Sofrer bullying e usar drogas estão associados a sintomas de transtorno alimentar em estudantes brasileiros

 

eat.v54.3.cover

Objetivo
O objetivo principal deste estudo é avaliar os fatores associados aos sintomas de transtorno alimentar (TA) em adolescentes brasileiros.

Método
A amostra foi composta por 5.213 alunos, idade média de 13,24 ( DP ± 0,01), da oitava série de 93 escolas públicas de três cidades brasileiras. Os dados foram coletados por meio de um questionário de autorrelato anônimo, avaliando: sociodemográficos, uso de álcool, tabaco, drogas ilícitas, consumo excessivo de álcool, bullying e sintomas de TA. Usamos análise fatorial confirmatória e regressão linear multivariada.

Resultados
Descobrimos que altos níveis de vitimização por bullying, consumo excessivo de álcool e o uso de substâncias para perda de peso não prescritas foram associados a níveis mais elevados de sintomas de disfunção erétil para ambos os sexos. Porém, apenas entre as meninas, a maior idade ( β = 0,10; IC95% = 0,02; 0,17) e o uso de drogas ilícitas ( β = 0,21; IC95% = 0,094; 0,34) estiveram associados ao aumento da DE sintomas.

Discussão
Demonstramos uma associação significativa dos sintomas de TA com o uso de drogas e bullying, destacando a importância de abordar esses fatores no desenvolvimento de estratégias de prevenção de TA.

Professora Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner

Publicado em International Journal of Eating Disorders, v. 54, p. 445-450, 2021.

Saiba mais Clique Aqui

 

© 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Faceboonk Instagram Youtube

Please publish modules in offcanvas position.