A falta de tratamento efetivo na dependência do crack levou usuários a buscarem tratamentos alternativos para reduzir o consumo da droga ou alcançar a abstinência do crack, como a utilização do chá de ayahuasca, substância enteogenica resultante de duas espécies vegetais da Amazônia.
Utilizando-se método qualitativo com uma amostra intencional de 40 usuários de crack investigou-se o uso da ayahuasca na dependência de crack. Os participantes relataram que o chá permitiu-lhes acessar "dimensões da consciência" que não conseguiriam sem a ajuda da ayahuasca. Este fato parece ter dado possibilidade de entrarem em contato com imagens de divindades religiosas, parecendo ajuda-los na resolução de problemas e traumas assim como cessar o consumo de crack.
A cerimônia religiosa aumentou a espiritualidade do usuário, fortalecendo-o de maneira emocional e social. Essa experiência positiva foi incorporada na rotina diária da maioria dos participantes. Os resultados indicam que a ayahuasca, em um contexto religioso, pode ter valor terapêutico para o tratamento da dependência de crack.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29608428/
Para solicitar o artigo completo, entrem em contato com a aluna Joselaine, no email: jjosi.cruz@gmail.com