O Programa de Pós-Graduação em Saúde baseada em Evidências existe na Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, desde 1996.
Em 2022 o PGSBE agrega 20 orientadores e totaliza a emissão de 295 títulos nos níveis mestrado, doutorado e pós-doutorado. A multidisciplinaridade dos orientadores, discentes e demais pesquisadores associados do Programa segue como característica desde 1996.
O Programa de Pós-Graduação da Medicina Interna e Terapêutica (PGMIT) teve início em 1996 e em 2009 visando consolidar a interdisciplinaridade do nosso programa, foi solicitado a mudança do nome para “Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências”, mudança essa finalizada em 2014.
O programa é multidisciplinar tanto na composição do grupo de professores orientadores como dos seus discentes, tem como objetivo promover a aplicação de metodologias científicas para criação de conhecimentos novos, ligando o aprimoramento do conhecimento acadêmico à busca da eficiência em saúde com base em dados científicos de qualidade, reduzir as incertezas e produzir pesquisas clínicas de excelência a partir do mapeamento dos gaps da literatura. Tem como missão a produção de publicações científicas na área clínica, sínteses úteis baseadas em evidências para tomadas de decisões, o desenvolvimento de metodologias de implementação e impacto da relação ciência/tecnologia e saúde humana através de pesquisas clínicas de grande rigor metodológico, com ênfase em Revisões Sistemáticas e Metanálises, Ensaio Clínicos Randomizados, Estudos de Acurácia e Avaliação de Tecnologias em Saúde.
O Programa tem como área de concentração Saúde Baseada em Evidências e seis linhas de pesquisa: Metodologia para a aplicação da medicina baseada em evidências, metodologia e realização de revisões sistemáticas de terapêuticas em saúde, metodologia e realização de ensaios clínicos controlados e avaliação da acurácia de testes diagnósticos. Recentemente, criamos duas linhas de pesquisa inovadoras: Evidências em educação Médica e demais profissões da Saúde e judicialização e economia na Saúde. Com isso, estamos delineando para o futuro uma massa crítica de profissionais de saúde melhor habilitados para o ensino, pesquisa e para a prática profissional, cientificamente embasada em prol da eficiência em saúde, capazes de criar conhecimentos para a era da efetividade, eficiência e segurança baseado nas melhores evidências científicas. Com pesquisas primárias e revisões sistemáticas e avaliações de novas tecnologias a serem avaliadas para uma prática baseada na ciência de melhor qualidade.
Objetivo Geral
Criar novos conhecimentos em todas as áreas da saúde, abrangendo o ensino, avaliação crítica, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças utilizando métodos de epidemiologia clínica que são estratégias modernas para a pesquisa clínica. O programa visa ainda o aprimoramento de profissionais de saúde voltados para criação de novos conhecimentos válidos e aplicáveis.
Objetivos específicos
Possibilitar ao aluno:
1. Desenvolvimento crítico e científico, para o embasamento de tomadas de decisão em relação à criação e incorporação do conhecimento na área da saúde;
2. Habilitação para delineamento de pesquisas sobre terapêutica, prevenção e diagnóstico de doenças, além de avaliação na realidade das hipóteses criadas a partir de teorias fisiopatológicas;
3. Capacitação para identificação de perguntas relevantes tanto em pesquisas básicas quanto em estudos clínicos e epidemiológicos necessários na área da saúde;
4. Capacitação para avaliação de novas tecnologias em saúde;
5. Capacitação para desenvolvimento de políticas de saúde, validadas pelo método científico focados na efetividade, eficiência e segurança baseadas em evidências.
6. Capacitação em educação na área da saúde baseada em evidências.
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Evidências em Educação Médica e demais Profissões da Saúde
A educação médica e de outras profissões da saúde busca, também, seguir os passos da Prática Baseada em Evidências e desenvolver estudos que apresentem as melhores evidências em educação médica e profissões da saúde, seguindo a metodologia da BEME - Medical and Health Professional Education. Nesse sentido as revisões sistemáticas representam um elemento estratégico para oferecer informações de confiança e apoio à tomada de decisão na prática educacional.
O objetivo desta linha de pesquisa é promover e realizar revisões de educação médica e demais profissões da saúde, buscando contribuir para uma educação baseada em evidências e não apenas em opiniões de especialistas, levando em consideração a qualidade das evidências, a utilidade delas, os métodos utilizados, a validade externa e interna, a força das evidências, sua validade, os cenários, relevância e os resultados obtidos, entre outros aspectos.
Orientadores
Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva
Profa. Dra. Maria Stella Peccin da Silva
Prof. Dr. Wagner Iared
Acesse aqui os Projetos desta Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Judicialização e Economia na Área da Saúde
A judicialização da Saúde vem crescendo nos últimos anos, tanto no sistema público quanto no sistema privado de saúde do país. Impossível tratar o tema judicialização isolado de outro tema da máxima importância que são os impactos econômicos que tais demandas trazem para toda a sociedade. Conhecer os princípios básicos do sistema judiciário e econômicos para o gestor de saúde podem auxiliar na tomada de decisões coletivas, que devem ser norteadas pelos princípios das melhores evidências científicas como alicerce das boas práticas em saúde.
Desde 2007, os professores Alvaro Nagib Atallah ministram congressos, conferências, ministram cursos de PG, para grande parte do Ministério Público Federal, Estadual, Escolas da Magistratura, Estaduais, Federais, tendo realizado convênios com, AGU, Superior Tribunal de Justiça, formado uma dezena de mestres e doutores da área Jurídica e ministrado cursos on line pelo ProAd do Hospital Sírio Libanês, de duração anual, para cerca de 3.500 profissionais do Direito Brasileiro. Professor Atallah criou o conceito inovador de Direito à Saúde Baseado em Evidencias Científicas. Esse trabalho contribuiu muito para a Racionalização dos processos de Judicializacão da Medicina, a qual foi devidamente equacionada, e que já se pode notar na atualidade, com economias expressivas para os cofres públicos (ordem de alguns bilhoes) e de recursos humanos (intangíveis).
Orientadores
Acesse aqui os Projetos desta Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Metodologia e Realização de Ensaios Clínicos Controlados Randomizados
Os ensaios clínicos randomizados são tipos de estudo fundamentais para avaliação de intervenções farmacológicas e não farmacológicas na área da Saúde. São considerados o padrão-ouro para determinar o efeito de uma terapêutica. Nessa linha temos como objetivos a realização de ensaios clínicos randomizados controlados para avaliação de eficácia, efetividade e segurança de intervenções terapêuticas em diferentes áreas da saúde.
Orientadores
Acesse aqui os Projetos desta Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Metodologia e Realização de Revisões Sistemáticas de Terapêuticas em Saúde
A revisão sistemática é um método secundário de pesquisa realizada a partir de estudos primários de boa qualidade metodológica, reunindo toda evidência empírica com critérios de elegibilidade pré-especificados, a fim de responder a uma pergunta de pesquisa específica. Usa métodos explícitos e sistemáticos que são selecionados com objetivo de minimizar viés, proporcionando assim resultados mais confiáveis partir do qual se possam tirar conclusões e tomar decisões que possam ajudar na tomada da decisão, pelas suas implicações práticas e para pesquisas, que são ítens obrigatórios nas revisões Cochrane,extremamente úteis para o aprimoramento das pesquisas básicas e clínicas.
Orientadores
Acesse aqui os Projetos desta Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Metodologia e Realização de Revisões Sistemáticas e Estudos para avaliação da utilidade da acurácia de Testes Diagnósticos
Modernamente, os testes diagnósticos novos e antigos requerem avaliações tecnológicas sobre sua validade, utilidade e acurácia, de tal forma, a reduzir a incerteza e possibilitar opções que deem maior eficiência aos sistemas de saúde.
Orientadores
Acesse aqui os Projetos desta Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Metodologia e Realização de Tecnologias Inovadoras na área da Saúde para Aplicação em Saúde Baseada em Evidências
O avanço tecnológico é uma realidade atual, nessa linha será possível desenvolver tecnologias inovadoras e avançadas de intervenção e diagnóstico para aplicação na área da saúde baseada em evidências, visando prover conhecimento que possam ser utilizados na tomada de decisão, facilitando o trabalho dos profissionais da saúde.
Orientadores
Acesse aqui os Projetos desta Linha de Pesquisa