Embora muitos estudos tenham abordado a ocorrência de bullying e suas associações, eles costumam usar variáveis individuais construídas a partir de poucos itens que provavelmente são inadequados para avaliar a gravidade e o tipo do bullying. Nosso objetivo foi identificar os padrões de envolvimento na perpetração e vitimização do bullying e sua associação com o uso de álcool, desempenho escolar e variáveis sociodemográficas. A avaliação inicial de um ensaio clínico randomizado foi usada e uma análise latente da classe foi conduzida para identificar padrões de bullying entre 1.742 alunos do quinto ano e 2.316 alunos do sétimo ano de 30 escolas públicas de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário autorrelatado anônimo e guiado por áudio preenchido pelos participantes em smartphones. Regressões logísticas multinomiais foram realizadas para verificar como as variáveis covariantes afetavam as classes latentes de bullying. Ambas as séries apresentaram as mesmas quatro classes latentes:baixo bullying, vitimização de bullying moderada, alta vitimização de bullying e alta vitimização e perpetração de bullying. O uso de álcool foi associado a todas as classes de bullying em ambas as séries, com odds ratio de até 5,36 (IC 95% 3,05; 10,38) entre alunos da quinta série da classe de alta vitimização e perpetração de bullying. O mau desempenho escolar também foi fortemente associado a essa classe (aOR = 10,12, IC 95% = 4,19; 24,41). Os alunos pretos / pardos da 5ª série tinham 3,35 vezes mais probabilidade de se enquadrar na classe de alta vitimização por bullying (IC 95% 1,34; 8,37). Foi encontrada ausência de evidências para associação de variáveis sociodemográficas e turma latente de bullying entre alunos da sétima série. O bullying e o uso de álcool são comportamentos altamente prejudiciais que devem ser evitados. No entanto, os programas de prevenção devem considerar como as questões raciais e de gênero estão influenciando a maneira como os alunos vivenciam a violência.
Palavras-chave: prevenção , adolescentes , escolas , bullying , álcool , análise de classes latentes
Professora Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Publicado em JOURNAL OF INTERPERSONAL VIOLENCE, v. 36, p. 088626052199912, 2021.