Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia)

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Selecione a Área ou Linha de Pesquisa para descrição.

Área: Ciências Otorrinolaringológica e Base de Crânio

Avaliação dos mecanismos fisiológicos e patológicos das afecções que comprometem as vias aéreas digestivas superiores, bem como a reabilitação das sequelas decorrentes das lesões, utilizando novas tecnologias de bioengenharia e marcadores inflamatórios; Estudo dos diversos aspectos relacionados à fisiopatologia e à reabilitação do paciente com zumbido e/ou intolerância a sons; Estudo das propriedades biomecânicas da mucosa nasal, bem como a transcrição-transdução, epigenética da proteína, composição da matriz extracelular, celular e criação de modelos experimentais para avaliar as propriedades mecânicas tecidual e seus tratamentos clínicos; Avaliação do impacto dos distúrbios obstrutivos do sono na via aérea superior de criança; Avaliação do impacto das diversas intervenções terapêuticas: ortopedia maxilar e/ou mandibular, cirurgias em vias aéreas superiores com exérese de tecidos na região obstrutiva localizada em rino, oro e laringofaringe; Investigação dos mecanismos morfofisiopatológicos dos distúrbios sensoriais e neurais que comprometem os nervos cranianos responsáveis pela audição e equilíbrio corporal; Elaboração de instrumentos específicos, bem como modelos experimentais para reabilitação.

Linha de Pesquisa: Avaliação dos Mecanismos Fisiopatológicos e Reabilitação das Afecções das Vias Aerodigestivas Superiores

Avaliação dos mecanismos fisiológicos e patológicos das afecções que comprometem as vias aéreas digestivas superiores, bem como a reabilitação das sequelas decorrentes das lesões, utilizando novas tecnologias de bioengenharia e marcadores inflamatórios. 

Linha de Pesquisa: Avaliação dos Mecanismos Fisiopatológicos e Reabilitação do Paciente com Zumbido e/ou Intolerância a Sons

Pesquisar os diversos aspectos relacionados à fisiopatologia (vias auditivas, periférica e central, psicoacústica, psicológica e do sistema estomatognático) e à reabilitação do paciente com zumbido e/ou intolerância a sons (hiperacusia, fonofobia e misofonia).

Linha de Pesquisa: Biomecânica da Mucosa Nasal

Estuda as propriedades biomecânicas (força de tração celular, tensão superficial do tecido, equilíbrio de pressão hidrostática e osmótica) da mucosa nasal, bem como a transcrição-transdução, epigenética da proteína, composição da matriz extracelular, celular e criação de modelos experimentais para avaliar as propriedades mecânicas tecidual e seus tratamentos clínicos.

Linha de Pesquisa: Estudo das Alterações Faringo Laríngeas Relacionadas a Voz e a Deglutição

As alterações faringo laríngeas da voz e da deglutição são muito prevalentes em nosso meio. Com o envelhecimento da população essas alterações têm aumentado muito na população. Neste momento de pandemia e aumento de indivíduos em terapia intensiva também houve um grande incremento nestes casos. A disfagia que é o distúrbio da função de deglutição pode impactar na nutrição dos indivíduos e a aspiração de alimentos ou saliva em infecções do trato respiratório baixo, gerando riscos de vida. 

Linha de Pesquisa: Ética e Responsabilidade Civil em Medicina

Avaliar as principais denúncias de erro médico em otorrinolaringologia na Câmara Técnica do CRM-SP e seguir a sindicância, avaliando se tornou ou não processo e correlacionar com a ação cível verificando qual valor foi decretado no ressarcimento de danos morais. Avaliar o papel do perito médico na decisão do juiz, descrevendo qual a real função deste profissional e qual o grau de capacitação.

Linha de Pesquisa: Mecanismos Fisiopatológicos e Abordagens Terapêuticas na Obstrução de Vias Aéreas Superiores na Infância

Avaliação do impacto dos distúrbios obstrutivos do sono na via aérea superior de criança, utilizando ferramentas de polissonografia, exames de imagens ortodônticas com mensurações cefalométricas, antropometria, sintomas e sinais clínicos do respirador oral, roncador primário e paciente apneico. Avaliação do impacto das diversas intervenções terapêuticas: ortopedia maxilar e/ou mandibular, cirurgias em vias aéreas superiores com exérese de tecidos na região obstrutiva localizada em rino, oro e laringofaringe.

Linha de Pesquisa: Mecanismos Morfofisiopatológicos das Disfunções Sensoriais e Neurais da Audição e Equilibrio Corporal

Investigar os mecanismos morfofisiopatológicos dos distúrbios sensoriais e neurais que comprometem os nervos cranianos responsáveis pela audição e equilíbrio corporal. Elaborar instrumentos específicos, bem como modelos experimentais para reabilitação.

Área: Cirurgia Aplicada em Cabeça e Pescoço

Avaliação dos fatores de risco genéticos, comportamentais e do tratamento das principais neoplasias epiteliais da via aerodigestiva alta e de suas metástases cervicais. Estudo genético e citológico das alterações nas glândulas tireóide e paratireóide relacionadas aos tumores que acometem esses tecidos.

Linha de Pesquisa: Comportamento das Neoplasias do Trato Aerodigestivo Superior

Avaliação dos fatores de risco genéticos, comportamentais e do tratamento das principais neoplasias epiteliais da via aerodigestiva alta e de suas metástases cervicais. 

Linha de Pesquisa: Morfofisiopatologia da Glândula Tireóide e Paratireóide

Estudo genético e citológico das alterações nas glândulas tireóide e paratireóide relacionadas aos tumores que acometem esses tecidos. 

Atualizado em 15/07/2022

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua dos Otonis, 700 - Piso Superior  - Vila Clementino  •  CEP 04025002 - São Paulo - SP - Brasil
+55 11 5576 4848 Ramal 17267   •  ppg.otorrino@unifesp.br