Logo PPG-BQ.jpg

Programa de Pós-Graduação em Biologia Química

Linhas de Pesquisa

 

O  programa de Pós-graduação em Biologia Química propõe-se a integrar de forma coesiva os conhecimentos de Química que se aplicam aos sistemas biológicos, compreendendo estudos com moléculas, células, organismos e processos naturais responsáveis pela diversidade de formas de vida.

 

Abaixo estão descritas as linhas e os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo programa:

 

 

Linha de pesquisa: Biologia Química de Sistemas

Visa estudar os efeitos de diferentes moléculas em condições fisiológicas ou no desenvolvimento, tratamento ou prevenção de diferentes doenças, bem como identificar e quantificar biomarcadores presentes nas distintas condições. Para tanto, esta linha de pesquisa envolve o estudo dos fenômenos comportamentais, químicos e/ou biológicos associados às modificações funcionais ou estruturais dos seguintes sistemas:

Docentes integrantes: Caroline Marcantonio Ferreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Luciana Chagas Caperuto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Maria Isabel Cardoso Alonso Vale (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Monica Marques Telles (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Rodrigo Portes Ureshino (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Simone Georges El Khouri Miraglia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Suzete Maria Cerutti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Projetos de Pesquisa:

 

1 - Biologia Química do Sistema Nervoso

Este projeto tem como objetivo avaliar as modificações celulares e/ou moleculares em estruturas encefálicas em modelos clássicos para análise de ansiedade, motricidade, depressão, memória, neurodegeneração, neurogênese e obesidade, entre outros. Ademais, também tem como objetivo investigar os mecanismos associados à diferenciação do neuroepitélio olfatório.

Docentes integrantes: Cristiano Raminelli; Eliana Rodrigues; Raúl Bonne Hernandez; Rodrigo Portes Ureshino e Suzete Maria Cerutti.

 

2 - Biologia Química do Sistema Endócrino - Metabolismo:  

Este projeto tem como objetivo estudar as alterações ocorridas no sistema endócrino relacionadas ao desenvolvimento de doenças altamente prevalentes na população, tais como obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão, esteatose hepática, distúrbios da tireóide, entre outras. Também tem como objetivo avaliar o potencial terapêutico de fitoterápicos, extratos de plantas e fármacos sintéticos no contexto destas doenças.

Docentes integrantes: Fabíola Freitas de Paula Lopes; Luciana Chagas Caperuto; Maria Isabel Alonso Vale;Mônica MarquesTelles e Raúl Bonne Hernandez.

 

3 - Biologia Química do Sistema Respiratório:

Avaliar os mecanismos envolvidos no processo inflamatório e nas alterações funcionais das vias aéreas, em diversos modelos experimentais de doença pulmonar como: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas. Ainda, tem-se o objetivo de investigar componentes químicos e biológicos com potencial terapêutico ou tóxico para este sistema.

Professores envolvidos:Caroline Marcantonio Ferreira; João Henrique Ghilardi Lago e Simone Georges El Khouri Miraglia

 

4- Avaliação de Impacto em Saúde (AIS) e Poluição Ambiental:

Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto em saúde de diversos tipos de intervenções (políticas públicas, vacinação, terapias medicamentosas, poluição ambiental) em grupos populacionais negligenciados, expostos e/ou alvos dessas intervenções. O objeto de estudo envolve principalmente a análise dos efeitos de poluentes químicos atmosféricos sobre o sistema biológico humano e os impactos negativos associados, tais como as doenças do aparelho respiratório, cardiovascular, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), dentre outras. Adicionalmente, incluem-se as avaliações econômicas decorrentes dos impactos em saúde e da poluição ambiental, seja no Sistema Único de Saúde ou no sistema privado, evidenciando os custos e benefícios associados, contribuindo com elementos para a tomada de decisão, a fim de melhorar a saúde coletiva no Brasil.

Professores envolvidos:Simone Georges El Khouri Miraglia; Suzan Pantaroto de Vasconcellos e Raúl Bonne Hernandez.

 

 

Linha de pesquisa: Biologia Química em Modelos Celulares

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar os aspectos moleculares e celulares que regulam processos importantes em diferentes modelos como Zebrafish, gametas e embriões, células tumorais, adiposas e olfativas. A avaliação de efeitos de substâncias bioativas e moléculas sinalizadoras nestes modelos é também um objetivo da linha.

Docentes integrantes: Fabíola Freitas de Paula Lopes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Lúcia Maria Armelin Correa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Marcelo Afonso Vallim (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Patricia Xander Batista (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Raúl Bonne Hernández (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Rodrigo Esaki Tamura (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Suzan Pantaroto de Vasconcellos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

 

Projetos de Pesquisa: 

 

1 - Biologia Química em Modelo de Zebrafish

O objetivo é utilizar o Zebrafish como modelo de doenças, tais como degenerativas, inflamatórias, neoplasias, entre outras, para estudos dos efeitos de compostos bioativos com potencial terapêutico ou ainda, para avaliação toxicológica de contaminantes ambientais.

Docentes integrantes: Fabíola Freitas de Paula Lopes e Raúl Bonne Hernández.

 

2 - Biologia Química em Modelo de Células Tumorais  

Este modelo tem por objetivo estudar os aspectos moleculares, celulares e de transdução de sinais que regulam processos importantes na biologia tumoral como sobrevivência, proliferação, metástase e regulação gênica em diferentes tipos tumorais. Ademais, enfoques relacionados a estudos prospectivos do efeito de compostos bioativos sobre vários aspectos da biologia tumoral também são investigados.

Docentes integrantes: Cristiano Raminelli; Daniela Gonçales Galasse Rando; João Henrique Ghilardi Lago; Lívia Soman de Medeiros; Maria Isabel Alonso Vale; Patrícia Sartorelli; Raúl Bonne Hernández; Rodrigo Esaki Tamura e Thiago André Moura Veiga.

 

3 - Biologia Química em Modelo de Gametas e Embriões  

Este modelo visa caracterizar moléculas protetoras com o potencial de reverter as alterações celulares, moleculares, funcionais e transgeracionais induzidas por estresse em gametas e embriões de mamíferos. As biotecnologias da reprodução (Ex: Produção in vitro de embriões) são ferramentas básicas nestes estudos.

Docentes integrantes:Fabíola Freitas de Paula Lopes e Raúl Bonne Hernández

 

4 - Biologia Química em Células do Tecido Adiposo 

O objetivo é investigar o processo de diferenciação de pré-adipócitos da linhagem 3T3-L1 ou obtidos em cultura primária de adipócitos, o processo de browning, bem como a função metabólica e endócrina de adipócitos maduros e/ou diferenciados após estímulos de diferente natureza. A fração celular do estroma vascular, bem como o processo inflamatório e a via de sinalização da insulina são também enfatizados neste projeto.

Docentes integrantes:Lucia Armelin Correa; Maria Isabel Alonso Vale; Monica Marques Telles e Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi.

 

 5 - Biologia Química em estudos das interações microbianas e suas aplicações 

Este projeto tem como objetivo o estudo de microrganismos e suas interações benéficas ou não com o hospedeiro e o meio ambiente. Neste sentido exploramos a biodiversidade microbiana na busca por microrganismos capazes de biodegradar compostos xenobióticos. Também é escopo deste projeto compreender a biologia de microrganismos patogênicos e elucidar elementos importantes para a virulência, resposta imunológica e a instalação da doença. Para tanto, serão utilizados modelos animais vertebrados e invertebrados como objetivo de prospectar possíveis alvos para o desenvolvimento de novas drogas. Ainda, em colaboração com outras áreas de pesquisa do programa, faz parte dos objetivos deste projeto testar compostos sintéticos ou isolados de plantas da flora brasileira para investigar a atividade antimicrobiana e descrever o seu mecanismo de ação empregando ferramentas de biologia molecular.

Docentes integrantes:Lívia Soman de Medeiros; Marcelo Vallim; Patrícia Sartorelli; Patrícia Xander Batista e Suzan Pantaroto  de Vasconcellos. 

 

6 - Biologia Química em Modelo de Terapia Gênica

Este projeto visa alterar a expressão de genes em células com o intuito de restabelecer uma função que foi perdida, estabelecer novas funções ou corrigir um gene mutado. Ferramentas de biotecnologia como edição genômica e desenvolvimento de vetores virais e não virais são fundamentais nesses estudos. Ademais, os modelos de terapia gênica abrem perspectivas terapêuticas para doenças genéticas e outras doenças.

Docentes integrantes:Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi e Rodrigo Portes Ureshino

 

Linha de pesquisa: Biologia Química de Produtos Naturais e Sintéticos

Esta linha de pesquisa envolve etnobotânica e etnofarmacologia visando isolamento, síntese, identificação e caracterização de produtos naturais e sintéticos com propriedades medicinais, aromáticas, corantes, entre outras, bem como o desenvolvimento e a aplicação de métodos analíticos direcionados para a compreensão e/ou modulação de sistemas biológicos.

Docentes integrantes: Cristiano Raminelli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Daniela Gonçales Galasse Rando (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); João Henrique Ghilardi Lago (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Soman de Medeiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Patrícia Sartorelli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Thiago André Moura Veiga (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Projetos de Pesquisa: 

 

1 - Biologia Química de Plantas Medicinais: 

Os estudos das plantas medicinais envolvem aspectos das seguintes áreas do conhecimento, que de forma conjunta e articulada, podem levar ao desenvolvimento de novos potenciais bioativos, são elas: botânica, antropologia, agronomia, geografia, química, farmacognosia, fitovigilância e farmacologia pré-clínica e clínica. Além disso, os aspectos políticos relacionados ao uso da fitoterapia, seja no Sistema Único de Saúde, seja nas demais esferas da sociedade, devem estar no alvo de estudos para que possam contribuir com a saúde coletiva no Brasil.

Docentes integrantes: Daniela Gonçales Galasse Rando; João Henrique Ghilardi Lago; Monica Marques Telles; Patrícia Sartorelli; Rodrigo Esaki Tamura; Suzete Maria Cerutti  e Thiago André Moura Veiga

 

2 - Etnofarmacologia e Etnobotânica: 

A Etnobotânica é a disciplina que busca o entendimento da relação entre as diversas culturas e as plantas em todas as suas dimensões, podendo gerar dados que guiem: o desenvolvimento de novos produtos, a conservação dos ecossistemas, bem como o fortalecimento e o desenvolvimento local das comunidades tradicionais envolvidas. Entre as plantas que estão no alvo destes estudos figuram as medicinais, cosméticas, aromáticas, fibras, corantes e alimentares. A Etnofarmacologia se ocupa do registro das relações entre as culturas e as substâncias que interagem com seu organismo (oriundas de plantas, animais, fungos e minerais), seja com objetivo de cura, prevenção ou ainda religioso. Estas substâncias podem servir de guia na condução dos estudos fitoquímicos e farmacológicos, na busca de novos potenciais bioativos.

Docentes integrantes:Thiago André Moura Veiga

 

3 – Isolamento e Síntese de Produtos Naturais: 

Através deste projeto visamos o isolamento e a caracterização de substâncias oriundas de fontes naturais, envolvendo plantas e microrganismos, que apresentem atividades biológicas e possam servir de protótipos para o desenvolvimento de fármacos. Adicionalmente, as substâncias naturais que tenham apresentado atividades pronunciadas e que tenham sido isoladas em pequenas quantidades serão eventualmente sintetizadas em quantidades suficientes para estudos completos de atividade biológica. Além disso, modificações moleculares em produtos naturais isolados em grandes quantidades serão realizadas para avaliações de relação estrutura-atividade.

Docentes integrantes:Cristiano Raminelli; Daniela Gonçalves Galasse Rando; João Henrique Ghilardi Lago; Lívia Soman de Medeiros; Patrícia Sartorelli; Suzete Maria Cerutti e Thiago André Moura Veiga.

 

4 – Estudos metabolômicos e genômicos de plantas e fungos: 

Através deste projeto visamos conduzir trabalhos que abordem técnicas de desreplicação para análises metabolômicas, além de técnicas genômicas de fungos endofíticos associados a espécies vegetais e fungos macroscópicos (basidiomicetos), para explorar o potencial biossintético destes organismos para a descoberta de compostos bioativos.

Docentes integrantes: João Henrique Ghilardi Lago; Lívia Soman de Medeiros; Patrícia Sartorelli; Raúl Bonne-Hernandez e Thiago André Moura Veiga.

Secretaria de Pós-Graduação – Biologia Química (PPG-BQ)

 Rua São Nicolau, 210, 5° andar - Centro - Cep 09913-030 - Diadema – SP

Telefone: (+55 11) 4044-0500 (ramal 3511)

E-mail:  secretaria.posbq@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.