Prêmio Jabuti divulga lista dos dez semifinalistas da sua 65ª edição

É com grande alegria que informamos que o Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian está entre os dez finalistas para o prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas com seu livro "É Próprio do Humano: uma odisséia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições"

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quinta (9) as listas dos dez semifinalistas de cada categoria da 65ª edição do Prêmio Jabuti.

Os vencedores das 21 categorias, distribuídas em quatro eixos (Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação), além do Livro do Ano, serão conhecidos em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 5 de dezembro.

Ciências Humanas

É próprio do humano: uma odisseia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições | Autor(a): Dante Gallian | Editora(s): Record

livro

dante

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França (2007). Foi professor do departamento de história da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-1999) e atualmente é Professor Titular e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2005 participa como professor e pesquisador visitante do Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França e, desde 2011, como visiting researcher do Center of Humanities and Health do King's College London, UK. É professor de História da Medicina para o curso médico da UNIFESP, de História e Filosofia das Ciências e Bioética para os cursos Biomédico e de Enfermagem e coordenador do Laboratório de Humanidades da mesma universidade. Participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação "Ensino em Ciências da Saúde" do CEDESS da UNIFESP e "Saúde Coletiva" do Departamento de Medicina da UNIFESP. Suas linhas de pesquisa são Humanidades e Saúde, História Oral e Narrativas em Saúde, Espiritualidade e Saúde. É pesquisador da FAPESP, CNPq e do King's College London. Ganhador do Prêmio Viva Leitura 2014 (Organização dos Estados Iberoamericanos, Ministérios da Cultura e Educação e Fundação Santillana) pelo projeto "Laboratório de Humanidades".