Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia)

Catálogo de Disciplinas

Ampliando os conceitos na reabilitação das doenças relacionadas à tontura e zumbido

Ementa

Esta disciplina tem como objetivo abordar os novos conceitos da otoneurologia e a utilização das novas tecnologias para o diagnóstico da tontura. Será abordado no primeiro módulo os exames de eletrococleografia (EcoG), potenciais evocados auditivos de troncoencefálico (BERA) vectoeletroestagmografia (VENG), potencial evocado miogenico vestibular (VEMP) e Video head impulse test (vHit) para avaliação do sistema vestibular. No segundo módulo será orientado os diferentes manejos na terapeutica do distúrbios vestibulares e as possíveis reabilitações do equilibrio corporal.

Atualidades em implantes cocleares

Ementa

Esta disciplina discutirá os critérios atuais de indicação dos implantes cocleares unilaterais/bilaterais simultâneos ou sequenciais bem como novas tecnologias dos aparelhos implantáveis. Portfólio atual dos equipamentos dos implantes cocleares.

Biologia Celular e Molecular

Ementa

Biologia celular aplicada aos estudos em Otorrinolaringologia Esta aula pretende apresentar uma rápida revisão dos principais conceitos de biologia celular; principais eventos biológicos celulares (proliferação, diferenciação, migração e morte); vias de sinalização celular; bem como um panorama atual dos métodos utilizados em biologia celular (cultura de célula, citometria de fluxo, imunocitoquímica, etc) aplicados aos estudos básicos da biologia das células do sistema auditivo, bem como suas aplicações práticas, por ex. a engenharia de tecidos aplicada aos distúrbios da fala e da audição. Técnicas de biologia molecular: princípios e aplicações Nesta aula serão apresentados as técnicas de biologia molecular mais utilizadas na atualidade (RT-PCR, qPCR, clonagem gênica, silenciamento gênico, geração de organismos geneticamente modificados, etc), bem como exemplos de sua utilização em estudos em Otorrinolaringologia

Cochlear implants and other hearing solutions

Ementa

Discutir as indicações de implantes cocleares e outras próteses implantáveis, suas complicações e soluções.

Complications of endoscopic skull base surgery

Ementa

Estudo das complicações da cirurgia da base do crânio abordando fístula liquorica, lesão da carótida e da órbita

 

Covid-19 métodos de prevenção e vacinas

Ementa

Serão discutidos os métodos de prevenção e imunização nos casos de COVID-19.

Covid-19 na criança: diferenças e similaridades com outras ivas

Ementa

Serão discutidos os aspectos da infecção pela COVID-19 na infância e suas particularidades e em relação a outras infecções das vias aéreas superiores.

Crescimento e desenvolvimento crânio-facial e tratamento das deformidades da face

Ementa

O objetivo é fornecer conhecimentos específicos dos processos de crescimento facial decorrentes de fatores etiológicos multifatoriais, suas consequências e alterações das funções fisiológicas causando alterações na fala, respiração, deglutição e mastigação. Dentre as diversas alterações do crescimento facial, podemos abordar diversos tipos de tratamentos que podem variar com a idade do paciente, grau de complexidade e recursos que serão empregados na correção dos desvios de crescimento facial. Os recursos de diagnóstico empregados para avaliação do grau de desvio do crescimento abrangem exames de imagem que variam desde Rx convencional (norma frontal e lateral), utilização de análises cefalométricas, exames de fotografia até tomografia computadorizada associado a programas de software específicos que nos fornece sobreposição de estruturas anatômicas e reconstrução 3D, além de mensurar volumetricamente estruturas como espaço aéreo nasal, seios maxilares, orofaringe e nasofaringe. Em casos de atresia maxilar, as formas de tratamento são variadas, porém sempre se necessita de uma expansão óssea maxilar utilizando recursos fixos ou até mesmo associado à recursos extra-bucais quando o problema além de atresia também está associado a problema ântero-posterior. Pode se ressaltar também casos de prognatismo e retrognatismo de maxila e/ou mandíbula, que também serão abordados ortopedicamente para a correção dos desvios de crescimento facial, porém após determinada fase que ocorra maturidade esquelética, estas deformidades serão corrigidas com auxílio da cirurgia ortognática. Aula 1 Crescimento e desenvolvimento crânio-facial Aula 2 Teorias de crescimento e fatores etiológicos Aula 3 Recursos ortopédicos faciais para correção da deformidades faciais (parte 1) Aula 4 Recursos ortopédicos faciais para correção da deformidades faciais (parte 2) Aula 5 Tratamento multiprofissional das deformidades da face Aula 6 Tratamento das assimetrias faciais e em pacientes sindrômicos Aula 7 Tratamento das deformidades maxilares Aula 8 Tratamento das deformidades mandibulares Aula 9 Tratamento da atresia maxilar Aula 10 Tratamento do paciente associado à cirurgia ortognática.

Deontologia Médica - Biodireito

Ementa

O Curso de Direito Médico tem como objetivo a abordagem de temas fundamentais relativos aos preceitos Constitucionais fundamentais de garantia ao acesso amplo, universal e igualitário à Saúde. Enseja ainda a observação das ações e serviços de saúde- sua regulamentação, fiscalização e controle; a regionalização e hierarquização do Sistema Único de Saúde. O Curso objetiva ainda, discutir as ações preventivas relativas aos supostos erros médicos, por meio de análise das ocorrências mais comuns e suas características, seus componentes sistêmicos e individuais. Ainda sob o aspecto ético, estuda as normas éticas relativas à pesquisa em humanos e animais. Estratégia de aprendizagem: palestras, aulas expositivas, seminários e discussão de casos práticos Docente responsável: Roberto Augusto de Carvalho Campos TEMAS A bioética e os princípios Políticas de Saúde Cuidados paliativos Causar dano Novas tecnologias Comitês de ética A autonomia do paciente A autonomia do médico Relações entre profissionais da saúde O prontuário médico O sigilo médico Publicidade e trabalhos científicos Consentimento livre e esclarecido Teoria dos erros cumulativos Ato médico e o Código de Defesa do Consumidor Juizados Especiais Tribunais no Brasil Constituição e Saúde Processos administrativos Direitos humanos e Saúde Direitos do médico Elementos de responsabilidade A culpa

Distúrbios obstrutivos do sono na infância

Ementa

Habilitar conhecimentos específicos e atuais sobre novas pesquisas no distúrbios obstrutivos do sono na infância, disfagia e aspiração laríngea crônica, quadros sindrômicos, tumores benignos da cavidade nasal e paranasal através de discussão de literatura pertinente e casos clínicos e novas abordagens cirúrgicas.

Epidemiologia Clínica

Ementa

O Curso Tem Como Objetivo Apresentar as Noções Básicas de Epidemiologia Clinica Aplicada Na Área de Ciências da Saúde. os Principais Temas a Serem Desenvolvidos São: - Epidemiologia Clínica e Medicina Baseada Em Evidências. – Gestão do Conhecimento. – Saúde e Doença. – Confiabilidade e Validade de Um Teste Diagnóstico. – Medidas de Frequencia. – Estimativa de Risco (causa e Causalidade). - Prognóstico. – Tratamento – Prevenção. – Significância Estatística x Importância Clínica. – Financiamento Em Pesquisa (redigindo Uma Proposta).

Epidemiology and treatment strategies for otospongiosis

Ementa

Desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico e tratamento da otospongiose.

Formatação do Artigo Científico

Ementa

O curso tem como objetivo apresentar os processos de padronização da produção científica bem como o gênero literário que deverá ser utilizado durante a escrita de um artigo científico. Será abordado neste curso as características, especificidades, considerações ético/legais, critérios de autoria e potenciais conflitos de interesse para a formulação dos artigos científicos advindos das dissertações e teses. Será apresentado e discutido durante o Curso os diversos tópicos que compõem um artigo científico: titulo, resumo, introdução, objetivo, método, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas.

Internacionalization - Scientific Research

Ementa

Scientific methodology course that will address the internationalization of the Graduate Program with an emphasis on possible international partnerships. Forms of funding acquisition will also be addressed, as well as the rules for participation in the institutional internationalization program CAPES PRINT UNIFESP. there will be presentation and dissemination of the research of the programs with the current international partnerships with the presentation of our Doctorate Sandwich students. This course will be conducted entirely in English.

Mechanic and human otopathology

Ementa

Mecanismos da perda auditiva condutiva observados na otopatologia.

Medicina do sono, rinologia e base de crânio

Ementa

Fornecer conhecimentos específicos da fisiopatologia do sono bem como sua implicação na qualidade de vida. Correlacionar com as estruturas anatômicas e afecções da região nasal, base de crânio.

Metodologia Científica - Prática

Ementa

O Curso Tem Como Objetivo Discutir Todas as Teses de Mestrado e Doutorado Que Encontram-se Em Desenvolvimento Na Sua Fase Inicial. São Sugeridas Alterações Principalmente No Objetivo e Método. Em Cada Reunião é Apresentado o Projeto Piloto da Tese a Ser Desenvolvida Pelo Respectivo Pós-graduando. as Criticas e Sugestões São Realizadas Por Todos os Professores Orientadores e os Pós Graduandos do Programa. Desenvolver a Análise Crítica de Artigos Científicos Visando os Seguintes Temas. - Pesquisa - Comitê de Ética, Custo, Tipo de Trabalho - Principais Abordagens Éticas Na Pesquisa Cientifica – Animais e Humanos – Projeto Temático – Intercâmbio Internacional – Pesquisa Experimental (humanos) – Análise Estatística, Nível de Evidência Científica. – Pesquisa Experimental (animais) – Pesquisa Clinica – Pesquisa Observacional - Ensaio Clínico – Estudo Caso Controle – Estudo de Coorte – Portal de Periódicos Capes – Gerenciamento das Referências Bibliográficas – End Note – Revisão Sistemática - Meta-análise – Fatores de Risco e Prognóstico – Análise Estatística – Patentes – Como Avaliar Riscos Adicionais Para os Pacientes e Termos de Consentimento Livre e Esclarecido

Metodologia Científica - Noções Básicas - Conceituação

Ementa

O curso tem como objetivo apresentar as noções básicas de metodologia científica aplicada na área de ciências da saúde. Os principais temas a serem desenvolvidos são: INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA Reconhecer os diferentes tipos de estudos usados em Medicina e suas características metodológicas principais. Tipos de estudos (revisão sistemática, revisão clássica, séries de casos, artigo original, artigo de revisão, estudos observacionais ou experimentais e clínico) em medicina: validade, importância e aplicabilidade. TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Conceituar ciência e diferenciá-la de outras formas de conhecimento. Fundamentos e conceitos do método: estudo duplo cego, duplo controlado, coorte, randomizado, prospectivo, retrospectivo.... Importância do controle. BASES DA ESTATÍSTICA Formular questões básicas e classificar as variáveis do estudo para discussão preliminar com o profissional da Estatística na fase de planejamento; Identificar os principais aspectos envolvidos na interpretação e análise estatística de estudos médicos. Bases da estatística para uso médico: cálculo do N, planejamento de um trabalho e quais os principais testes estatísticos.Erros mais comuns. BUSCA EM BANCOS DE DADOS Localizar e usar, de modo eficiente, informações médicas disponíveis na Internet, particularmente no PubMed e LILACS. Busca de informações biomédicas em bancos eletrônicos de dados e fator de impacto das publicações. FINANCIAMENTO Identificar os principais órgãos oficiais de fomento e fontes alternativas de recursos mecanismo de funcionamento das agências; Discutir aspectos relacionados à aprovação do projeto de pesquisa. Financiamento da pesquisa científica no Brasil. Recursos e bolsas para pesquisa. PUBLICAÇÕES ORL NO BRASIL Descrever o padrão de publicações em ORL no mundo e no Brasil. Publicações em ORL no mundo e no Brasil. ESTRUTURA E FORMA NO TRABALHO CIENTÍFICO Descrever os elementos que compõem um trabalho científico, tanto em termos formais como das funções que desempenham para a exposição da argumentação desenvolvida no trabalho ou tese. Estrutura do trabalho científico: forma e função.Regras gerais Debate: Alunos e Professores Orientadores e Co-orientadores da CEPG-ORL/CCP. Colóquio seguido de prova

Metodologia Científica - Formatação da Pesquisa Científica

Ementa

A Disciplina Como Elaborar Tese e Pesquisa Bibliográfica Na Área de Medicina Iii Tem Como Objetivo Sugerir Recomendações Para a Redação da Tese de Pós-graduação e Inclui Em Sua Programação os Seguintes Temas; Problemas Éticos, Forma de Apresentação, Capa, Elementos de Pré-texto (página de Rosto, Ficha Catalográfica, Página Institucional, Dedicatória, Agradecimentos, Índice, Listas, Resumo), Elementos de Texto Introdução, Classificação dos Trabalhos, Objetivo, Revisão da Literatura, Método, Resultados, Discussão Ou Comentários, Conclusão Ou Conclusões, Referências), Elementos de Pós-texto (anexo(s), Abstract, Bibliografia Consultada, Apêndice) e Chek-list. Aula 01 – Normas Para Apresentação de Artigos (formato Vancouver). Aula 02 – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes). Portal de Periódicos Capes. Aula 03 – Novos Programas Para Gerenciamento de Artigos Científicos (endnote). Aula 04 – Novos Programas Para Gerenciamento de Artigos Científicos (mendeley ) Aula 05 – Níveis de Indexação dos Periódicos Científicos (isi, Jcr, Medline, Outros). Aula 06 – Estratificação da Qualidade da Produção Intelectual dos Programas de Pós-graduação (qualis). Aula 07 – Níveis de Evidência Em Ciência (artigos Científicos). Aula 08 – Fontes de Financiamento Em Pesquisa (redigindo Uma Proposta). Aula 09 – Statistical Package For The Social Sciences (spss) – Como Montar Um Banco de Dados. Aula 10 – Apresentação do Projeto de Pesquisa. Aula 11 – Significância Estatística x Importância Clínica. Aula 12 – Gestão do Conhecimento / Cronograma do Curso Aula 13 – Abordando Questões Éticas Aula 14 – Elaborando Questionários e Entrevistas Aula 15 – Como Elaborar Tese

Métodos laboratoriais em imunologia de mucosa

Ementa

Nesta disciplina serão apresentas as bases científicas e laboratoriais dos projetos de pesquisas voltados a Imunologia de Mucosa desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa do Departamento de Otorrinolaringologia. Conteúdo Programático: No curso são discutidas os projetos de pesquisas voltados às imunologia de mucosa, bem como suas interações com os sistemas musculo-esquelético, sistema endócrin e sistema nervoso. A interação através de citocinas, quimiocinas, hormônios e neurotransmissores, de maneira que todos sistemas atuam em conjunto, influenciando as respostas de cada um através do exercício físico. 1- Introdução à imunologia 2- Sistema hematopoiético e tecidos linfóides em geral 3- Sistema imune: resposta inata e adquirida 4- Tipos de resposta do sistema imune: inata e adquirida 5- Interações celulares e moleculares na resposta imune 6- Resposta imune e metabolismo 7- Sistema imune de mucosa e órgãos linfoides de mucosa 8- Sistema imune de mucosa intestinal (GALT) 9- Sistema imune de mucosa da via aérea (NALT) (superior e inferior) 10- Indução da resposta imune na mucosa 11- Indução da resposta imune de mucosa por processos fisiológicos 12- Indução da resposta imune de mucosa por processos patológicos 13- Indução da resposta imune de mucosa pela poluição 14- Fisioologia do exercício e modulação da resposta imune através da prática de exercícios físicos 15- Modulação do sistema imune pela microbiota 16- Exercício e Sistema Nervoso Central 17- Exercício Agudo e resposta imune 18- Exercício crônico e resposta imune 19- Influência do sistema imune na prática do exercício físico 20- Exercícios e imunopatologia.

Mitigating infection risk in ent offices during covid-19 outbreak

Ementa

Táticas para redução do risco de infecção pelo COVID-19 durante o atendimento otorrinolaringológico.

 

Morfofisiopatologia das Doenças das Paratireóides e Tireóides

Ementa

O objetivo desta disciplina é abordar os mecanismos reguladores da fisiologia óssea, o papel da vitamina D nas doenças renais crônicas, visando as armadilhas no diagnóstico do hiperparatireoidismo primário e segundário e as neoplasias endócrinas multiplas. Será abordado os possíveis exames de imagem e o papel da medicina nuclear tanto no tratamento e diagnostico destas afecções bem como os fatores preditores do hipoparatireoidismo após tireoidectomia totais e o manejo do hipoaratireoidismo após paratireoidectomias no doente renal crônico.

Novas ferramentas diagnósticas na disfagia e disfonia

Ementa

Conceituar disfagia e disfonia. Correlacionar as novas ferramentas diagnósticas utilizadas tais como: videodeglutograma, nasofibroscopia da deglutição, manometria de alta resolução. Apresentar as novas abordagens do manuseio e tratamento tanto nas disfagias e sua interface com a disfonia. Ressonância Magnética Funcional nas afecções em neurolaringe. Diagnóstico e tratamentos das disfonias, com ênfase na utilização de toxina botulínica e técnicas cirúrgicas.

Open reconstruction of the pediatric airway

Ementa

Tratamento de problemas de via aérea em crianças.

Pesquisa em bases de dados na área de saúde

Ementa

Esta Disciplina promove capacitação nas ferramentas e estratégias de buscas na recuperação da informação nas bases de dados da área da saúde como DeCS/MeSH, PubMed, BVS, SciELO Web of Science-WOS, Scopus e Portal de Periódicos da Capes. Indicadores bibliométricos pelo índice h do autor, redes sociais acadêmica e profissional e ferramentas para editoração de trabalhos acadêmicos no gerenciador bibliográfico de texto no Word. Documentação técnica e metodologia na área da ciência da informação.   

RNP no combate ao covid-19

Ementa

A experiência do Hospital São Paulo e o Hospital das Clínicas com a odontologia hospitalar em tempos de COVID-19 com os palestrantes Profa. Dra. Denise Abranches e a Profa. Dra. Juliana Franco.

Sistema Imunológico, Vias Respiratórias e Exercicio

Ementa

Bases celulares e moleculares da relação entre o exercício e a resposta imunológica. As vias de comunicação entre os sistemas, diretas ou através dos sistemas endócrino ou nervoso. Conteúdo Programático: No curso são discutidas as relações entre os sistemas musculo-esquelético, sistema endócrino, sistema nervoso e sistema imune. A interação através de citocinas, quimiocinas, hormônios e neurotransmissores, de maneira que todos sistemas atuam em conjunto, influenciando as respostas de cada um através do exercício físico. Aula 1: Apresentação do curso, distribuição dos seminários, aula – Sistema imune Aula 2: Fisiologia do exercício Aula 3: Resposta imune e metabolismo – Seminários Aula 4: Exercício e Sistema Nervoso Central – Seminários Aula 5:Exercício Agudo e resposta imune – Seminários Aula 6: Exercício crônico e resposta imune – Seminários Aula 7: Influência do sistema imune na prática do exercício físico – Seminários Aula 8: Exercícios e imunopatologia – Seminários

Terapias Transtimpânicas

Ementa

O objetivo deste curso é abordar a modalidade de colocação de medicações diretamente na orelha média em altas concentrações para atingir a orelha interna órgão alvo nos casos de perdas auditivas e distúrbios do equilíbrio corporal. Esta nova modalidade de terapia transtimpâncicas veio para abrir novos caminhos da abordagem terapêutica nos casos de perdas súbitas da audição e doença de Meniére em pacientes refratários a terapia convencional. Será abordado tanto os aspectos das indicações clinico laboratoriais bem como os possíveis protocolos terapêuticos devido a falta de normatização dessa nova terapêutica.

Tópicos Básicos de Estatística

Ementa

Introdução as bases da bioestatística. Fornecer aos alunos conhecimentos de bioestatística aplicada às ciências da saúde. Os objetivos do curso são: - conhecer os conceitos básicos de estatística, bem como a aplicação destes conceitos nas ciencias da saúde. - desenvolver a habilidade de manusear o computador para utilizar pacotes estatísticos para análise básica de dados, e também para a obtenção de dados de saúde. - Principios de estatística, planejamento, tamanho da amostra, análise descritiva, análise de dados categoriais, comparação entre grupos, relação entre duas variáveis contínuas e análise de regressão logística, serão os principais tópicos

Uptdate no diagnóstico ao tratamento da apnéia obstrutiva do sono

Ementa

O objetivo desta disciplina é abordar a fisiopatologia dos disturbios respiratorios obstrutivos do sono, os novos critérios diagnosticos, as correlações cardiovasculares e metabolicas nos pacientes com Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Será abordado os parâmetros: poligráfos portáteis, tonometria arterial, sonoendoscopia e modalidades de polissonografia laboratorial e domiciliar. As diferentes possibilidades de abordagem terapeutica desde a utilização de aparelhos intraorais, aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) e as novas técnicas cirurgicas serão discutidas.

Why is hearing preservation important in cochlear implant surgery

Ementa

The reason for this course is to highlight the importance of preserving residual hearing in cochlear implant patients.

Atualizado em 11/06/2021

Artigos Relacionados - Informes

16 Jul 2021 11:08

 

BREVE HISTÓRICO

     A integração entre aspectos clínicos e pesquisa básica [ ... ]

Informes
30 Jan 2023 08:58

Em evento realizado na Califórnia (EUA), no período de 26 a 28 de janeiro de 2023, “The Triological [ ... ]

Informes
03 Abr 2017 17:56

Número de Identificação Publicação Depósito Responsáveis INPE/BR1020120309734 02/02/2014 05/12/2012 Antônio [ ... ]

Informes

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua dos Otonis, 700 - Piso Superior  - Vila Clementino  •  CEP 04025002 - São Paulo - SP - Brasil
+55 11 5576 4848 Ramal 17267   •  ppg.otorrino@unifesp.br