Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia)

Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia)

esferoide

O Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina – Unifesp titulou 540 alunos desde sua criação em 1979, sendo 335 mestres, 194 doutores e 11 Pós-Doutores, demonstrando uma participação ativa no processo de nucleação de docentes que hoje atuam em diversas Universidades Federais, Estaduais e Privadas em todo território nacional.

Desde seu início, o Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia sempre teve como meta a formação e consequente titulação de docentes e pesquisadores, com o intuito primordial de divulgar o conhecimento científico e a geração de novos conhecimentos na área da Otorrinolaringologia. Posteriormente, inserido à área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o que atualmente corresponde as nossas duas áreas de concentração:

- Ciências Otorrinolaringológica e Base de Crânio

- Cirurgia Aplicada em Cabeça e Pescoço

O Programa é multidisciplinar e multiprofissional, extrapola a Medicina, integrando-o com as demais áreas da ciência. Nosso objetivo é oferecer à instituição e á Comunidade Acadêmica Nacional um conjunto de pesquisadores com linhas de pesquisas definidas em ciências da saúde, para a formação de docentes e pesquisadores em pós-graduação.

Devido à escassez de programas de Pós-Graduação em otorrinolaringologia no País, que desenvolvam estudos nesta área correlacionando a pesquisa básica com a aplicabilidade prática nas doenças otorrinolaringológicas o nosso Programa tem uma responsabilidade de suprir esta necessidade e estimular o desenvolvimento de novos conhecimentos e profissionais qualificados para o crescimento do conhecimento científico otorrinolaringológico no Brasil.

A vocação da Área de Otorrinolaringologia, Base de Crânio e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do nosso Programa de Pós-Graduação é a formação de pesquisadores capacitados, geração de novos conhecimentos, e o desenvolvimento de ferramentas que possam liderar a medicina translacional de nossas áreas. Devido às características desta sub-especialidade cirúrgica, nosso programa tem uma grande responsabilidade no desenvolvimento de estudos clínicos associados à pesquisa básica. Assim, os ensaios clínicos que possam avaliar a aplicabilidade de novos recursos diagnósticos e terapêuticos são tão importantes quanto à contribuição na geração de novos conhecimentos básicos. Assim, nosso Programa mescla linhas básicas e ensaios clínicos de vanguarda. 

Atualizado em 23/06/2021.

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua dos Otonis, 700 - Piso Superior  - Vila Clementino  •  CEP 04025002 - São Paulo - SP - Brasil
+55 11 5576 4848 Ramal 17267   •  ppg.otorrino@unifesp.br