Artigo publicado no Journal of Adolescence pela mestranda do PPGSC, Júlia Gusmões, a doutoranda Juliana Valente e a egressa Adriana Sanudo, orientadas pela Prof. Zila Sanchez, evidenciou, através de um ensaio controlado randomizado com 6637 alunos de escolas de 6 cidades brasileiras, o efeito do programa de prevenção ao uso de drogas #Tamojunto na violência física e bullying sofridos e praticados nas escolas. O estudo encontrou que o programa apresentou um possível efeito protetor no relato de vitimização por bullying em meninas de 13 a 15 anos nos 9 meses de acompanhamento. O efeito não se manteve no tempo, perdendo a significância após 21 meses de acompanhamento. Não foi encontrado efeito do programa para a prática de bullying, nem para prática ou vitimização de violência física. Sugere-se, assim, a elaboração e avaliação de aulas de reforço sobre violência e também que os estudos futuros analisem o gradiente de violência sofrida e praticada em ambiente escolar.

Link do resumo do artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140197117302014?via%3Dihub

Artigo completo disponível pelo email: dellsol.julia@gmail.com