Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Tamanho da Amostra na Pesquisa Médica

noticia 07 11 22

Adriana Sanudo - Estatística UNIFESP/EPM
Graduada em Estatística pela Universidade de São Paulo (1996) e Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (2000). Doutorado em Saúde Coletiva pela UNIFESP (2017). Trabalha como estatística no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP-EPM. Experiente na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Ciências Biológicas. Ministra aulas de Bioestatística na Graduação de Medicina (carga horária 20h) da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP Campus São Paulo, na qualidade de técnica de assuntos estudantis com ensino à docência.

Estudos na área da saúde utilizam amostras para inferir informações sobre toda a população relevante e para representar de forma acurada a população de interesse. Dessa forma, durante o planejamento e a elaboração de uma pesquisa, uma das principais indagações do pesquisador é saber qual o tamanho da amostra necessário para o estudo. A amostra deve ter precisão/poder suficiente para realizar inferências válidas. Poder suficiente para detectar diferenças ou efeitos quando estes estiverem presentes, e precisão suficiente expressa em termos da magnitude da margem de erro. Em amostras mal planejadas, isto é, amostras pequenas ou amostras exageradamente grandes pode-se correr o risco de que diferenças importantes passem despercebidas ou de que diferenças irrelevantes do ponto de vista clínico sejam significantes do ponto de vista estatístico, respectivamente. Não existe um valor pré-estabelecido para o tamanho da amostra de interesse. Para cada caso há uma solução que depende do objetivo do estudo e do tipo de desfecho avaliado, e para isso o pesquisador precisa conhecer algumas definições e conceitos estatísticos.

Objetivo: discorrer sobre alguns conceitos envolvidos no cálculo do tamanho da amostra e apresentar alguns exemplos de como e onde tais cálculos podem ser realizados.

Referências:

• Viés de tamanho inadequado da amostra.

Data: 09/11/2022 - 4ª feira
Horário: 14h00 às 15h30 (Horário de Brasília)
Não é necessária a inscrição, basta acessar o link do ZOOM:
https://us02web.zoom.us/j/81017206388?pwd=MGxaeXhXYXdyL2xoeUo5aWtVTXQ2QT09

Meeting ID: 810 1720 6388
Passcode: 527275

Organização

Elaine Costa de Almeida
Bibliotecária da Biblioteca Campus São Paulo
UNIFESP/EPM – Vila Clementino

 

Artigos Relacionados - Notícias

17 Nov 2021 09:37

O consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco para os problemas [ ... ]

Notícias

© 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Faceboonk Instagram Youtube