Disciplina: TÓPICOS BÁSICOS DE BIOESTATÍSTICA - 2019

  • Nome/título
    TÓPICOS BÁSICOS DE BIOESTATÍSTICA - 2019
  • Responsável
    Solange Andreoni, Professora Associada, PhD
  • Corpo Docente
    Adriana Sanudo, PhD
  • E-mail para contato
    solange.andreoni@gmail.com
  • Início - inscrição
    2019-02-01
  • Término - inscrição
    2019-03-14
  • Início - curso
    2019-03-20
  • Término - curso
    2019-06-12
  • Local
    anfiteatros da EPM/UNIFESP
  • Dias e Horários
    Quarta-feira (13:00 - 18:00)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    25
  • Carga horária - Teórica
    60
  • Carga horária - Prática
    15
  • Carga Horária Total
    75
  • Creditos
    5
  • Critérios de ingresso
    Disciplina obrigatória aos alunos matriculados na área de concentração em Epidemiologia do PPGSC.
    Ouvintes e alunos de outros podem se inscrever até o limite máximo de vagas.
  • Ementa
    A Estatística é uma ferramenta que nos ajuda a enxergar o mundo. Trata-se de um campo de estudo que produz metodologia para planejar experimentos, organizar/resumir dados e realizar inferências sobre populações quando apenas uma parte é avaliada. A necessidade de uma abordagem estatística é bem reconhecida em Epidemiologia e Saúde Coletiva, uma vez que estes domínios dizem respeito a comunidades ou populações e onde as leis dos grandes números e flutuações aleatórias se aplicam claramente.
    A proposta desta disciplina é discutir o papel da Estatística no ciclo da pesquisa científica e como o conhecimento estatístico pode ser aplicado, não apenas para auxiliar a leitura crítica e a interpretação dos resultados de estudos já realizados, como no delineamento e execução de pesquisas originais. Serão apresentados conceitos estatísticos básicos relacionados tanto ao planejamento como na análise de dados. Os métodos descritivos e analíticos serão introduzidos através de exemplos práticos.
    O curso tem como objetivo apresentar uma visão geral da aplicação das técnicas estatísticas para resolução de problemas epidemiológicos. As técnicas descritas são ilustradas através de exemplos, e os resultados são interpretados de forma prática. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha adquirido conhecimento das diversas etapas que devem ser cumpridas para planejar, executar e interpretar dados de uma investigação científica. O curso está estruturado em aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
  • Conteúdo Programático
    Definição de Estatística; o papel da estatística no ciclo da pesquisa científica; etapas da realização de uma pesquisa; população e amostra; noções de planejamento; organização de bancos de dados e tipos de variáveis; tabelas de frequências; gráficos de barras e setores; média; moda; mediana; quartis; percentis; amplitude, desvio padrão, histograma, gráfico de pontos, box plot; diagrama de dispersão; erro padrão; erro amostral; distribuição Normal; intervalos de confiança; testes de hipóteses; nível descritivo (valor p); teste qui-quadrado; testes de comparações de médias; regressão linear e regressão logística.
  • Referências
    1. Altman, D.G. Practical Statistics for Medical Research. London: Chapman & Hall, 1991.

    2. Bussab, W.O. e Morettin, P.A. (2002). Estatística Básica, 5a. edição. São Paulo: Saraiva

    3. Kirkwood BR, Sterne JAC. Essential medical statistics. 2nd ed. Malden: Blackwell Science Ltd; 2003.

    4. Marcopito LF, Gonçalves Santos FR –Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. São Paulo: Atheneu Editora, 2006.

    5. Rothman KJ, Greenland S, Lash TL - Modern epidemiology, 3ª ed. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 2008.
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