Em Batalhas morais, Richard Miskolci analisa como demandas de justiça social alcançaram centralidade na vida política brasileira, desencadeando uma onda autoritária e anti-intelectual que ainda nos engolfa.
Essa nova esfera pública incentiva a recusa aos mediadores sociais: instituições como a ciência, o jornalismo profissional e a justiça, assim como os profissionais que nelas trabalham. Miskolci analisa, então, o ataque aos mediadores sociais por meio da forma como a universidade e seus especialistas em gênero e sexualidade descobriram-se no fogo cruzado entre os empreendedores morais de um lado e as milícias identitárias de outro.Desigualdades históricas e estruturais deixaram de ser tratadas no registro do direito e da saúde pública em favor de um enquadramento moral benéfico à extrema-direita e no qual ambos os exércitos contribuíram para o fortalecimento do autoritarismo e para o ataque aos intelectuais acadêmicos, empobrecendo o debate público.Este livro lança luz, portanto, no repertório de ação e vocabular tanto dos empreendedores morais e sua cruzada contra o que batizaram de “ideologia de gênero” quanto dos ativismos identitários com seus escrachos e cancelamentos justificados pela novilíngua de “local de fala”, “experiência” e “cisgeneridade”.
Miskolci discute aqui questões centrais na sociedade brasileira contemporânea, oferecendo uma reflexão crítica sobre as disputas políticas que têm moldado nosso presente.
Produto de uma tese de titularidade apresentada à UNIFESP, o livro de Richard Miskolci atravessa as fronteiras entre o texto acadêmico, o ensaio e o memorial, sem prejuízo do rigor científico. Além de articular pesquisas desenvolvidas pelo autor ao longo da sua trajetória, o texto traz reflexões sobre o campo de estudos de gênero e suas transformações ao longo de uma década. No entanto, possui a qualidade rara de enxergar além do horizonte desse campo de estudos e, ao analisá-lo, examinar também uma década de profundas transformações na sociedade brasileira. De escrita fluida e acessível, o trabalho convida estudantes, professores e ativistas a fazer uma pergunta fundamental: como desejamos nos relacionar uns com os outros, com nossas diferenças e discordâncias?
Bila Sorj
Professora Titular de Sociologia da UFRJ
Brilhante como sempre, polêmica como nunca, eis a nova contribuição de Richard Miskolci para a Série Cadernos da Diversidade. Publicada desde 2008, pela Editora Autêntica, a Série vem trazendo títulos que discutem temas atuais e cuja relevância se deslocou para o centro dos debates, na última década. Batalhas Morais instiga o pensamento acadêmico a se posicionar autonomamente, ainda que sob a artilharia do “politicamente correto”, da “cultura do cancelamento” e das “milícias identitárias” que se constituíram a partir do próprio ambiente progressista ou não conservador. Para Miskolci, o lugar de fala não pode, por si só, se opor e até se sobrepor ao constructo crítico da elaboração teórica-acadêmica, atacando cruelmente, com o auxílio das redes sociais, pessoas que dedicaram vidas inteiras à reflexão universitária de tais temas. Pior: pessoas essas que sempre apoiaram as causas e a militância de seus futuros detratores! Um livro que assume posição. Que merece ser lido. E que, pelo bem e pelo mal, será,sim, objeto (e alvo) de críticas. Como coordenadora da Série, afirmo que publicá-lo é uma aposta na coragem.E, com o perdão do trocadilho com o nome da Editora, acrescento: fazemos aqui uma aposta no pensamento autêntico.Keila Deslandes.
Coordenadora da Série Cadernos da Diversidade
Richard Miskolci é Professor Titular de Sociologia da UNIFESP, pesquisador do CNPq e coordenador do Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Direitos Humanos e Saúde. Docente do Departamento de Medicina Preventiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da EPM-UNIFESP, Miskolci é Doutor em Sociologia pela USP, foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia e na Universidade de Michigan. Autor de diversos livros e artigos, publicou também pela Autêntica Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças (2012) e Desejos digitais: uma análise sociológica da busca por parceiros on-line (2017). Atualmente, pesquisa as consequências políticas e de saúde causadas pelo uso das plataformas de rede social.
Link para o livro na Autêntica Editora:Clique aqui
Link para Amazon:Clique aqui