Docente (s) Responsável (s) Fernanda Gaspar do Amaral
Ementa
Objetivo do Curso e resultados esperados:
Motivar o(a) aluno(a) à construção do conhecimento científico sobre Cronobiologia. Desenvolver espírito investigativo com olhar cronobiológico e sua relação com a nutrição, valorizando a pesquisa como instrumento de trabalho. Estimular o(a) aluno(a) na articulação entre os conteúdos aprendidos, atividades e pesquisas, tornando-o(a) sujeito de seu aprendizado e propiciando a socialização do conhecimento adquirido. Observar e questionar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática e suas expectativas frente ao tema.
Para tanto, o curso iniciará com a abordagem conceitual da Cronobiologia, seguindo para o conhecimento sobre pineal, melatonina e sua importância no cenário cronobiológico. Com base no entendimento deste conteúdo, seguiremos para a contextualização da relação entre a Nutrição e a Cronobiologia, levando ao entendimento do termo Crononutrição. Abordaremosa importância da nutrição no binômio saúde-doença e da abordagem nutricional que considere as questões rítmicas do indivíduo. Discutiremos também sobre as pesquisas atuais no campo da Nutrição, introduzindo o pensamento crítico científico que relacionam os temas. Após estes detalhamentos e entendimento, daremos ênfase ao conhecimento adquirido pelos alunos(as), partindo para discussão de artigos científicos sobre os temas abordados.
Espera-se que os(as) alunos(as) se apropriem dos conceitos e montem um mapa mental para expor o conteúdo abordado, vislumbrando a aplicação do conhecimento tanto em sua prática de pesquisa quanto em sua prática clínica, quando aplicável.
Formato das aulas previstas:
As aulas ocorrerão de forma remota pelo Google Meet, com repositório de materiais no Google Sala de Aula. É imprescindível que o(a) aluno(a) tenha acesso à conexão de internet e e-mail para interação em plataformas digitais. As aulas serão expositivas e ministradas pela docente responsável, com debate coletivo sobre as temáticas e artigos científicos escolhidos através de rodas de conversas e interações dinâmicas em plataformas de atividades.
Programação
15/09 - Aula 1: Apresentação da ementa, da equipe e dos alunos, explanação das regras de presença e avaliação.
22/09 – Aula 2: Conceitos de Cronobiologia.
29/09 – Aula 3: Glândula pineal, vias de ativação da síntese de melatonina, fatores externos e internos que podem interferir na cascata de ativação.
06/10 – Aula 4: Melatonina e sua relação com os sistemas orgânicos.
13/10 – Aula 5: Ritmicidade do metabolismo energético e de aspectos do comportamento alimentar.
20/10 – Aula 6: Organização rítmica da síntese de hormônios, neurotransmissores e outras secreções envolvidas na ingesta e comportamento alimentar.
27/10 – Aula 7: Aplicabilidade nos ensaios clínicos e experimentais.
03/11 – Aula 8: Encerramento e devolutiva dos alunos.
Período
15.09.2020 - 03.11.2020
Horários: 09h00 as 11h30 min às terças-feiras.
Público-alvo
Pós-graduandos do Programa em Neurologia/ Neurociências e outros Programas da UNIFESP.
Vagas
30 vagas (20 para alunos do PPG em Neurologia/Neurociêncies e 10 para alunos de outros programas).
Local
Encontros síncronos pela plataforma Google Meet e conteúdos disponibilizados pelo Classroom.
Carga Horária
30 horas.
Quantidade de Créditos
2.
Inscrições
20/08/2020 a 10/09/2020
Forma de Avaliação
Frequência mínima de 75%. A avaliação se dará ao longo das aulas, sendo considerada a participação dos(as) alunos(as) nas discussões e nas tarefas propostas. O(A) aluno(a) deverá entregar um texto relatando como a temática apresentada pode ser aplicada em sua área de pesquisa/atuação. Não haverá prova formal.
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