Disciplina: DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE

  • Nome/título
    DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE
  • Responsável
    Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro
  • E-mail para contato
    richard.miskolci@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2025-02-03
  • Término - inscrição
    2025-03-07
  • Início - curso
    2025-03-11
  • Término - curso
    2025-05-06
  • Local
    Campus São Paulo Hibrido
  • Dias e Horários
    Terças, das 14h às 17h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    15
  • Carga horária - Teórica
    24
  • Carga horária - Prática
    21
  • Carga Horária Total
    45
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Estudantes do Programa, de outros Cursos de Pós-Graduação stricto senso e, havendo vagas, graduados. É necessário domínio da leitura em língua inglesa.
  • Ementa
    A disciplina propõe uma introdução à pesquisa sobre desinformação em saúde. A partir de bibliografia internacional sobre o tema, iniciará com as origens dos estudos de desinformação no começo do século XX, passará pelas pesquisas pioneiras que – a partir da década de 1990 - voltaram-se para o impacto da desinformação na saúde com o estudo do paradigma criado por indústrias cancerígenas, poluentes e de armamentos. Em seguida, a disciplina discutirá abordagens recentes de pesquisa da desinformação centradas em uma suposta onda de “negacionismo científico” ou como resultado de uma suposta crise epistêmica. Por fim, proporá uma análise propriamente sociológica que reconheça a relação entre a desinformação em saúde e as disputas no campo da saúde. O objetivo é prover fontes históricas e quadros analíticos sociológicos que incentivem o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para enfrentar alguns dos maiores desafios à saúde coletiva em nossos dias.
  • Avaliação de aprendizagem
    Presença mínima de 75% nas aulas, participação nas discussões e trabalho final em formato de pré-projeto de pesquisa ou artigo sobre temas correlatos ao de desinformação em saúde fazendo uso da bibliografia da disciplina. O trabalho deve ter até 7 páginas em fonte Times New Roman 12 e espaço 1,5 e enviado por e-mail ao professor responsável até a data limite estabelecida.
  • Conteúdo Programático
    Origens históricas da desinformação em saúde; formas contemporâneas de desinformação; limites de quadros analíticos na perspectiva do “negacionismo científico” e “fake news” (notíciais fraudulentas) e análise da desinformação em saúde como paradigma vinculado a questões políticas e de mercado da saúde atuais.
  • Referências
    BLOCH, Marc. Reflexões de um historiador sobre as notícias falsas da guerra. In: História e Historiadores. pp.177-198 Publicado originalmente na Revue de Synthèse Historique, 1921.

    EUROPEAN COMISSION. Tackling online disinformation. 13/09/2019 Online em:
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    LYNCH, M. We have never been anti-science: reflections on science wars and post-truth. Engaging Science, Technology and Society, 2020, 6: 49-57.

    MACHADO, Caio C. Vieira; DOURADO, Daniel A.; SANTOS, João Guilherme e SANTOS, Nina. Ciência contaminada: analisando o contágio de desinformação sobre coronavírus no YouTube. São Paulo: LAUT/INCT-DD/CEPEDISA-USP, maio de 2020.

    MASSARANI, Luisa et alli. O debate sobre vacina em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento Cadernos de Saúde Pública v.36, n.2, 2020.

    MENDONÇA, Ricardo Fabrino & BERNARDES, Cristiana Brum. Crise epistêmica e democracia: amadores e especialistas In: Tagagiba, Luciana et alli. Participação e ativismos: entre retrocessos e resistências. Editora Azouk, 2022. pp. 327-345

    MICHAELS, David. Manufactured uncertainty: contested science and the protection of the Public’s Health and Environment In: PROCTOR, Robert N. & SCHIEBINGER, Londa. Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanfor
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