Lançamento - Conheça Pahola: A primeira especialista digital em saúde e uso do álcool da OPAS

pahola launch pt

O consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco para os problemas de Saúde mundialmente e nas Américas. Estima-se que cerca de 107 milhões de pessoas no mundo tem um transtorno por uso de álcool (TUA), e menos de 10% delas recebe cuidados adequados devido a numerosas barreiras, entre elas a ambivalência sobre o tratamento, privacidade, estigma, problemas de acesso ao serviço, e pouca disponibilidade de tratamento.

Em 2016, 27.5% das pessoas adultas nas Américas viviam em um país onde a cobertura de tratamento é desconhecida, e mais 39.4% vivia em um país com menos de 10% das pessoas que precisam de tratamento para o TUA o receberam. Serviços de tratamento para problemas devido ao álcool, incluindo a detecção e intervenção breve em serviços de atenção primaria da saúde ainda não foram ampliados na maioria dos países.

Durante a pandemia do COVID-19, não só houve ampla disseminação de más informações relacionadas ao álcool, mas também uma expansão exponencial das vendas online e serviços de entrega domiciliar de bebidas alcoólicas. Em contraste, os serviços de tratamento foram afetados ou interrompidos totalmente. Existe uma necessidade de encontrar-se alternativas de apoio às pessoas que queiram parar de beber ou reduzir o seu consume para que para que a enorme brecha de tratamento destes transtornos diminua nas Américas.

Uma ferramenta promisora, custo-efetiva, para aumentar o acesso à detecção, intervenção breve e outros serviços de tratamento para os transtornos por uso do álcool é através da utilização de ‘humanoides digitais’ baseados na Inteligencia Artificial (IA) que visualmente e auditorialmente se parecem com seres humanos. Estes assistentes digitais podem fazer a detecção e intervenção breve baseada numa entrevista motivacional.

A Pahola é a primeira assistente digital da Organização Panamericana da Saúde e a unica no mundo especializada em temas relacionados ao álcool e saúde. A Pahola pode interagir com qualquer Pessoa interessada em conversar sobre o consumo de álcool, avaliar o próprio risco e reduzir ou parar de beber, ou encontrar outros serviços ou recursos para o tratamento e recuperação. A Pahola fala em tres idiomas (inglês, espanhol e português).

How to participate

DATA: sexta-feira, 19 de novembro de 2021
HORA: 12:00h às 13:00h (hora de Brasília)
INSCRIÇÃO: https://paho-org.zoom.us/webinar/register/WN_sX0sI_74QGiK7Q9svii0Rw
Após realizar a inscrição, você receberá uma confirmação por e-mail com as orientações sobre como participar do webinar.
A sessão terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português.

 

Artigos Relacionados - Notícias

© 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Faceboonk Instagram Youtube

Please publish modules in offcanvas position.