Artigo publicado pela egressa Dra Ana Paula Pereira e sua orientadora Prof. Zila Sanchez

descreve o perfil dos programas de prevenção ao uso de drogas em amostra probabilística de escolas brasileiras.

Os dados do estudo sugerem que a prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras se operacionaliza sem regularidade e com duração média de um trimestre, dirigidas principalmente aos alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), com integração de diferentes modelos teóricos e promovidos principalmente pela Polícia Militar (PM). Os fatores associados à presença de maior quantidade de princípios de boas práticas de prevenção nos programas identificados foram: pertencer à rede privada de ensino e receber programas ofertados por equipe da própria escola; instituição da área de saúde ou secretaria de educação.