- Nome/título
TÓPICOS BÁSICOS DE BIOESTATÍSTICA - 2021
- Responsável
Profa. Dra. Solange Andreoni
- Corpo Docente
Dra. Adriana Sanudo
- E-mail para contato
solange.andreoni@unifesp.br
- Início - inscrição
2021-01-18
- Término - inscrição
2021-03-03
- Início - curso
2021-03-10
- Término - curso
2021-04-09
- Local
On-line
- Dias e Horários
As aulas síncronas sempre ocorrerão das 13h00 às 18h00 de quartas e sextas (presença obrigatória). As aulas síncronas e assíncronas ficarão disponíveis no google classroom. 9 aulas : 10/03; 12/03; 17/03; 19/03; 24/03; 26/03; 31/03; 07/04; 09/04
- Vagas/ Número máximo de alunos
30
- Carga horária - Teórica
35
- Carga horária - Prática
10
- Carga Horária Total
45
- Creditos
3
- Critérios de ingresso
Estar matriculado em cursos de pós-graduação strictu sensu.
Disciplina obrigatória aos alunos matriculados na área de concentração em Epidemiologia do programa de pós graduação em Saúde Coletiva da Medicina Preventiva - UNIFESP.
- Ementa
A Estatística é uma ferramenta que nos ajuda a enxergar o mundo. Trata-se de um campo de estudo que produz metodologia para planejar experimentos, organizar/resumir dados e realizar inferências sobre populações quando apenas uma parte é avaliada. A necessidade de uma abordagem estatística é agora bem reconhecida em Epidemiologia e Saúde Coletiva, uma vez que estes domínios dizem respeito a comunidades ou populações e onde as leis dos grandes números e flutuações aleatórias se aplicam claramente.
A proposta desta disciplina é discutir o papel da Estatística no ciclo da pesquisa científica e como o conhecimento estatístico pode ser aplicado, não apenas para auxiliar a leitura crítica e a interpretação dos resultados de estudos já realizados, como no delineamento e execução de pesquisas originais. Serão apresentados conceitos estatísticos básicos relacionados tanto ao planejamento como na análise de dados. Os métodos descritivos e analíticos serão introduzidos através de exemplos práticos.
O curso tem como objetivo apresentar uma visão geral da aplicação das técnicas estatísticas para resolução de problemas epidemiológicos. As técnicas descritas são ilustradas através de exemplos, e os resultados são interpretados de forma prática. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha adquirido conhecimento das diversas etapas que devem ser cumpridas para planejar, executar e interpretar dados de uma investigação científica. O curso está estruturado em aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
- Avaliação de aprendizagem
O desempenho dos alunos será avaliado mediante entrega dos exercícios domiciliares sobre os tópicos apresentados e participação nas aulas.
A expedição do certificado só será feita a alunos que cumprirem os dois requisitos abaixo:
1) Presença mínima obrigatória de 75% nas aulas síncronas
2) Nota igual ou superior a 5,0 nos exercícios/atividades previstas no curso
As aulas serão divididas em momentos síncronos (em tempo real, ao vivo e com interação) e assíncronos via google classroom (atividades/exercícios, leituras, vídeos, fórum de discussão).
- Conteúdo Programático
Definição de Estatística; o papel da estatística no ciclo da pesquisa científica; etapas da realização de uma pesquisa; população e amostra; noções de planejamento; organização de bancos de dados e tipos de variáveis; tabelas de frequências; gráficos de barras e setores; média; moda; mediana; quartis; percentis; amplitude, desvio padrão, histograma, gráfico de pontos, box-plot; diagrama de dispersão; erro padrão; erro amostral; distribuição Normal; intervalos de confiança; testes de hipóteses; nível descritivo (valor p); teste qui-quadrado; testes de comparações de médias; regressão linear e regressão logística.
- Referências
1. Altman, DG. Practical Statistics for Medical Research. London: Chapman & Hall, 1991.
2. Bussab, WO e Morettin, PA. Estatística Básica, 9a. edição. São Paulo: Saraiva, 2017.
3. Kirkwood BR, Sterne JAC. Essential medical statistics. 2nd ed. Malden: Blackwell Science Ltd; 2003.
4. Marcopito LF, Gonçalves Santos FR. Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. São Paulo: Atheneu Editora, 2006.
5. Rothman KJ, Greenland S, Lash TL. Modern epidemiology, 3ª ed. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 2008.