Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do programa educacional de resistência a drogas e violência (PROERD) em resultados secundários de curto prazo, como intenções de usar drogas, atitudes em relação às drogas, experiência escolar e habilidades para a vida (recusa, tomada de decisão e comunicação). Dois ensaios clínicos randomizados por conglomerados foram conduzidos em 30 escolas públicas da cidade de São Paulo (Brasil) com 4.030 alunos (1.727 da quinta e 2.303 da sétima série). O grupo de intervenção participou de 10 aulas do PROERD conduzidas por policiais treinados, enquanto o grupo de controle não recebeu nenhuma intervenção. PROERD é uma adaptação brasileira do programa norte-americano de Educação para a Resistência ao Abuso de Drogas (DARE) Keepin 'it REAL. Os dados foram coletados em dois momentos: pré-intervenção e no acompanhamento de 9 meses. Dois paradigmas diferentes foram usados na análise multinível, análises de caso completo (CC) e intenção de tratar (ITT), usando a máxima verossimilhança de informações completas (FIML). Encontramos resultados mistos. Embora o currículo do sétimo ano pareça ter efeitos positivos na experiência escolar (coeficiente = 0,093; IC 95%: 0,001, −0,185), ele também aumenta a intenção de usar cigarros no futuro (OR = 1,93, IC 95%: 1,109 , 3,379) e as chances de aceitar maconha (OR = 1,62, IC 95%: 1,03, 2,53), e parece reduzir ligeiramente as habilidades de tomada de decisão entre os alunos da quinta série (coef = −0,078; IC 95%: −0,131, - 0,025).
Professora Dra. Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Publicado em PREVENTION SCIENCE, v. 22, p. onlinefirst, 2021.