivos mais amplos do projeto e desafios específicos da área que os membros da equipe enfrentam, otimizando assim a produtividade da equipe. O candidato irá desenvolver: excelentes habilidades de cirurgia estereotáxica, comportamento animal e em técnicas de biologia molecular e histológicas além de bom conhecimento em inglês.

requisitos/qualificações desejáveis: Espera-se que seja altamente motivado(a) para trabalhar em uma equipe multidisciplinar, contendo pesquisadores no Brasil e no exterior. Conhecimentos desejáveis: gostar de fazer cirurgias experimentais e neuroanatomia. Público-alvo: alunos que concluíram o mestrado em neurociências ou de formação equivalente, com ótimo histórico escolar, e se no caso de alunos graduados, que já tenham feito iniciação científica e habilidade de comunicação em inglês.

 

ANEXO II

DECLARAÇÃO DO NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA

Eu, _______________, portador (portadora) do RG número ____________ e inscrito (a) no CPF sob o número__________ , declaro, sob as penas da lei, para fins de apresentação ao Programa de Pós-Graduação em Neurologia / Neurociências, que não exerço atividade remunerada atualmente.

Declaro ainda, a inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou a apresentação de informações e/ou documentos falsos ou divergentes, implicam em minha exclusão de processo de seleção à bolsa de pesquisa, além das medidas judiciais cabíveis. Declaro que estou ciente que a não veracidade da informação prestada constitui falta grave, passível de punição, nos termos da legislação em vigor, Artigo 299 do Código Penal Brasileiro, Decreto-Lei no. 2.848,de 07/12/40, in verbis: Falsidade ideológica Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Local e data:  __________ , __  de outubro de 2022.

Assinatura do(a) declarante

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Napoleão de Barros, 626

E-mail: ppgneurologia@unifesp.br / ppgneuro.unifesp@gmail.com