- Nome/título
EPIDEMIOLOGIA
- Responsável
Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
- Corpo Docente
Prof. Dr. Leandro Fornias, Profa. Dra. Gabriela Wagner, Profa. Dra. Bianca Pititto, Profa. Dra. Camila Martins, Prof. Dra. Carla Luppi, Profa. Dra Thais Konstantyner
- E-mail para contato
zila.sanchez@unifesp.br
- Início - inscrição
2025-01-06
- Término - inscrição
2025-03-03
- Início - curso
2025-04-17
- Término - curso
2025-05-05
- Local
Anfiteatros do Campus São Paulo / Hibrido
- Dias e Horários
segundas e quartas as tarde + atividades assincronas
- Vagas/ Número máximo de alunos
25
- Carga horária - Teórica
40
- Carga horária - Prática
40
- Carga Horária Total
80
- Creditos
5
- Critérios de ingresso
Não aceita ouvintes. Estar matriculado em um programa de pós-graduação stricto sensu Unifesp
- Ementa
Epidemiologia é o estudo dos determinantes das doenças e da sua ocorrência em populações humanas. O ensino da Epidemiologia é fundamental para orientar intervenções a nível individual e coletivo, desenvolver o raciocínio científico, instrumentalizar a crítica metodológica e a tomada de decisões na prática clínica. Esta disciplina reflete também a crescente importância da prática epidemiológica nos serviços de saúde, "diagnosticando" a saúde de comunidades, definindo estratégias de controle de doenças e avaliando programas de atenção à saúde. Em linhas gerais, o objetivo deste curso é o de introduzir aos alunos os fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento epidemiológico e apresentar situações de aplicação prática, próximas ao universo da saúde coletiva. Ao final deste curso, o aluno deverá estar preparado para avaliar metodologicamente a produção científica publicada. O curso será estruturado em três tipos de atividades: aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
- Avaliação de aprendizagem
Aulas dialogadas, exercícios em grupo, exercícios individuais para serem feitos em casa, vídeo-aula (TED-talk) e prova.
As aulas serão divididas em momentos síncronos (em tempo real, ao vivo e com interação), presenciais e assíncronos via google classroom (atividades/exercícios, leituras, vídeos, fórum de discussão).
A expedição do certificado só será feita a alunos que cumprirem os dois requisitos abaixo:
1) Presença mínima obrigatória de 75% nas aulas síncronas
2) Nota igual ou superior a 5,0, sendo distribuída da seguinte maneira: 50% = prova, 50%= entrega de exercícios/atividades previstas no google classroom.
- Conteúdo Programático
Introdução à epidemiologia; dados epidemiológicos; o método epidemiológico e o pensamento científico; diagnóstico de saúde da população; sistemas de informação em saúde; introdução à estatística aplicada à epidemiologia; tipos de estudos; medidas de frequência; medidas de associação; estudo de coorte; estudos caso-controle; estudos transversais; ensaios clínicos; causalidade e inferência causal; viés; validade de testes diagnósticos; estratégias de prevenção; rastreamento; vigilância epidemiológica.
- Referências
1. Almeida Filho N; Barreto ML. Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
2. Almeida Filho N; Rouquayrol M Z. Introdução à epidemiologia. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2006.
3. Fletcher RH, Fletcher SW, Fletcher GS. Epidemiologia clínica. 15a ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
4. Gordis L - Epidemiology. 4ª ed. Philadelphia: Elsevier, 2009.
5. Greenland S, Pearl J, Robins J. Causal Diagrams for Epidemiological Research. Epidemiology, 1999, 10: 37-48.
6. Marcopito LF, Gonçalves Santos FR –Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. São Paulo: Atheneu Editora, 2006.
7. Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde – Guia de vigilância epidemiológica, 6a. edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
8. Szklo M; Javier Nieto F. Epidemiology: Beyond the Basics. 2ª ed. Sudbury: Jones and Bartlett Publishers, 2007.
9. Rothman KJ, Greenland S, Lash TL - Modern epidemiology, 3ª ed. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 2008.
10. Videoaulas:
a. https://www.edx.org/course/causal-diagrams-draw-your-assumptions-before-your
b. https://www.ted.com/talks/ben_goldacre_battling_bad_science?language=pt-br
c. https://www.ted.com/talks/hans_and_ola_rosling_how_not_to_be_ignorant_about_the_world
d. https://www.edx.org/course/predictionx-john-snow-and-the-cholera-epidemic-of