A pós-graduação stricto sensu em Endocrinologia Clínica tem por objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para o exercício profissional de elevada qualidade e a produção de conhecimento nas diferentes áreas da endocrinologia. O programa oferece o curso para profissional médico, endocrinologista ou não e para outros profissionais de nível superior, envolvidos e interessados na área.
Espera-se que o egresso de mestrado:
-
adquira profundo conhecimento sobre sua área de pesquisa, aprendendo a fazer buscas na literatura em diferentes fontes
-
compreenda e domine a metodologia científica que utilizará em seu trabalho
-
desenvolva uma análise crítica elevada sobre a interpretação de trabalhos científicos
-
aprenda os princípios básicos para redigir um trabalho científico
Obtenção de Título
Para a obtenção do Título de Mestre, a tese deverá ser apresentada na forma “clássica” ou um artigo submetido ou aceito para publicação em periódico indexado, no mínimo Qualis B2. Entretanto, é necessária a inclusão de todos os dados individuais ("raw data") obtidos durante a realização do projeto, sob a forma de tabelas em anexos no final do trabalho. O aluno deve ser o primeiro autor do artigo e o orientador um dos co-autores.
Exige-se a inclusão de uma breve introdução, em português, que contenha os objetivos do trabalho, e de comentários finais que incluam um resumo e as conclusões. Não há a necessidade de defesa publica.
O Mestrado deverá ser concluído em, no mínimo 1 (um) ano e no máximo em 2 (dois) anos.
Para os alunos candidatos ao título de Mestre, o exame de Qualificação não é obrigatório, mas recomenda-se que seu projeto seja apresentado nas reuniões científicas deste programa em até 12 meses após sua matrícula, para que receba sugestões dos professores/orientadores desse programa em tempo hábil de potenciais modificações.
INGRESSO NO MESTRADO ACADÊMICO |