Avaliação de aprendizagem
A disciplina será online na plataforma Google Class (pacote da UNIFESP), com aulas assíncronas (gravadas) e debates/sessão para dúvidas (no horário oficial da disciplina) sincrônicas. As aulas assíncronas, gravadas, terão duração de - no máximo - metade do tempo do horário reservado às Segundas. Os debates/dúvidas ocorrerão online, às segundas, a partir das 10:30 até 12:30.
Aulas expositivas, leituras dirigidas e debates são estratégias pedagógicas.
A avaliação será feita a partir de trabalho final em que x estudante discutirá seu objeto de investigação utilizando, ao menos, 3 fontes bibliográficas abordadas na disciplina. O trabalho terá extensão de 5 páginas, letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5 ou 2.
Referências
ADAM, Philippe; HERZLICH, Claudine. Sociologia da Doença e da Medicina. Tradução de Laureano Pelegrin. Bauru: EDUSC, 2001. 144 p.
ALVES e SOUZA, Escolha e avaliação de tratamento para pro-blemas de saúde: considerações sobre o itinerário terapêutico. RABELO, MCM., ALVES, PCB., and SOUZA, IMA. Experiência de doença e narrativa [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1999. 264 p. ISBN 85-85676-68-X. SciELO Books
BRANDÃO, Gildo Marçal. Linhagens do pensamento políti-co brasileiro. Dados. 2005;48(2):231-69
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia crítica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP; 2004.
DUARTE; L. F. Dias. Doença, Sofrimento, Perturbação e Pessoa. In: Anais do Seminário sobre Cultura, Saúde e Doen-ça/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento... (et. Al.), organização: Leila S. Jeolás. Marlene de Oliveira – Londrina, 2003. p. 107 a 115
DURKHEIM, E. O suicídio (várias editoras)
GALLIAN DMC, RUIZ R, PONDÉ LF. Humanização, huma-nismos e humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Rev Internacional de Huma-nidades Médicas, v. 1, p. 5-16, 2012.
GALLIAN DMC. Literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. 1 edição, São Paulo: Martin Claret, 2017, v. 1, 214 p
JASMIN, Marcelo Gantus. História dos conceitos e teoria política e social: referências preliminares. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2005;20(57):27-38. Scielo
LANGDON, E. J. Cultura e os processos de saúde e doença. In: Anais do Seminário sobre Cultura, Saúde e Doença/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento... (et. Al.), orga-nização: Leila S. Jeolás. Marlene de Oliveira – Londrina, 2003. p.91-107
LOPES ALM , Fracolli LA. REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E METASSÍNTESE QUALITATIVA.Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 771-8.
MAUSS, M. 1973 As técnicas corporais. In: Sociologia e antropologia. São Paulo, EPU/EDUSP, vol. 2, p. 209-34.
MISKOLCI, RICHARD ; Pereira, Pedro Paulo Gomes . Educação e Saúde em disputa: movimentos anti-igualitários e políticas públicas. Interface (Botucatu. Online), v. 23, p. 1-12, 2019.
MISKOLCI, RICHARD ; Pereira, Pedro Paulo Gomes . Réplica: Desigualdades mortais Interface (Botucatu, Online), v.23, 2019
Pelúcio, Larissa; Miskolci, Richard. A prevenção do desvio: o dispositivo da aids e a repatologização das sexualidades dissidentes In: Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Lati-noamericana Rio de Janeiro: CLAM-UERJ, 2009