Escola Paulista de Medicina
Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia

Doutorado

A pós-graduação stricto sensu em Endocrinologia Clínica tem por objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para o exercício profissional de elevada qualidade e a produção de conhecimento nas diferentes áreas da endocrinologia. O programa oferece o curso para profissional médico, endocrinologista ou não e para outros profissionais de nível superior, envolvidos e interessados na área.

Espera-se que o egresso de doutorado:

  • desenvolva a capacidade de enxergar e levantar questões originais relevantes, que contribuam para o desenvolvimento da ciência e para o bem estar do indivíduo e da sociedade

  • consiga ser capaz de, utilizando a metodologia científica adequada, criar um protocolo para responder as questões levantadas

  • estimule-se a realizar intercâmbios com outros centros avançados de pesquisa no exterior

  • sinta-se capaz de se tornar um pesquisador independente, para criar e manter novos grupos de pesquisa, desenvolvendo sua capacidade de liderança e busca por financiamento

  • capacite-se como professor universitário, aprendendo técnicas de comunicação e didática


Qualificação e Obtenção de título

O Exame de Qualificação ao Doutorado consiste de defesa pública de Proposta de Projeto de Pesquisa para Tese de Doutorado, onde o candidato comprova para Banca Examinadora a originalidade e exequibilidade do seu projeto, assim como a existência, no mesmo, de contribuição efetiva ao campo de conhecimento selecionado. Além disto, o aluno deverá demonstrar profundo conhecimento do tema e total domínio sobre seu projeto de pesquisa. Não será permitida qualquer intervenção do orientador durante a arguição, o qual recomenda-se que não esteja presente.
Para o Exame de Qualificação ao Doutorado o candidato deve:
I. Apresentar por escrito a proposta de tese à Comissão de Qualificação, sendo o número de cópias igual ao número de membros da Comissão. A proposta de tese deve ser entregue aos membros da Comissão com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da realização do Exame de Qualificação.
II. Fazer a apresentação oral da proposta de tese, com duração de no máximo 45 minutos, em local aberto ao público. Cada membro da comissão de Qualificação terá 30 (trinta) minutos para arguir o candidato.

III. Para os matriculados a partir de janeiro de 2018, a realização do exame de qualificação deverá ocorrer no prazo de até 24 meses contados a partir da matrícula e, obrigatoriamente, até pelo menos 6 meses antes da defesa, para que o projeto receba as sugestões da banca avaliadora em tempo hábil para potenciais modificações.
Para os alunos candidatos ao título de Mestre, o exame de Qualificação não é obrigatório, mas recomenda-se que seu projeto seja apresentado nas reuniões científicas deste programa em até 12 meses após sua matrícula, para que receba sugestões dos professores/orientadores desse programa em tempo hábil de potenciais modificações.

Para a obtenção do Título de Doutor, o trabalho de tese consistirá na apresentação de pelo menos 2 (dois) artigos, escritos de preferência em inglês, submetidos ou aceitos para publicação em periódicos indexados (PubMed, ISI, sendo um deles pelo menos Qualis A2). Os artigos deverão ter sido elaborados durante os 4 (quatro) anos nos quais o aluno esteve matriculado no Curso de Pós-Graduação e devem seguir a mesma linha de pesquisa. O aluno deve ser o primeiro autor dos artigos e o orientador deve ser o último autor ou autor correspondente em pelo menos um dos artigos, além de estar dentre os coautores nos outros artigos. Os artigos deverão ser precedidos de breve introdução em português, contendo os objetivos dos trabalhos apresentados. Após a inclusão dos artigos deverá ser feita, também em português, uma discussão sucinta ressaltando os pontos principais dos trabalhos, incluindo o sumário e as conclusões. No final do texto, deverão ser apresentadas sob a forma de anexos, tabelas contendo todos os dados individuais obtidos durante a realização do trabalho. O Doutorado exige defesa pública.

O título de Mestre não é pré-requisito para a obtenção do título de Doutor.

Os títulos acadêmicos concedidos terão a designação de Mestre e Doutor em Ciências

Para homologação do titulo de doutor o aluno devera, entre outras obrigações, entregar ao orientador todos os dados originais resultantes do trabalho de pesquisa e realizar as modificações sugeridas pela banca até 1 mês após a defesa.

O Doutorado deverá ser concluído em, no mínimo 2 (dois) anos e no máximo no máximo 4 (quatro) anos para o portador do título de mestre ou 5 (cinco) anos para o doutorado direto.


INGRESSO NO DOUTORADO

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua  Estado de Israel, 639 - Vila Clementino - São Paulo/SP - 04022-001 • 5089-9200 Ramal 2416