Resumo: Este estudo objetiva refletir sobre as primeiras contribuições às quais a pedagogia radical de Henry Giroux pode trazer para formular um caminho que leve ao pensamento crítico na área do ensino na saúde. Trata-sede um ensaioque, conforme preconizado por Starobinski, aproxima a categoria gêneroidentificado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de saúde em contraste comapedagogia radical de Henry Giroux. Realizou-se uma busca do termo “gênero” nestasDiretrizescom o intuito de identificar a visibilidade do termo, como também a matriz teórica em que parece se assentar. Nas 15 profissões da área da saúde, identificou-seo termoem apenas três, ainda assim, destas três, em duas graduações o termo permanece na interpretação hegemonizadapela Saúde Coletiva, baseada na perspectiva funcionalista ou, quando muito, eminentemente fenomenológica. Assim,teceram-se alguns caminhos para refletir sobre esta (in)visibilidade e tentou-sejustificara necessidade de uma pedagogia radical que opere o pensamento crítico sobre gênero nestas graduações visandodesvelar as opções políticas destediscurso científico.
Palavras-chave:Pedagogia, Crítica, Teoria Crítica, Gênero, Saúde.
Professor Leonardo Carnut
Publicado em REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS,Campo Mourão, v. 9, n. 17, jul./dez. 2020.