Examinando associações entre raça, gênero, uso de álcool, desempenho escolar e padrões de bullying no contexto escolar: uma análise latente de classe

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Embora muitos estudos tenham abordado a ocorrência de bullying e suas associações, eles costumam usar variáveis ​​individuais construídas a partir de poucos itens que provavelmente são inadequados para avaliar a gravidade e o tipo do bullying. Nosso objetivo foi identificar os padrões de envolvimento na perpetração e vitimização do bullying e sua associação com o uso de álcool, desempenho escolar e variáveis ​​sociodemográficas. A avaliação inicial de um ensaio clínico randomizado foi usada e uma análise latente da classe foi conduzida para identificar padrões de bullying entre 1.742 alunos do quinto ano e 2.316 alunos do sétimo ano de 30 escolas públicas de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário autorrelatado anônimo e guiado por áudio preenchido pelos participantes em smartphones. Regressões logísticas multinomiais foram realizadas para verificar como as variáveis ​​covariantes afetavam as classes latentes de bullying. Ambas as séries apresentaram as mesmas quatro classes latentes:baixo bullying, vitimização de bullying moderada, alta vitimização de bullying e alta vitimização e perpetração de bullying. O uso de álcool foi associado a todas as classes de bullying em ambas as séries, com odds ratio de até 5,36 (IC 95% 3,05; 10,38) entre alunos da quinta série da classe de alta vitimização e perpetração de bullying. O mau desempenho escolar também foi fortemente associado a essa classe (aOR = 10,12, IC 95% = 4,19; 24,41). Os alunos pretos / pardos da 5ª série tinham 3,35 vezes mais probabilidade de se enquadrar na classe de alta vitimização por bullying (IC 95% 1,34; 8,37). Foi encontrada ausência de evidências para associação de variáveis ​​sociodemográficas e turma latente de bullying entre alunos da sétima série. O bullying e o uso de álcool são comportamentos altamente prejudiciais que devem ser evitados. No entanto, os programas de prevenção devem considerar como as questões raciais e de gênero estão influenciando a maneira como os alunos vivenciam a violência.

Palavras-chave: prevenção , adolescentes , escolas , bullying , álcool , análise de classes latentes

Professora Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner

Publicado em JOURNAL OF INTERPERSONAL VIOLENCE, v. 36, p. 088626052199912, 2021.

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