titulo-portugues-final.png

Prova de Ingresso

A prova deverá ser realizada por todos os alunos já aceitos por um orientador do programa e previamente à matrícula.

A prova avaliará conhecimentos básicos de Neurofisiologia Básica, além de conhecimentos da língua inglesa a nível de compreensão de texto escrito (texto científico).  Haverá uma nota para a parte de neurofisiologia (0-10) e outra nota para o inglês (0-10). Para o aluno ser aprovado, deverá obter o mínimo de 7.0 nas duas partes da prova. A nota final será a soma das duas notas. Os alunos aprovados serão classificados de acordo com a nota final, da maior para a menor nota, sendo que esta ordem será um dos critérios para a distribuição de  bolsas. A seleção de bolsistas ocorre em edital específico para bolsas.

O resultado da prova terá validade de 6 meses.

As provas ocorrem geralmente duas vezes por ano, uma em cada semestre (março e agosto).

Tópicos para prova de Neurofisiologia Básica

1. Anatomia macroscópica e microscópica do sistema nervoso central e periférico;

2. Transporte de íons através da membrana celular. Potenciais de membrana e de ação;

3. Neurônios e glia;

4. Transmissão sináptica;

5. Sistema de neurotransmissores;

6. Fisiologia sensorial. Sensações tácteis, térmicas e dolorosas;

7. Sentidos especiais: visão, audição, paladar e olfato;

8. Controle neural do movimento;

9. Bases neurais da memória e emoções;

10. Sistema nervoso autônomo.

Fontes Bibliográficas Recomendadas

1. Neurociências. Desvendando o sistema nervoso. Editora Artmed. Bear  MF, Connors BW, Paradiso MA.;

2. Neurociência básica, Anatomia e Fisiologia. Editora Guanabara  Koogan. Arthur C. Guyton;

3. Princípios da Neurociência. Editora Manole. Kandel ER, Schwartz JH,  Jessell TM.;

4. Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais de neurocência.  Editora Atheneu. Lent R..

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Napoleão de Barros, 626