- Nome/título
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES E GESTÃO EM SAÚDE – TOGS - 2020
- Responsável
Rosemarie Andreazza - professora associada - pós-doutora em sociologia da saúde
- Corpo Docente
Luiz Carlos de Oliveira Cecilio - livre-docente
Lumena Furtado - doutora
Mariana Arantes Nasser - doutora
- E-mail para contato
andreazza@unifesp.br
- Início - inscrição
2020-02-03
- Término - inscrição
2020-03-06
- Início - curso
2020-03-12
- Término - curso
2020-06-04
- Local
anfiteatros da Unifesp-EPM
- Dias e Horários
quinta-feira 8 - 12h30 (M) e 13h30 - 18h (T) 10 encontros presenciais e 10 de leitura
- Vagas/ Número máximo de alunos
30
- Carga horária - Teórica
65
- Carga horária - Prática
10
- Carga Horária Total
75
- Creditos
5
- Critérios de ingresso
- alunos regularmente matriculados no PPGSC e outros programas
- ouvintes
- Ementa
A disciplina parte da caracterização e crítica da abordagem estrutural-funcionalista e sistêmica das organizações, por entendê-la como ainda hegemônica nos vários modelos de gestão que são discutidos contemporaneamente, inclusive para as organizações de saúde. Considerando que tal abordagem, apesar de predominante, é insuficiente para dar conta da complexidade da gestão em saúde, delimita alguns aspectos do debate atual da teoria da organização e explora algumas possibilidades alternativas, com particular ênfase na produção crítica na área da saúde. Com os objetivos:
¥ apresentar o paradigma estrutural-funcionalista da organização, criticando seus fundamentos;
¥ apresentar elementos para construção de uma teoria organizacional crítica, a partir de cinco mapas teórico-conceituais (As múltiplas dimensões do cuidado em saúde como guia da gestão do trabalho e da gestão em saúde; Organização, Instituição e análise institucional; Teoria Geral da Administração: A crítica ao estrutural-funcionalismo; Autoridade e poder na organização; O trabalho em saúde: trabalhador moral, trabalho vivo, trabalho imaterial, prazer e sofrimento no trabalho, trabalho interprofissional) utilizando-os para análise de algumas situações do cotidiano dos serviços de saúde e de práticas e achados de pesquisa.
¥ propiciar reflexão sobre os desafios da gestão dos serviços de saúde.
- Avaliação de aprendizagem
⎯ Aulas expositivas e dialogadas (presenciais);
⎯ Análise de cenas, de narrativas e de pesquisas realizadas na área
⎯ Seminários.
Avaliação da aprendizagem:
a. participação nos seminários;
b. narrativa de cenas do cotidiano de serviços de saúde tendo como base os elementos teóricos -conceituais apresentados na disciplina;
75% de presença é obrigatória
- Conteúdo Programático
Apresentação dos participantes e da disciplina
Como vamos trabalhar: “nosso contrato”
Primeiro mapa teórico-conceitual: As múltiplas dimensões do cuidado em saúde como guia da gestão do trabalho e da gestão em saúde
Narrativas de vida: o usuário fala
O triângulo de Governo de Matus
Segundo mapa teórico-conceitual: Organização - instituição e análise institucional
Análise da narrativa: “valho menos que um cachorro”.
Análise de duas cenas da pesquisa em hospitais de pronto-socorro
O Hospital: como instituição e como organização
Terceiro mapa teórico-conceitual: teoria Geral da Administração - A crítica ao estrutural-funcionalismo
A crítica ao estrutural-funcionalismo
Quarto mapa conceitual: Autoridade e poder na organização
Quinto mapa conceitual: O trabalho em saúde
Tecnologias leve, leve-dura e dura
Trabalho vivo Trabalho morto
Trabalho imaterial
Trabalho interprofissional
Prazer e sofrimento no trabalho
Análise institucional : de volta ao segundo mapa
- Referências
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