- Nome/título
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
- Responsável
Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
- Corpo Docente
Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez; Profa. Dra. Juliana Yurgel Valente
- E-mail para contato
zila.sanchez@unifesp.br
- Início - inscrição
2020-06-29
- Término - inscrição
2020-07-15
- Início - curso
2020-08-12
- Término - curso
2020-09-30
- Local
Zoom e Google Classroom
- Dias e Horários
Atividades síncronas: às quartas das 14h00 as 17h00; Atividades Assíncronas: 4 horas por semana
- Vagas/ Número máximo de alunos
20
- Carga horária - Teórica
24
- Carga horária - Prática
32
- Carga Horária Total
56
- Creditos
4
- Critérios de ingresso
Alunos de póa-graduação
- Ementa
O curso oferece material para estudo e reflexão sobre os princípios teóricos e práticos da avaliação de processo e de resultados de programas de prevenção. Serão discutidos detalhes do desenho e execução de ensaios controlados randomizados, desde a definição dos objetivos da avaliação até a análise dos dados. Durante o curso, os alunos serão capacitados para executar avaliação de intervenções, passando pelo gerenciamento do campo e da coleta de dados, recrutamento dos participantes, técnicas para redução das perdas de acompanhamento, definição dos instrumentos e dos desfechos primários e secundários, métodos para redução de vieses, manejo de banco de dados, análises longitudinais, apresentação de resultados e ética. Além da discussão prática, serão debatidos resultados de estudos de avaliação de programas de prevenção publicados em revistas indexadas, de qualidade reconhecida, de maneira a permitir que os estudantes identifiquem os principais desenhos de avaliação de programas de prevenção, os problemas tradicionais dos desenhos destes estudos e da interpretação dos resultados.
- Avaliação de aprendizagem
A estrutura do curso se pauta em aulas teóricas em tempo real através de plataforma Zoom, seminários apresentados pelos alunos e fóruns de discussão através de Google Classroom, intercalando atividades síncronas e assíncronas. A nota final será atribuída pela qualidade do seminário apresentado, participação nas atividades do Google Classroom e entrega de trabalho final, que avaliará a capacidade de avalição de um artigo científico que reporte um ensaio controlado randomizado visando avaliar um programa de prevenção ao uso de drogas.
- Conteúdo Programático
Aula 1: I- Apresentação do curso; II- Aplicação de epidemiologia no estudo da prevenção
Aula 2: I- O que é um programa? Por que avaliar?; II- Planejando e desenhando avaliações
Aula 3: I- Modelos lógicos; II- Desenhos de estudo
Aula 4: I- Ensaio controlado randomizado (desenho); II- Ensaio controlado randomizado (implementação)
Aula 5: I- Medidas e instrumentos; II- Sujeitos – recrutamento e retenção
Aula 6: I- Detalhes que comprometem o estudo; II- Consort
Aula 7: I- Análises Longitudinais; II- Mediadores e Moderadores
Aula 8: Produção do trabalho final
- Referências
MCDAVID JC; HUSE I; HAWTHORN, LRL. (2013) Program Evaluation and Performance Measurement: An Introduction to Practice . SAGE. 534 pp.
NATIONAL INSTITUTE ON DRUG ABUSE. (1994). Advances in Data Analysis for Prevention Intervention Research. NIDA Research Monograph N142. 456 pp.
NEZU, A; NEZU CM. (2008). Evidence-Based Outcome Research: A practical Guide to Conducting Randomized Controlled Trials for Psychosocial Interventions. Oxford University Press. 486 pp.
SCHULZ KF, ALTMAN DG, MOHER D. CONSORT 2010 Statement: Updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. J Clin Epidemiol [Internet]. 2010 Aug 15;63(8):834–40. Available from: 10.1016/j.jclinepi.2010.02.005
SLOBODA, Z; PETRAS, H. (2014). Defining Prevention Science. Springer. 626 pp.
SLOBODA, Z; BUKOSKI WJ. (2006). Handbook of Drug Abuse Prevention. Springer. 692 pp.
SOLOMON, P; CAVANAUGH M; DRAINE, J (2009). Randomized Controlled Trials: Design and Implementation for Community-Based Psychosocial Interventions. Oxford University Press. 217 pp.
WHOLEY JS; HATRY HP; NEWCOMER, KE. (2010) Handbook of Practical Program Evaluation. 3ª ED. Jossey-Bass Ed. 700 pp.