(IN)visibilidade, Gênero e Diretrizes Curriculares Nacionais nas Saúde: Caminhos para uma Pedagogia Radical

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Resumo: Este estudo objetiva refletir sobre as primeiras contribuições às quais a pedagogia radical de Henry Giroux pode trazer para formular um caminho que leve ao pensamento crítico na  área  do  ensino  na  saúde. Trata-sede  um  ensaioque,  conforme preconizado  por Starobinski, aproxima  a  categoria  gêneroidentificado  nas  Diretrizes  Curriculares  Nacionais para  os  cursos  de  graduação  de  saúde  em  contraste  comapedagogia radical de Henry Giroux. Realizou-se uma busca do termo “gênero” nestasDiretrizescom o intuito de identificar a visibilidade do termo, como também a matriz teórica em que parece se assentar. Nas 15 profissões da área da saúde, identificou-seo termoem apenas três, ainda assim, destas três, em duas  graduações  o  termo permanece  na interpretação  hegemonizadapela  Saúde Coletiva,   baseada   na   perspectiva   funcionalista   ou,   quando   muito,   eminentemente fenomenológica. Assim,teceram-se alguns caminhos para refletir sobre esta (in)visibilidade e tentou-sejustificara necessidade de uma pedagogia radical que opere o pensamento crítico sobre gênero  nestas  graduações  visandodesvelar  as  opções  políticas  destediscurso científico.

Palavras-chave:Pedagogia, Crítica, Teoria Crítica, Gênero, Saúde.

Professor Leonardo Carnut

Publicado em REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS,Campo Mourão, v. 9, n. 17, jul./dez. 2020.

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