Escola Paulista de Medicina
Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia

SEG TER QUA QUI SEX
MANHÃ 7-8h – Reunião Climatério Amb Dçs Osteometabólicas* Amb Tireoide 8-10h – Disciplina Osteometabolica DOM* 7:30h – Reunião do Diabetes
Amb Climatério Amb DM2 e genético Amb DMt2/DCV e Mody Amb DM1 Jovem
Amb DM1 Adulto Amb Neuroendocrino
12-13h – Reunião Neuroendócrino (quinzenais) 11-12h - Reunião PG
12-13h – Reunião da Disciplina
TARDE Amb Residentes Amb NEM 13-14h _ Reunião Adrenal e Desenvolvimento 14-17h – Reunião Tiróide/ Neuroendocrino 13-13:30h – Reunião Obesidade
Amb Neuropatia Amb Tiroide e Cancer Amb Adrenal e Hipertensão Endócrina Amb DM e gestação Amb Obesidade e Cir Bariátrica**
Amb DM/ Nefropatia/ Transplante Amb Disforias de Gênero*** Amb Tireoide e gestação Amb Bomba de Insulina

 

REUNIOES DA DISCIPLINA DO PPG ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

AGENDA DE 2019

DATA Programação Professor Contato
14/março

Apresentação do PPG

21/março

Inteligência Artificial

Prof Nitamar abdalanita@gmail.com e igorafael87@gmail.com
28/ março Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
4/abril

Pesquisa em base de dados

Prof Andreia Cristina Feitosa do Carmo carmoandreia@gmail.com
11/abril

Gerenciadores de referências

Prof Andreia Cristina Feitosa do Carmo carmoandreia@gmail.com
18/abril

Metodologia cientifica

Prof Gabriela Arantes Wagner gabriela.wagner@gmail.com
25/abril Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
02/maio

Medidas de ocorrência em pesquisa

Prof Francisco R G Santos frgsantos30@unifesp.br
9/maio Revisão sistemática e metaanálises em endocrinologia Prof Ramon Bossardi

ramonbossardi@gmail.com

16/maio COPEM Não haverá reunião
23/maio

30/maio Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
06/junho

13/junho

20/junho Feriado Não haverá reunião
27/junho Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
01/agosto

Prof Orientador

08/agosto

Prof Orientador

15/agosto

Prof Orientador

22/agosto

Prof Orientador ou convidado

29/agosto Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
5/setembro

Prof Orientador

12/setembro

Prof Orientador ou convidado

19/setembro

Prof Orientador

26/setembro Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
03/outubro

Prof Orientador

10/outubro

Prof Orientador

17/outubro

Prof Orientador ou convidado

24/outubro

Prof Orientador

31/outubro Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
7/novembro

Prof Orientador

14/novembro

Prof Orientador ou convidado

21/novembro

Prof Orientador

28/novembro Projeto USINA – organização de material para mídia eletronica
5/dezembro
12/dezembro

As reuniões serão das 11:00 às 12:00h, no Centro de Diabetes, Rua Estado de Israel, 639.

De 12:00 às 13:00 tem seguimento a Reunião da Disciplina.

As últimas quintas-feiras do mês são reservadas para o Projeto USINA/Divulgação Cientifica para População Geral: elaboração de material a ser inserido em site, Instagran e Facebook.

 

As disciplinas que integram os cursos de pós-graduação terão expressão em créditos estabelecidos conforme as normas definidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

1. Créditos
Os créditos serão conferidos aos Pós-Graduandos que cumprirem as exigências da Disciplina e forem aprovados com frequência superior a 75% das aulas ministradas.

Créditos de disciplinas de programas de Pós-graduação externos à Unifesp deverão ser previamente autorizado pelo orientador, sendo posteriormente validados pelo mesmo e aprovados pela CEPG.


2. Avaliação
Os níveis de aproveitamento escolar do aluno, em cada disciplina, serão expressos
por meio dos seguintes conceitos:
I. A –Excelente, com direito às Unidades de Crédito;
II. B –Bom, com direito às Unidades de Crédito;
III. C –Regular, com direito às Unidades de Crédito;
IV. D –Reprovado, sem direito às Unidades de Crédito.

A pós-graduação stricto sensu em Endocrinologia Clínica tem por objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para o exercício profissional de elevada qualidade e a produção de conhecimento nas diferentes áreas da endocrinologia. O programa oferece o curso para profissional médico, endocrinologista ou não e para outros profissionais de nível superior, envolvidos e interessados na área.

Espera-se que o egresso de doutorado:

  • desenvolva a capacidade de enxergar e levantar questões originais relevantes, que contribuam para o desenvolvimento da ciência e para o bem estar do indivíduo e da sociedade

  • consiga ser capaz de, utilizando a metodologia científica adequada, criar um protocolo para responder as questões levantadas

  • estimule-se a realizar intercâmbios com outros centros avançados de pesquisa no exterior

  • sinta-se capaz de se tornar um pesquisador independente, para criar e manter novos grupos de pesquisa, desenvolvendo sua capacidade de liderança e busca por financiamento

  • capacite-se como professor universitário, aprendendo técnicas de comunicação e didática


Qualificação e Obtenção de título

O Exame de Qualificação ao Doutorado consiste de defesa pública de Proposta de Projeto de Pesquisa para Tese de Doutorado, onde o candidato comprova para Banca Examinadora a originalidade e exequibilidade do seu projeto, assim como a existência, no mesmo, de contribuição efetiva ao campo de conhecimento selecionado. Além disto, o aluno deverá demonstrar profundo conhecimento do tema e total domínio sobre seu projeto de pesquisa. Não será permitida qualquer intervenção do orientador durante a arguição, o qual recomenda-se que não esteja presente.
Para o Exame de Qualificação ao Doutorado o candidato deve:
I. Apresentar por escrito a proposta de tese à Comissão de Qualificação, sendo o número de cópias igual ao número de membros da Comissão. A proposta de tese deve ser entregue aos membros da Comissão com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da realização do Exame de Qualificação.
II. Fazer a apresentação oral da proposta de tese, com duração de no máximo 45 minutos, em local aberto ao público. Cada membro da comissão de Qualificação terá 30 (trinta) minutos para arguir o candidato.

III. Para os matriculados a partir de janeiro de 2018, a realização do exame de qualificação deverá ocorrer no prazo de até 24 meses contados a partir da matrícula e, obrigatoriamente, até pelo menos 6 meses antes da defesa, para que o projeto receba as sugestões da banca avaliadora em tempo hábil para potenciais modificações.
Para os alunos candidatos ao título de Mestre, o exame de Qualificação não é obrigatório, mas recomenda-se que seu projeto seja apresentado nas reuniões científicas deste programa em até 12 meses após sua matrícula, para que receba sugestões dos professores/orientadores desse programa em tempo hábil de potenciais modificações.

Para a obtenção do Título de Doutor, o trabalho de tese consistirá na apresentação de pelo menos 2 (dois) artigos, escritos de preferência em inglês, submetidos ou aceitos para publicação em periódicos indexados (PubMed, ISI, sendo um deles pelo menos Qualis A2). Os artigos deverão ter sido elaborados durante os 4 (quatro) anos nos quais o aluno esteve matriculado no Curso de Pós-Graduação e devem seguir a mesma linha de pesquisa. O aluno deve ser o primeiro autor dos artigos e o orientador deve ser o último autor ou autor correspondente em pelo menos um dos artigos, além de estar dentre os coautores nos outros artigos. Os artigos deverão ser precedidos de breve introdução em português, contendo os objetivos dos trabalhos apresentados. Após a inclusão dos artigos deverá ser feita, também em português, uma discussão sucinta ressaltando os pontos principais dos trabalhos, incluindo o sumário e as conclusões. No final do texto, deverão ser apresentadas sob a forma de anexos, tabelas contendo todos os dados individuais obtidos durante a realização do trabalho. O Doutorado exige defesa pública.

O título de Mestre não é pré-requisito para a obtenção do título de Doutor.

Os títulos acadêmicos concedidos terão a designação de Mestre e Doutor em Ciências

Para homologação do titulo de doutor o aluno devera, entre outras obrigações, entregar ao orientador todos os dados originais resultantes do trabalho de pesquisa e realizar as modificações sugeridas pela banca até 1 mês após a defesa.

O Doutorado deverá ser concluído em, no mínimo 2 (dois) anos e no máximo no máximo 4 (quatro) anos para o portador do título de mestre ou 5 (cinco) anos para o doutorado direto.


INGRESSO NO DOUTORADO

A pós-graduação stricto sensu em Endocrinologia Clínica tem por objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para o exercício profissional de elevada qualidade e a produção de conhecimento nas diferentes áreas da endocrinologia. O programa oferece o curso para profissional médico, endocrinologista ou não e para outros profissionais de nível superior, envolvidos e interessados na área.


Espera-se que o egresso de mestrado: 

  • adquira profundo conhecimento sobre sua área de pesquisa, aprendendo a fazer buscas na literatura em diferentes fontes

  • compreenda e domine a metodologia científica que utilizará em seu trabalho

  • desenvolva uma análise crítica elevada sobre a interpretação de trabalhos científicos

  • aprenda os princípios básicos para redigir um trabalho científico


Obtenção de Título

Para a obtenção do Título de Mestre, a tese deverá ser apresentada na forma “clássica” ou um artigo submetido ou aceito para publicação em periódico indexado, no mínimo Qualis B2. Entretanto, é necessária a inclusão de todos os dados individuais ("raw data") obtidos durante a realização do projeto, sob a forma de tabelas em anexos no final do trabalho. O aluno deve ser o primeiro autor do artigo e o orientador um dos co-autores.

Exige-se a inclusão de uma breve introdução, em português, que contenha os objetivos do trabalho, e de comentários finais que incluam um resumo e as conclusões. Não há a necessidade de defesa publica.

O Mestrado deverá ser concluído em, no mínimo 1 (um) ano e no máximo em 2 (dois) anos.

Para os alunos candidatos ao título de Mestre, o exame de Qualificação não é obrigatório, mas recomenda-se que seu projeto seja apresentado nas reuniões científicas deste programa em até 12 meses após sua matrícula, para que receba sugestões dos professores/orientadores desse programa em tempo hábil de potenciais modificações.


INGRESSO NO MESTRADO ACADÊMICO

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua  Estado de Israel, 639 - Vila Clementino - São Paulo/SP - 04022-001 • 5089-9200 Ramal 2416