Uso nacional de drogas psicotrópicas no tratamento da depressão autorreferida na população adulta urbana brasileira

rbepid glogo

Objetivo:
O uso de antidepressivos está aumentando em todo o mundo, mas faltam dados nacionais sobre o uso de drogas psicotrópicas por pacientes deprimidos no Brasil.

Metodologia:
Entre 2013 e 2014, uma amostra representativa de indivíduos adultos urbanos foi questionada sobre a presença diagnóstica de doença crônica, a indicação médica para tratamento medicamentoso e o uso de medicamentos crônicos à época de cada diagnóstico relatado. Foram analisadas as frequências de depressão relatada e os medicamentos relacionados a essa doença.

Resultados:
No geral, 6,1% dos entrevistados relataram depressão. A prevalência aumentou com a idade (9,5% entre os idosos) foi maior entre as mulheres (8,9%) e no sul do país (8,9%). Como doença única, a prevalência de depressão foi maior entre os jovens (17,6%). Entre aqueles com multimorbidade, a prevalência de depressão subiu para 25,7%. Dos que relataram depressão, 81,3% tinham indicação médica para tratamento e 90,3% estavam em tratamento - essa proporção foi menor entre os jovens (84,5%) e os que moram na região mais pobre (78,6%). Os antidepressivos representaram 47,2% dos medicamentos psicotrópicos tomados pelos entrevistados com depressão, com diferenças regionais - apenas 30% usavam antidepressivos no Norte. Polifarmácia foi relatada por 22% das pessoas com depressão e outras doenças crônicas.

Conclusão:
A depressão no Brasil é comum entre adultos jovens como doença crônica única e altamente prevalente entre as pessoas com multimorbidade crônica, principalmente os jovens. A lacuna de tratamento foi maior entre os jovens e nas regiões menos desenvolvidas do país.

Palavras-chave:
Estudos Populacionais em Saúde Pública; Prevalência; Doença crônica; Psicotrópicos; Depressão

Professor Luiz Roberto Ramos

Publicado em REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA, v. 23, p. E200059, 2020.

Saiba mais Clique Aqui

 

© 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Faceboonk Instagram Youtube

Please publish modules in offcanvas position.