titulo-portugues-final.png

Seminários da Academia Nacional de Medicina

Não Publicado
Docente (s) Responsável (s)
- Academia Nacional de Medicina
- responsável no PPG Neurologia/Neurociências: Gilmar Fernandes do Prado

Ementa

Este seminário tem o propósito de oferecer uma discussão ampla sobre temas de medicina clínica e subespecialidades relacionadas, e técnicas de pesquisa biomédica, clínica e básica, relacionadas a essas disciplinas. São seminários que ocorrem nas sessões da Academia Nacional de Medicina.

Objetivos

Alcançar uma visão mais aprofundada de tópicos relevantes na pesquisa biomédica, incluindo ciência biológica básica e médica, e sua potencial aplicação no campo da medicina interna.

As aulas abordarão os seguintes temas:

• Patogênese de doenças
  • Novos conceitos e abordagens em medicina
  • Humanização em Medicina
  • Novas técnicas na pesquisa clínica e experimental
  • Bases cientificas de desenvolvimentos médicos (incorporação eficiente da ciência na prática médica/ciências básicas como etapa essencial para a resolução de problemas clínicos).
  • Novas estratégias diagnósticas e terapêuticas em doenças
  • Epidemiologia e Saúde Pública
  • Terapias Avançadas em Doenças Clínicas

Metodologia

Discentes participarão de seminários semanais da Academia Nacional de Medicina de forma remota, utilizando a internet.

Período

Turma 1 - 03.09.2020 - 26.11.2020

Horários: 18h00 as 20h às quintas-feiras.

Turma 2 - 04.03.2021 - 01.07.2021

Horários: 18h00 as 20h às quintas-feiras.

Pós-graduandos do Programa em Neurologia/ Neurociências.

Encontros síncronos através do canal da Academia Nacional de Medicina

Carga Horária

Turma 1 = 26 horas de aula + trabalho

Turma 2 = 34 horas de aula + trabalho

Quantidade de Créditos

Turma 1 = 2 créditos

Turma 2 = 3 créditos

Turma 1: 26/08/2020 a 01/09/2020

Turma 2: 15/01/2021 a 31/01/2021

Ficha de Inscrição

Forma de Avaliação

Análise de resenha (de 500 a 1000 palavras) baseada em um seminário escolhido livremente pelo aluno. Para a aprovação serão necessários, presença em, pelo menos, 75% dos encontros semanais, e uma média igual ou superior a sete (7,0), obtida a partir da nota da resenha.

Bibliografia

Finnerty EP, Chauvin S, Bonaminio G, Andrews M, Carroll RG, Pangaro LN. Flexner revisited: the role and value of the basic sciences in medical education. Acad Med. 2010;85:349-55.

Torre DM, Daley BJ, Sebastian JL, Elnicki DM, Overview of Current Learning Theories for Medical Educators. Amer J of Medicine2006;119,903–7.

Patel VL, Yoskowitz NA, Arocha JF, Shortliffe EH. Cognitive and learning sciences in biomedical and health instructional design: A review with lessons for biomedical informatics education J Biomedical Informatics, 2009;42,176-97.

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Napoleão de Barros, 626